Existem diversas formas de se resolver um mesmo problema: com soluções que envolvem mais ou menos recursos, que requerem mais ou menos análises e com resultados que são mais ou menos duradouros. Com a planilha diagrama de espinha de peixe (ou diagrama de causa e efeito) você pode fazer análises profundas para resolver problemas com eficácia e eficiência.

Saiba como a planilha Diagrama Espinha de Peixe facilita seu trabalho:

Esta planilha permite que você liste os problemas, identifique suas causas e compreenda se e como estas questões que afetam o seu negócio se relacionam umas com as outras. Entendendo e combatendo as causas mais profundas em vez dos sintomas, você pode trabalhar para que estes problemas não voltem a ocorrer.
Confira um apanhado dos recursos e funcionalidades da planilha:

Problemas e causas

Comece preenchendo a planilha com a lista dos problemas que pretende analisar. Liste todos os problemas ou processos, bem como as causas relacionadas a cada um. Com o método dos 6 Ms que a planilha utiliza, as causas são divididas nas categorias: materiais, métodos, mão de obra, medidas, meio ambiente e máquinas.

Ações corretivas

Organizados os problemas e suas respectivas causas, você deve propor uma ação coletiva relacionada para sua solução. Complete o registro de cada ação corretiva com o responsável designado para a sua execução, uma data de início e um prazo para conclusão.

Monitoramento das ações

Na seção de controle de ações você vê uma tabela com as informações que cadastrou sobre os problemas, suas causas e propostas de solução. Complete com a data de término real da ação e indique se ela correu como planejado e se contribuiu para resolver a causa do problema. Conforme você preenche, a planilha vai alimentando e atualizando automaticamente o gráfico de Ishikawa.

Diagrama Espinha de Peixe

No diagrama espinha de peixe você pode selecionar os problemas que analisou e para cada um deles visualizar como as causas se distribuem entre os fatores 6M do método Ishikawa. Essa visualização é gerada a partir dos dados que você inserir nas etapas anteriores.

Relatórios

Na seção de relatórios você confere uma tabela completa com a relação dos problemas, causas e ações, com todas as informações sobre os responsáveis e sobre como foi o andamento das iniciativas de correção.

Dashboards e gráficos

Na última parte você pode acessar os dashboards, que são painéis de controle com as informações mais importantes. Esses dados aparecem ilustrados com gráficos e indicadores que podem gerar insights para o seu planejamento e a sua gestão de qualidade.

Sobre o método Ishikawa:

Kaoru Ishikawa foi o autor do diagrama de espinha de peixe (também conhecido como diagrama de Ishikawa ou de causa e efeito), além de uma série de outras ferramentas para administração em negócios. Em todas as suas metodologias está presente a ideia da qualidade como fator que impacta os resultados de uma empresa.

Planilha Diagrama Espinha de Peixe - Ishikawa em Excel

a partir de

R$ 150,00

Sua compra protegida