Planilha Diagrama de Ishikawa – Causa e Efeito – exemplo para preencher

Planilha Grátis - Diagrama de Ishikawa - Causa e Efeito - Ferramentas da qualidade espinha de peixe

Conheça esta planilha de Diagrama de Ishikawa para avaliar um problema (efeito) e diagnosticar as causas para elaborar um plano de ação.

Utilize esta ferramenta de qualidade para promover melhorias em seus métodos de trabalho avaliando as causas relativas a materiais, pessoas, métodos, ambiente, máquinas e sistema de medição.

 

Download da planilha Grátis – Diagrama de Ishikawa – Excel Solução

 

Como aplicar o Diagrama de Ishikawa para diagnosticar pontos de melhoria?

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica que estuda aspectos considerados como causa de um efeito indesejado. O efeito é identificado previamente e a análise do diagrama facilitará a percepção de suas causas por meio de uma visão sistêmica e que integre diversos pontos de vista.

 

Diagrama IshikawaDiagrama Ishikawa

 

Conheça os aspectos analisados nesta metodologia para elaborar seu plano de ação corretiva:

 

Materiais:
São os materiais utilizados no processo que tem como o resultado o efeito avaliado. Podem ser a conformidade de matéria prima, materiais de comunicação e outros materiais não automatizados.

Pessoas:
Neste aspecto de causa são considerados fatores de mão de obra, como inadequação do nível de aprendizagem e qualificação, valor de salários, benefícios, nível de satisfação, comunicação e outros fatores relacionados aos colaboradores da empresa e que possam influenciar o efeito avaliado.

Métodos:
Estão relacionados a padronização de processos e metodologias de trabalho. Podem ser considerados Critérios de priorização e execução de tarefas, métodos de registro, consulta de informações ou adequação do planejamento para a capacidade de execução.

Ambiente:
São fatores dentais que interferem diretamente o efeito estudado. Questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho são os principais fatores considerados neste aspecto.

Máquinas:
Também são considerados como equipamentos para o trabalho, como computadores, máquinas automatizadas, estado de manutenção das mesmas entre outros equipamentos usados no processo que possam estar defeituosos.

Medida:
Está relacionada principalmente ao controle de qualidade e mensuração de indicadores de desempenho, instrumentos de medição, entre outros fatores quantitativos e qualitativos.

 

loja planilhas prontas profissionais excel

 

Sobre a origem do Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa foi criado por Kaoru Ishikawa, engenheiro químico, especializado em controle de qualidade na Tokyo Universtiy.
O método foi difundido no Japão e no mundo a partir da década de 60 e promove uma leitura visual do processo avaliado. Também é conhecido como diagrama espinha de peixe ou diagrama causa e efeito.

Clique e conheça dicas de como fazer um planejamento estratégico eficaz!

 

Desenvolva um plano de ação para o seu diagnóstico do Diagrama de Ishikawa. Clique abaixo e baixe a planilha com as ferramentas:

Ciclo PDCA
Kaizen 5S
Plano de ação 5W2H 

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.