FAQ - Perguntas e Respostas sobre nossas planilhas de Excel

(1) O valor da soma não está correto

Verifique se deixou de preencher alguma informação nas células da planilha, mesmo que um campo de texto.

As fórmulas das células com valores somados na planilha verificam um intervalo de números registrado em outras células. Para que não falte números nesse intervalo é necessário que as células das colunas anteriores estejam devidamente preenchidas exatamente conforme vídeo explicativo da planilha ou demonstração realizada.

(2) Como faço para imprimir a planilha?

Alguns modelos de planilhas possuem uma opção específica no menu para impressão dos relatórios. Porém se sua planilha não tiver esse botão, recomendamos que você imprima da seguinte forma:

Selecione as células desejadas para impressão (título da planilha e células preenchidas – não selecione os menus)

Acesse o atalho “Ctrl + P” ou menu: (Arquivo > Imprimir > Configurações > Imprimir Seleção)

Ainda nesta tela será exibida a pré-visualização de impressão, onde você poderá ajustar as propriedades da folha.

*Caso verifique algum desajuste tente ajustar a largura de colunas e linhas (veja tópico 5 desta página de ajuda.)

 

2ajuda imprimir excel

(3) Como Desproteger / Proteger a planilha? (Desbloqueio de planilha)

As planilhas são protegidas para evitar que haja digitação de dados por cima de uma fórmula ou cabeçalho. Você poderá desbloquear desde que saiba identificar essas células e não faça alterações que provoquem erros de cálculos e formatação.  Acesse o menu: (Revisão > Desproteger Planilha). Para proteger siga o mesmo caminho acima.

 

 

3ajuda proteger desproteger planilha

(4) Como Ocultar / Re-Exibir linhas e colunas?

Algumas planilhas podem apresentar cabeçalhos a mais que você não pretende usar. Basta clicar com o botão direito sobre o número da linha ou letra da coluna e abrirá um menu suspenso. Escolher a opção “Ocultar” ou “Re-Exibir”.  Esse recurso funciona para intervalos múltiplos, basta selecionar várias linhas ou colunas.

 

*Caso as colunas ou linhas não estejam aparecendo veja tópico 9 desta PÁGINA DE AJUDA..

*Caso o menu suspenso esteja bloqueado desbloqueie primeiro a planilha. (Veja tópico 3 desta PÁGINA DE AJUDA.).

(5) Como ajustar a largura de uma ou várias linhas / colunas?

Você pode ajustar a largura de uma coluna ou altura de uma linha do Excel. Passe o mouse por cima do risco que divide 2 colunas ou linhas e o cursor se transforma em uma seta para dimensionar, como na imagem a seguir. Basta clicar com o botão direito e mantendo o clique pressionado arraste para o tamanho desejado.

*Caso apareça apenas uma seta para baixo, desbloqueie a planilha antes. (Veja tópico 3 desta PÁGINA DE AJUDA).

 

5ajuda ajustar largura coluna

(6) Como atualizar uma tabela dinâmica?

A tabela dinâmica pode não atualizar o resumo de dados automaticamente. Para isso clique com o botão direito do mouse sobre a tabela dinâmica e escolha opção “Atualizar” ou então clique sobre a tabela dinâmica e menu: (Analisar > Atualizar).

(7) Como incluir uma senha na planilha?

Você pode incluir uma senha que será solicitada para abrir a planilha.

 

No Office de versão a partir de 2010: 

Clique no menu: (Arquivo> Informações > Proteger Pasta de trabalho > Criptografar com senha) e em seguida digite a senha para ser salva e confirme digitando novamente.

Basta salvar a Planilha e na próxima vez que abrir o arquivo o mesmo só será aberto no Excel mediante a digitação da senha que você definiu.

 

 

No Office de versão 2007:

Clique no Botão do Office botao do office 2007  e em seguida, clique em: (Preparar > Criptografar Documento) e em seguida digite a senha para ser salva e confirme digitando novamente. Basta salvar a planilha e na próxima vez que abrir o arquivo o mesmo só será aberto no Excel mediante a digitação da senha que você definiu.

(8) Como habilitar Macros e VBA no Excel?

No Office de versão a partir de 2010:

Clique no menu: (Arquivo > Opções > Central de Confiabilidade > Configurações da Central de Confiabilidade > Configurações de Macro > Desabilitar todas as macros com notificação)

Clique em “OK”.

 

 

 

 

No Office de versão 2007:

Clique no Botão do Microsoft Office  botao do office 2007 > Opções do Excel > Central de Confiabilidade > Configurações da Central de Confiabilidade > Configurações de Macro > Desabilitar todas as macros com notificação)

              Clique em “OK”.

Ou para não precisar habilitar toda vez que abrir o Excel, clicar em: “Habilitar todas as macros” (não recomendável; códigos possivelmente perigosos podem ser executados)

(9) Gostaria que aparecessem números das linha e letras das colunas

Para deixar a visualização mais limpa, algumas planilhas podem ocultar o número da linha ou a letra da coluna. Para voltar a exibi-los basta abrir o menu: “EXIBIÇÃO” e remarcar as opções de “Linha de grade” e “Títulos”.

*Caso opções não sejam permitidas, desbloqueie primeiro a planilha. (Veja tópico 3 desta PÁGINA DE AJUDA).

 

 

9ajuda

(10) Posso remover ou adicionar linhas ou colunas?

Não recomendamos que você remova linhas ou colunas pois a planilha trabalha com várias fórmulas integradas e ao remover uma única coluna você poderá ter erro em toda a planilha.

(11) Como Alterar o Logotipo da planilha?

 Acesse o menu: (Revisão > Desproteger Planilha).  

Clique sobre a imagem do logo atual e delete.  Agora basta colar na planilha a imagem desejada ou acessar menu: (Inserir > Imagens) e escolher o caminho da pasta na qual está salvo seu arquivo.

IMPORTANTE: Proteja novamente a planilha para o correto funcionamento do menu e evitar digitação por cima de fórmulas. Para proteger acesse o menu: (Revisão > Proteger Planilha).