7 FERRAMENTAS DA QUALIDADE: Aplique na sua gestão e melhore a produtividade

As ferramentas da qualidade são um conjunto de metodologias clássicas da administração que você pode implementar no seu negócio para uma gestão mais produtiva e rentável.

 

O que você sonha para a sua empresa?

Pergunte a um empreendedor e a resposta deverá ser algo como: muito sucesso e ótimos resultados, é claro. Pode ser um objetivo mais específico, mensurado com indicadores de performance KPI, ou mais abrangente, como conquistar uma grande fatia do seu mercado ou ser referência em produtos inovadores, por exemplo. Seja como for, a realização de qualquer sonho depende da qualidade da gestão e de seus processos.

Kaoru Ishikawa viveu no Japão durante o século XX. Foi um engenheiro de formação, estudioso das ciências da administração e é uma grande referência em gestão. Ele reuniu as 7 ferramentas da qualidade, um conjunto de metodologias que busca impactar os resultados por meio da constante avaliação de desempenho e desenvolvimento de processos sólidos.

Ishikawa defendia que para produzir melhor e lucrar mais a gestão deve promover uma revisão constante do trabalho que realiza, do comercial aos recursos humanos, das compras às operações. O refinamento dos processos em todas as áreas é a base da melhoria contínua, da qualidade total e da excelência.

Conheça a seguir a lista completa das ferramentas da qualidade, além de algumas ferramentas complementares e links para baixar modelos prontos para implementar agora na sua empresa:

 

1. Diagrama de Ishikawa

Ishikawa é notável pelas suas grandes contribuições em gestão, mas também é conhecido pela ferramenta que leva o seu nome. Esta metodologia de solução de problemas também é chamada de espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito.

O diagrama de Ishikawa analisa todas os aspectos relativos a um problema. O objetivo é melhorar os processos entendendo as possíveis correlações entre eles.

Baixe um modelo grátis da planilha diagrama de Ishikawa clicando aqui.

 

2. Fluxograma de processos

O fluxograma é utilizado para representar de modo gráfico toda a sequência de etapas que fazem parte de um processo. Esta ferramenta fornece uma visão clara e panorâmica do caminho a ser percorrido em uma ação ou projeto e os passos envolvidos.

Conheça um modelo da planilha de fluxograma de processos clicando aqui.

 

3. Diagrama de Pareto

Esta ferramenta é baseada na regra 80/20, que relaciona causa e efeito e é bastante aplicada na gestão de estoque. Segundo esse princípio, a maior parte dos efeitos é gerada pela menor parte das causas.

Gráfico do Diagrama de Pareto

Gráfico do Diagrama de Pareto

 

O diagrama de Pareto ajuda a estabelecer prioridades para tomar decisões e é possível expandir essa ideia para diversas outras áreas do seu negócio: vendas, logística, marketing, etc.

 Conheça um modelo da planilha diagrama de Pareto clicando aqui.

 

4. Carta de controle

A carta de controle reúne amostras de dados em um determinado intervalo de tempo para sugerir tendências. Os apontamentos feitos pela ferramenta são cálculos estatísticos que facilitam a identificação de possíveis problemas nos processos.

Utilize os gráficos da carta de controle para acompanhar o desempenho e mensurar a qualidade das tarefas envolvidas em uma iniciativa ou em um projeto.

 

5. Histograma

O histograma também é representado em um gráfico obtido a partir da medição de dados. A partir das amostras colhidas em um dado período, ele indica quais eventos tendem a se repetir.

Utilize o histograma para visualizar como os eventos se distribuem, identificar padrões que se repetem, prever resultados e prevenir falhas.

 

6. Diagrama de dispersão

O diagrama de dispersão é mais uma das ferramentas da qualidade que representa uma análise de dados de modo gráfico. Visualize no plano cartesiano o desempenho de duas variáveis para compreender quais são as possíveis correlações entre elas.

Ele também fornece informações valiosas para testar hipóteses, descobrir padrões e desenvolver a sua gestão da qualidade.

 

7. Folhas de verificação

As folhas de verificação são um tipo de checklist. Esta ferramenta destrincha um projeto em tarefas menores e pode ser muito útil para a coordenação e organização das atividades.

A metodologia tem aplicação simples e é bastante versátil. Pode ser utilizada para acompanhar processos nos mais diversos níveis, planos e áreas da empresa.

 

Conheça outras ferramentas complementares de qualidade:

Método Kaizen (5S): Esta ferramenta de gestão da qualidade que também tem origem japonesa e seu nome significa “mudar para melhor”. Este método busca otimizar nossos resultados em qualquer área desenvolvendo cinco dimensões específicas. São os cinco sensos que auxiliam você a ter melhor produtividade: senso de utilização, de organização, de limpeza, de higiene e de disciplina.

Planilha método Kaizen - Programa 5S nas empresas melhoria contínua

Modelo Método Kaizen 5S

 

 Baixe um modelo gratuito do método Kaizen clicando aqui.

 

Ciclo PDCA + MASP: Esta é uma metodologia para solução de problemas e aumento da produtividade. O objetivo é refinar os processos em uma revisão contínua da qualidade do trabalho.

Planilha Ciclo PDCA + MASP - Exemplo pronto para solução de problemas Excel

Modelo Ciclo PDCA

 

O ciclo permite analisar e compreender a fundo um problema e suas causas a partir das etapas de planejamento, desenvolvimento, checagem e ação.

 Baixe um modelo gratuito do ciclo PDCA + MASP clicando aqui.

 

Plano de ação 5W2H: O nome desta ferramenta faz referências às cinco perguntas (em inglês) que fundamentam o seu diagnóstico. A partir de uma meta determinada, organize os fatores – o que (what), por que (why), por quem (who), quando (when), onde (where), como (how) e quanto (how much) – envolvidos em sua realização.

Planilha Plano de ação 5W2H - Modelo pronto excel

Modelo Plano de Ação 5W2H

 

 Baixe um modelo gratuito do plano de ação 5W2H clicando aqui.

 

Qual das ferramentas da qualidade devo utilizar no meu negócio?

Você pode aplicar todas as ferramentas da qualidade, apenas algumas delas ou mesmo uma específica. Elas devem ser implementadas na sua empresa de acordo com as suas necessidades, mas também suas possibilidades. Defina a sua própria seleção de metodologias levando em conta o momento e a realidade do seu negócio.

Com o conhecimento sobre qualidade e produção enxuta você poderá trabalhar os seus processos de forma mais completa, integrada e produtiva. Clique e conheça a planilha completa de gestão de qualidade, que reúne uma série de ferramentas da qualidade prontas para aplicar na sua empresa.

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.