A sigla CRM vem do inglês customer relationship management e significa gestão de relacionamento com a clientela a partir do cadastro de clientes. Esta abordagem coloca o cliente no centro da gestão, de modo que você pode identificar oportunidades, investir na fidelização e assim impactar os resultados da sua empresa.

Utilizando o cadastro de clientes (CRM) de forma estratégica

Implementando esta planilha de clientes no seu negócio você pode trabalhar estrategicamente a partir das informações de perfil questões de segmentação, localização, área de atividade, entre outros dados. Além disso, ainda é possível integrar as informações sobre os processos de vendas, ter fácil acesso ao total de transações e de valores negociados.
Confira quais são os recursos e funcionalidades desta planilha:

Premissas gerais

Comece cadastrando quais fatores você quer considerar com sua análise (idade, área de interesse, localização geográfica etc.) e a partir disso defina quais são os critérios para segmentação. Cadastre também perfis de acordo com a frequência de compra e os canais pelos quais os clientes chegam até o seu negócio.

Cadastros

Nesta seção você encontra a ficha de cadastro de clientes, vendedores e metas. Complete os cadastros de clientes com dados de contato e informações de segmentação conforme você definiu na primeira parte da planilha em Excel. Finalize cadastrando os vendedores, as vendas de cada um e as metas de vendas por mês por segmento.

Controle de Vendas

Registre nesta tabela as transações em detalhes. Indique o cliente, o vendedor responsável, os itens vendidos, o valor e a data de contato. Para cada venda, indique o status: fechada, em negociação ou perdida, e a qual etapa do ciclo de vendas corresponde. Você ainda pode incluir observações, se houver.

Relatórios Gerais em Excel

No relatório geral você confere o número de negociações, vendas realizadas, receita obtida, a meta estabelecida e a comparação do realizado com o que foi projetado, com as informações discriminadas por mês. Veja também relatórios por segmento, perfil e localização de clientes.

Relatórios Específicos

Os relatórios específicos são divididos em clientes, segmentos e localização. Você pode conferir o montante total que foi vendido para um cliente em um determinado, identificar quais são os seus melhores clientes por segmento ou conferir um relatório detalhado a partir de uma localização específica escolhida para análise.

Gráficos e Dashboards

A área de painéis de controle reúne uma série de análises, gráficos e indicadores de desempenho para serem utilizados de forma estratégica pela sua gestão de clientes. Acesse o geral, com valores vendidos e ticket médio, um top 5 de melhores clientes, indicações e localizações ou um comparativo de receitas, taxa de crescimento e metas de cada mês.

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