Diagrama de Pareto: Confira sua aplicação com um exemplo da regra 80 / 20

Aplicar o princípio ou diagrama de Pareto no seu negócio ajuda a identificar os produtos mais importantes, fornece informações para uma gestão otimizada e melhoria de processos.

 

Vilfredo Pareto foi um economista italiano que viveu durante o século XIX. Ele foi um dos primeiros estudiosos a procurar aplicar princípios matemáticos para entender fenômenos econômicos. Vamos conhecer o diagrama de Pareto, criado a partir de suas ideias e que até hoje é referência para a administração.

O diagrama tem origem no princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20. Baseado na constatação que a maior parte das terras da Itália na época estaria concentrada nas mãos de uma parcela muito pequena da população, Pareto expandiu este conceito e verificou que ele poderia ser aplicado em diversas outras situações.

O princípio segue a ideia de que uma pequena quantidade de causas é responsável pela maior parte das consequências. Essa proporção seria de aproximadamente 80/20. De forma mais concreta, seria como dizer que 80% das vendas de uma loja são realizadas por 20% dos vendedores. Ou então que 20% dos produtos são responsáveis por cerca de 80% do total das receitas.

O princípio de Pareto busca estabelecer uma relação entre causa e efeito, que é muito valiosa para a administração. Se 80% do faturamento de sua empresa vem de 20% de suas ações, identificar e investir nas medidas que geram mais impacto pode fazer uma grande diferença no seu resultado.

 

planilha excel gestao e controle de estoque - curva abc

 

O princípio de Pareto já foi discutido no post sobre curva ABC e gestão de estoque. Confira a seguir um exemplo de sua aplicação.

 

O princípio de Pareto na prática

Aplicar o princípio de Pareto no seu negócio requer um sistema que possa organizar as informações disponíveis de forma a fornecer material para as suas análises. Você pode fazer isso no próprio Excel, utilizando o diagrama de Pareto.

Vamos ver como o diagrama de Pareto se aplica na prática tomando como problema a gestão do estoque de uma loja de informática, considerando os produtos listados abaixo. Cada um deles tem uma frequência distinta e é movimentado de forma diferente no estoque. Como saber o que priorizar?

Gráfico do Diagrama de Pareto 80 / 20

Gráfico do Diagrama de Pareto

 


O primeiro passo é cadastrar os produtos no sistema, além de alimentá-lo com as informações de movimentação. A partir da análise dos dados de venda, vamos supor que foi constatado que Notebooks, Celulares e Multifuncionais têm um alto volume de vendas em determinado período, veja:

diagrama de pareto 80 / 20 exemplo

 

O gráfico de Pareto e análises complementares nos demonstram de forma visual que:

-Somente os 3 primeiros produtos listados são responsáveis por 80% de toda a receita de vendas neste período.

-Somando as vendas de mais da metade dos produtos, o valor corresponde a menos 10% das receitas do período.

 

Com isso podemos concluir que melhorias de armazenagem, processo de compras e ações de marketing que forem direcionadas para os 3 primeiros produtos da lista tendem a promover um melhor retorno financeiro.

Enquanto que ações para os produtos da faixa dos 8% tendem a interferir de forma menos significativa em relação aos valores das receitas.

Assim, o diagrama de Pareto ajuda a responder a pergunta acima de “Como saber o que priorizar?”.

Sobre ações de estoque é recomendável que você verifique outras informações, como a cubagem de cada produto em relação ao seu valor agregado de vendas e o giro de estoque, para evitar problemas de abastecimento e de excesso de mercadorias.

 

Diagrama de Pareto e Curva ABC

O diagrama de Pareto organiza os produtos cadastrados da maior para a menor frequência, como demonstrado no gráfico de barras. O princípio é bastante similar ao da curva ABC, que também ajuda a eleger prioridades.

Utilizar esta informação de maneira estratégica depende de uma interpretação do cenário do negócio. Identificar que estes produtos combinados são responsáveis pela maior parte das receitas indica que é inteligente priorizá-los tanto na negociação junto aos fornecedores quanto na rotatividade física do estoque.

 

planilha excel gestao e controle de estoque - curva abc

 

O Princípio de Pareto e as 7 Ferramentas de Qualidade

O diagrama de Pareto faz parte das 7 ferramentas de qualidade, que são uma série de metodologias aplicáveis na administração com o objetivo de resolver problemas e refinar processos.

Além deste, se destacam também o histograma (gráfico que ilustra como as frequências são distribuídas em um determinado intervalo de tempo, ajuda a identificar padrões), o diagrama de Ishikawa (conhecido também como espinha de peixe, analisa um problema e todo o cenário: suas causas e efeitos e as possíveis relações entre estes fatores) e o diagrama de dispersão (gráfico que analisa uma variável em função de outra afim de identificar possíveis relações entre elas).

 

Planilhas prontas para o seu negócio

Você sabe quais são os seus produtos de movimentação mais recorrente? E os que têm grande participação na sua receita? O modelo de diagrama de Pareto em Excel pode fornecer essas respostas e outros insights para a sua gestão.

Trabalhar com uma planilha de controle de estoque + diagrama de pareto facilita a sua gestão por meio do sistema de cadastro de produtos, além de fornecer gráficos e análises que podem ser muito úteis para a tomada de decisões.

 

Conheça os modelos prontos de planilhas que selecionamos:

Planilha de controle de estoque + Curva ABC

Planilha Diagrama de Pareto

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.