Para manter uma gestão de qualidade é preciso solucionar problemas ao mesmo tempo em que se está atento ao refinamento dos processos e em busca do aumento da produtividade.
A planilha Ciclo PDCA utiliza uma metodologia de gerenciamento de projetos que você pode implementar na sua empresa para identificar problemas, estudá-los em profundidade e então propor melhorias concretas.

Uma solução para planejamento e gestão da qualidade:

Investir em qualidade requer dedicação constante e esta ferramenta vai facilitar o seu trabalho e garantir que o seu negócio termine cada aplicação do ciclo com uma gestão mais eficiente.
Confira um resumo dos recursos e funcionalidades do Ciclo PDCA em Excel:

Diretrizes e Participantes

Comece definindo qual é o escopo das melhorias a serem implementadas, qual o foco de atenção, qual é o problema que será investigado e a partir de quais indicadores. Cadastre também quais são as pessoas que fazem parte do grupo focado na solução de problemas, quais são as áreas do negócio envolvidas e como será a agenda de reuniões do projeto.

Ciclo PDCA: Etapa Planejar (Plan)

O Ciclo PDCA funciona como um fluxograma, com uma sequência definida de passos para a sua execução. O ciclo começa com a definição de metas para cada mês e da escolha dos indicadores que serão levados em conta para medir os resultados. Esta é a etapa de planejamento, onde você também deverá identificar as causas e porquês para o problema selecionado.

Fazer (Do)

Para a etapa seguinte de execução, é preciso listar todas as ações necessárias. Cada uma está obrigatoriamente relacionada a uma causa de problema levantada, tem um responsável e uma data de início e término.

Checar (Check)

A verificação consiste na checagem das ações executadas. Nesta etapa você confere quais as propostas que de fato melhoraram a eficiência dos processos e contribuíram para a resolução do problema em questão.

Agir (Act)

O ciclo termina com a ação, que é a análise dos resultados e a definição a respeito da resolução do problema. Ele chegou a ser resolvido ou é o caso de aplicar o método novamente? Você pode conferir os indicadores e as metas para tomar esta decisão sobre os próximos passos.

Relatórios e análises

Na última seção da planilha você confere o PDCA OPR (one page report, ou relatório de uma página), onde estão apresentadas todas as informações básicas sobre o ciclo de melhorias: o problema levantado, as ações propostas e sua efetividade e o comparativo entre as metas definidas e o resultado realizado.

Dashboards e gráficos

Aqui você também pode visualizar o seu problema apresentado em forma de diagrama de espinha de peixe, que é um outro método de solução de problemas, além de conferir as correções e padronizações planejadas em forma de painel e com gráficos.

Planilha Ciclo PDCA - Gestão da qualidade em Excel

a partir de

R$ 130,00

Sua compra protegida