A gestão do seu estoque deve ser coerente com a operação do seu negócio. O modelo de controle baseado na Curva ABC ajuda a determinar quais produtos priorizar com base nas suas informações de entrada e saída de mercadorias.
Se as atividades que a sua empresa desenvolve estão relacionadas a movimentação de produtos e materiais, você já deve ter percebido que a gestão de estoque é um fator determinante para os seus resultados.
Pensar no estoque ideal é bem simples: ele deve ser baixo o suficiente para que não comprometa o caixa, mas as quantidades de produtos também devem ser suficientes para atender a demanda dos seus clientes. Sem sobrar e sem faltar.
Muito fácil, certo? Bem, se você faz a gestão de estoque da sua empresa, sabe que a realidade é um pouco mais complicada do que isso. Quanto mais diversos forem o seu portfólio de produtos e a sua carteira de clientes, mais complexo é o trabalho. As situações a seguir são familiares?
Você aproveitou alguma condição especial do seu fornecedor para abastecer o seu estoque, mas percebeu que não fez um bom negócio quando os produtos ficaram encalhados. Ou pior: você deixou os seus estoques muito baixos e não conseguiu atender a demanda de um cliente. Na melhor das hipóteses, você perdeu a venda. Na pior, perdeu o seu cliente para um concorrente.
A partir da aplicação da metodologia da Curva ABC, você vai compreender o seu estoque de outra forma e poderá transformar esse conhecimento em vantagem competitiva.
A Curva ABC e o que movimenta o seu estoque
A Curva ABC é um diagrama que tem origem no Princípio de Pareto. Este conceito ganhou o nome de seu criador, o economista Vilfredo Pareto, que no final do século XIX constatou que cerca de 80% das terras da Itália eram de cerca de 20% da população.
Também conhecido como a regra 80/20 este princípio afirma que para muitos eventos cerca de 80% dos efeitos são provocados por cerca de 20% das causas.
Nos negócios é comum dizer que “80% dos seus resultados vêm de 20% de suas ações” ou que “80% das vendas vêm de 20% de clientes”. O que isso tem a ver com a curva ABC e com gestão de estoque?
Para esta metodologia, 80% de suas vendas vêm de 20% de seus produtos. A identificação de quais os poucos produtos que geram a maior parte da receita é uma informação preciosa para compor o seu estoque de maneira conceitual ou mesmo organizá-lo fisicamente.
Integrar a gestão de estoque e almoxarifado é essencial para ter um planejamento adequado e uma gestão de estoque inteligente.
Uma gestão de estoque mais inteligente
Aplicar a Curva ABC no seu controle de estoque consiste em classificar as suas mercadorias em três faixas A, B e C, de acordo com a importância para o negócio.
Os produtos na faixa A são aqueles cuja participação acumulada na receita soma até 80%. Na faixa B estão os produtos que representam os próximos 15% acumulados. Na faixa C, os demais produtos que a empresa comercializa, que representam os 5% restantes do faturamento.
Localizar cada um de seus produtos nas três faixas possíveis esclarece como gerir cada um deles em relação ao estoque.
Produtos muito movimentados não só têm de ser priorizados junto a fornecedores e estar sempre em estoque, mas garantir uma localização privilegiada e acessível para eles também favorece a logística.
Para os produtos cuja frequência de consumo é menor, é possível estudar uma quantidade mínima para o nível de seu estoque ou mesmo avaliar a sua demanda e entender que ela pode ser sazonal, por exemplo. Confira aqui nosso artigo completo sobre Giro de Estoque e aprenda a evitar problemas de abastecimento e de excesso de mercadorias.
Comece já a otimizar o seu estoque
Sugerimos uma planilha de gestão de estoque para você definir a Curva ABC do seu negócio e controlar o seu estoque de forma estratégica, com base em números.
Para aplicar a metodologia ao seu negócio, primeiro é necessário cadastrar os produtos e seus respectivos fornecedores. Cada item cadastrado gera um código, que precisa somente ser validado a cada nova inserção – assim, você não precisa digitar novamente todas as informações.
Cadastradas as mercadorias e fornecedores, o próximo passo é inserir as suas movimentações de estoque para entradas e saídas.
A partir dessas informações, é possível consultar o seu saldo em tempo real e conferir indicadores para cada item, valor total de estoque além de realizar inventários.
Por fim, a seção de análises contém toda a contribuição estratégica da planilha para o seu negócio. Com recursos gráficos, ela permite uma fácil visualização da análise da Curva ABC aplicada aos seus produtos, bem como da evolução das quantidades e valores, por produto ou por comparação.
Administre o seu estoque com inteligência e faça dele uma vantagem competitiva.
Conheça outras planilhas recomendadas para uma eficiente gestão, planejamento e operação de estoque:
Planilha Kaizen 5S
Planilha 5W2H
Planilha Gestão de Estoque + Vendas
Planilha Diagrama de Pareto
Planilha Avaliação de Fornecedores
Planilha Kanban