Nesta planilha você terá um modelo de pesquisa em um questionário de clima organizacional e poderá imprimir as perguntas para realizar a pesquisa com os entrevistados.
A escala adotada é a de Likert (respostas que variam entre “discordo totalmente” e ”Concordo totalmente”, além da opção de “não se aplica”).
Download da Planilha Questionário em Excel de Clima Organizacional
Qual a importância de fazer uma pesquisa organizacional?
Novas de empresa entram no mercado competitivo com estratégias muito além daquelas conhecidas tradicionalmente. Nesse contexto os produtos e serviços oferecidos devem satisfazer um critério de excelência cada vez maior, o que está diretamente ligado aos colaboradores de uma empresa e principalmente ao grau de satisfação que sentem no ambiente de trabalho.
Como fazer o questionário de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que auxilia você a obter um feedback sobre como os colaboradores percebem a organização. Você poderá fazer a leitura de relatórios e promover melhorias constantes que satisfaçam todos os envolvidos com o processo (Colaboradores, clientes, sócios, governos, fornecedores, sociedade em geral, etc). É recomendado que se mantenha Imparcialidade quanto ao que cada pessoa específica respondeu ao questionário de clima organizacional, pois a pesquisa avalia o clima e não o indivíduo.
Dicas essenciais para fazer sua pesquisa:
- Envolva os responsáveis pela criação da pesquisa para que possam identificar uma metodologia adequada e as perguntas que serão relevantes no processo de avaliação do clima na organização.
- Classifique as perguntas em alguns temas ou áreas específicas, como (ferramentas de trabalho, liderança, desenvolvimento profissional, relacionamento interpessoal, etc..).
- Execute a pesquisa por meio de um questionário de clima organizacional e colete as informações compilando em uma base de dados.
- Analise os resultados obtidos por meio de números quantitativos, qualitativos e gráficos comparativos.
- Crie um relatório com um plano de ação para promover a melhoria de aspectos mal avaliados e valorizar os aspectos de melhor avaliação.
- Divulgue os resultados e envolva as partes interessadas no desenvolvimento dos produtos e serviços avaliados.
Conclusão: O questionário para pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta indispensável para atrair pessoas interessadas em trabalhar na organização e por consequência, clientes que reconhecem e valorizam os trabalhos entregues, assim como aumento das receitas e melhoria de qualidade em diversos processos entre as partes envolvidas.
Inicie agora sua pesquisa!
Clique e Faça o Download da Planilha Excel de Clima Organizacional
Conheça as definições de CHIAVENATO e outras referencias acadêmica neste link.
Uma resposta
preciso aplicar