Planilha cálculo Hora Extra simples


planilha calculo hora extra simples - calculo horas extras
O cálculo de hora extra é uma tarefa de rotina da área de Recursos Humanos de uma empresa e você pode automatizar este processo de forma muito prática com esta planilha grátis.

Basta fixar as informações básicas para o cálculo: o salário base do funcionário, as horas de sua jornada de trabalho, a porcentagem do adicional e a quantidade de horas extras trabalhadas. A planilha trabalha com essas informações e mostra qual será o valor da hora extra para cada funcionário e o valor total a ser pago.

Faça o download da planilha grátis, simplifique o cálculo das horas extras e poupe tempo e trabalho da sua área de RH.

Clique aqui para fazer o download grátis da planilha Cálculo de Hora Extra Excel Solução.

 

Você conhece as regras para o cálculo de horas extras? Veja algumas:

• As horas extras são calculadas acrescendo ao menos a porcentagem de 50% sobre o valor da hora normal do funcionário. Este acréscimo pode variar, dependendo de acordos coletivos, sindicais, etc.

• O acordo coletivo pode definir ainda que o tempo trabalhado a mais seja contado como banco de horas, que é uma forma mais flexível de registrar as horas extras. Mesmo assim, alguns extras, como o adicional noturno, não entram no banco de horas e devem ser pagos ao funcionário como adicional em seu salário.Para horas extras trabalhadas em domingos e feriados, o valor a pagar terá acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal.

• Para horas extras trabalhadas em domingos e feriados, o valor a pagar terá um acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal.

• Para cálculo do adicional noturno (horas trabalhadas no período entre 22h e 5h) é preciso considerar primeiro um acréscimo de 20% sobre o valor da hora normal e então mais 50% a partir do valor da hora obtido deste acréscimo.

• A jornada de trabalho permitida pela legislação brasileira é de até 44h semanais, podendo ser limitada até 40h ou 36h de acordo com a profissão. Respectivamente, a jornada de trabalho mensal tem o divisor base sendo considerado como 220h, 200h ou 180h. As horas que forem trabalhadas a mais devem ser pagas como horas extras, com o devido acréscimo.

 

planilha hora extraplanilha hora extra

 

Fique atento: O cálculo apresentado nesta planilha é referente ao valor que deve ser pago na folha salarial apenas com base nas horas trabalhadas. Este montante não inclui os encargos salariais e demais valores que também devem ser pagos referentes às horas extras, como férias, 13º salário, etc.

 

Aprimore a sua gestão com as ferramentas complementares de Recursos Humanos!

Aproveite a economia de tempo e trabalho que você terá com a automatização desses cálculos para desenvolver outros aspectos da sua gestão de RH.

Com a planilha de Indicadores de Recursos Humanos você obtém resultados consolidados e acessa de modo descomplicado indicadores de rotatividade, férias, treinamentos e mais.

Clique aqui e conheça a planilha de Indicadores de Recursos Humanos

 

Com a planilha de Pesquisa de Clima Organizacional você pode montar um questionário para avaliar o ambiente de trabalho da sua empresa a partir das respostas dos seus funcionários. Os resultados são apresentados de forma visual, em gráficos e relatórios, e são importantes para definir estratégias e apoiar decisões de gestão.

Clique aqui e conheça a planilha de Pesquisa de Clima Organizacional + Relatórios

 

Utilize a planilha de Avaliação de Desempenho para definir quais são as principais competências necessárias para a sua empresa e a partir disso faça avaliações objetivas dos seus funcionários. O modelo pronto ajuda a identificar entre os seus funcionários quais têm bom desempenho e merecem ser recompensados e quais precisam melhorar.

Clique aqui e conheça a planilha de Avaliação de Desempenho por Competências

 

loja planilhas prontas profissionais excel

 

Para mais detalhes sobre cálculo hora extra, jornada de trabalho e legislação trabalhista acesse os links a seguir:

Legislação Trabalhista
Jornada de Trabalho
Horas Extras

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.