Planilha Questionário Clima Organizacional – modelo de pesquisa

Planilha gratis modelo de pesquisa e formulario - Questionário Clima Organizacional

Nesta planilha você terá um modelo de pesquisa em  um questionário de clima organizacional e poderá imprimir as perguntas para realizar a pesquisa com os entrevistados.

A escala adotada é a de Likert (respostas que variam entre “discordo totalmente” e ”Concordo totalmente”, além da opção de “não se aplica”).

Download da planilha questionário clima organizacional

 

 

Planilha gratis modelo de pesquisa e formulario - Questionário Clima Organizacional

 

 

Qual a importância de fazer uma pesquisa organizacional?

Novas de empresa entram no mercado competitivo com estratégias muito além daquelas conhecidas tradicionalmente. Nesse contexto os produtos e serviços oferecidos devem satisfazer um critério de excelência cada vez maior, o que está diretamente ligado aos colaboradores de uma empresa e principalmente ao grau de satisfação que sentem no ambiente de trabalho.

 

Como fazer o questionário de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que auxilia você a obter um feedback sobre como os colaboradores percebem a organização. Você poderá fazer a leitura de relatórios e promover melhorias constantes que satisfaçam todos os envolvidos com o processo (Colaboradores, clientes, sócios, governos, fornecedores, sociedade em geral, etc). É recomendado que se mantenha Imparcialidade quanto ao que cada pessoa específica respondeu ao questionário de clima organizacional, pois a pesquisa avalia o clima e não o indivíduo.

 

Planilha gratis modelo de pesquisa e formulario - Questionário Clima Organizacional

 

Dicas essenciais para fazer sua pesquisa:

  1. Envolva os responsáveis pela criação da pesquisa para que possam identificar uma metodologia adequada e as perguntas que serão relevantes no processo de avaliação do clima na organização.
  2. Classifique as perguntas em alguns temas ou áreas específicas, como (ferramentas de trabalho, liderança, desenvolvimento profissional, relacionamento interpessoal, etc..).
  3. Execute a pesquisa por meio de um questionário de clima organizacional e colete as informações compilando em uma base de dados.
  4. Analise os resultados obtidos por meio de números quantitativos, qualitativos e gráficos comparativos.
  5. Crie um relatório com um plano de ação para promover a melhoria de aspectos mal avaliados e valorizar os aspectos de melhor avaliação.
  6. Divulgue os resultados e envolva as partes interessadas no desenvolvimento dos produtos e serviços avaliados.

 

Conclusão: O questionário para pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta indispensável para atrair pessoas interessadas em trabalhar na organização e por consequência, clientes que reconhecem e valorizam os trabalhos entregues, assim como aumento das receitas e melhoria de qualidade em diversos processos entre as partes envolvidas.

Inicie agora sua pesquisa! Clique e faça o download da planilha de clima organizacional.

 

 

Conheça as definições de CHIAVENATO e outras referencias acadêmica neste link.

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.