Com o gráfico de Pareto você pode estabelecer uma relação de causa e efeito na gestão da sua empresa e verificar quais ações causam o maior impacto nos seus resultados. Utilize a planilha Diagrama e Gráfico de Pareto pronta em Excel para avaliar as iniciativas (como produtos, serviços, vendedores e canais de venda) e saber quais são prioritárias e merecem mais atenção.

Utilizando o gráfico de Pareto no seu negócio

Esta é uma das ferramentas-chave para a gestão de qualidade, como o histograma, o diagrama de dispersão e diagrama de Ishikawa. Liste os itens de sua análise, aponte os valores e avalie a sua participação nos resultados. Veja no diagrama de Pareto de modo gráfico a relevância de cada um em gráficos e indicadores de desempenho.
Confira quais são os recursos e funcionalidades desta planilha:

Configurações da planilha Gráfico de Pareto

Ajuste a planilha e indique como você pretende avaliar a relevância dos seus itens. Distribua o valor total entre as faixas alta, média e baixa. Esta etapa de configuração também facilita que você visualize de modo gráfico os resultados da sua análise: a faixa alta está sinalizada em verde, a média em amarelo.

Lista de itens analisados

Na sequência, indique o tipo de item que será analisado e qual métrica será utilizada para avaliar a relevância do desempenho de cada um. Pode ser um indicador numérico ou monetário. Complete as linhas da tabela com o valor correspondente e veja na última coluna que porcentagem do total ele representa.

Análise de Pareto

Conforme for inserindo os valores, você pode conferir na análise de Pareto os itens organizados de acordo com a configuração das faixas de relevância, do maior para o menor. Nas colunas seguintes, veja os valores relativos de importância, o acumulado em relação ao total e o resultado na análise identificado por cor.

Diagrama de Pareto (80-20)

Na última seção da planilha você encontra a representação gráfica de todas as informações que reuniu para análise, além dos indicadores do valor total dos itens e a quantidade por faixa de relevância. No diagrama de Pareto você pode visualizar os itens por valor absoluto, relevância para o total e participação acumulada.

O princípio de Pareto

Este nome vem do economista Vilfredo Pareto, que viveu na Itália no século XIX. Ele notou que a maior parte das terras e riquezas estavam concentradas em uma porção pequena da população e propôs que esta regra também valeria para outras situações. Na atualidade, este princípio é bastante utilizado na gestão empresarial, de processos e de qualidade.

Planilha Diagrama e Gráfico de Pareto em Excel

a partir de

R$ 150,00

Sua compra protegida