Saiba como aplicar o Princípio de Pareto 80 20 no controle de estoque

capa princípio de pareto

A curva de experiência ABC foi desenvolvida por Joseph Moses Juran baseada no Princípio de Pareto. Ele identificou que cerca de 80% dos problemas são causados por 20% dos fatores. Daí também o nome “Regra 80 20”.

Já a parte “Pareto” vem em homenagem ao economista Vilfredo Pareto, italiano que publicou um estudo observando pelo diagrama que 80% da riqueza da Itália estava nas mãos de 20% da população. Porções importantes do entendimento da Curva ABC se devem às análises desenvolvidas por ele.
Por fim, o nome “Curva ABC” surge em decorrência da metodologia utilizada, essa metodologia será explicada ao longo do artigo. Utilizando o princípio de Pareto e uma tabela com a Curva ABC você será capaz de encontrar quais são os itens mais importantes do seu estoque.

A metodologia para formar a curva ABC em um estoque

Aplicando o princípio de Pareto à gestão do estoque descobriremos, ao menos, três categorias de produtos.

  •  Produtos de Classe A: grande importância ou valor. São cerca de 20% do total dos produtos;
  •  Produtos de Classe B: importância ou valor intermediário. Por volta de 30%;
  •  Produtos de Classe C: são os produtos de menor importância em questão de resultados, mas representam mais de 50% dos produtos.

planilha excel gestao e controle de estoque - curva abc pareto

Queremos dizer que 20% dos produtos presentes no estoque são responsáveis por 80% do retorno. Esses números ficarão mais claros ao longo do artigo, quando apresentarmos um exemplo concreto.
Precisamos reforçar que os valores apresentados não são uma regra exata. Os percentuais terão variações de empresa para empresa, de acordo com a realidade de cada uma.

A importância da Curva ABC no inventário de estoque

A curva ABC faz sucesso no gerenciamento de estoques, uma vez que com ela é possível controlar o fluxo de produtos na busca por reduzir custos.
Usando a curva ABC será possível classificar os itens do estoque de acordo com sua importância. Sempre pensando no que é mais urgente para o momento e evitando gastos com produtos parados.

A curva ABC também pode ser usada em outros setores, por exemplo para identificar os melhores clientes ou os fornecedores de maior importância.
Quer conhecer mais detalhes sobre curva ABC e giro de estoque? Veja este artigo que nos preparamos sobre o assunto.

Como utilizar o método de Curva ABC

Para fazer uso do Princípio de Pareto e do método de Curva ABC no controle de estoque da sua empresa, você deverá identificar quais são os principais produtos responsáveis pelo faturamento, como no exemplo da tabela abaixo.

exemplo princípio de pareto 80 / 20
Exemplo de Diagrama de Pareto

 

Nela, os “Notebooks”, “Celulares” e “Multifuncionais” representam 80% da receita. Portanto são produtos de categoria A. Já os “Roteadores” e “HD’s externos” somam 13% do faturamento, o que os torna produtos de categoria B. A categoria C ficou para os demais produtos que somam 8%. Com a tabela preenchida ficou mais fácil perceber que o investimento da empresa terá um retorno melhor quando concentrado nos produtos de categoria A.
Também se tornou mais fácil descobrir quais produtos precisam receber maior atenção no cálculo do estoque mínimo (estoque de segurança) e máximo.

Vantagens de aplicar o princípio de Pareto e utilizar o método de Curva ABC

Como foi possível observar no item anterior, o princípio de Pareto nos mostra quais são os produtos de maior e menor volume do seu estoque. Esta informação é útil no momento de avaliar quais serão as próximas compras e onde investir seus esforços de logística e de marketing, por exemplo.
Outra vantagem também está em ser capaz de selecionar com confiança quais serão os produtos que receberão uma promoção especial. Por exemplo: diminuir o valor dos produtos das categorias B ou C para níveis até abaixo do custo não seria tão prejudicial caso a empresa precise “queimar estoque.”

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Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução

Sou gestor de negócios digitais, curador de conteúdos empresariais e educador financeiro. Formado em administração (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico, gestão de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu pedalo, faço trilhas, viajo e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.

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