Um Planejamento estratégico bem desenhado te ajuda a tomar decisões consistentes e coerentes com os grandes objetivos do seu negócio. Confira alguns modelos que você pode implementar agora na sua empresa.
Na sua opinião, do que é feita uma trajetória de sucesso? Uma grande ideia? Disposição para trabalhar muito? Sorte?
Você pode argumentar que cada um desses fatores é importante – e não será mesmo difícil achar exemplos de pessoas e empresas que provem o seu ponto. A questão é que não há sacada genial, garra ou benção que se sustente sem um bom planejamento.
Para subir de cargo ou melhorar a lucratividade do seu negócio, o caminho para a realização do seu desejo começa quando você faz planos.
Quando você sabe bem como, por que e em que direção dar os próximos passos – e também o que esperar deles ou o que fazer caso não saiam como esperado – fica mais simples também saber o que precisa ser feito para conseguir o que você quer.
O planejamento estratégico empresarial consiste justamente em avaliar o cenário atual do seu negócio e a partir dele definir os objetivos e que ações serão postas em prática para atingi-los, sempre considerando um determinado intervalo de tempo definido.
Ao longo deste post, você vai aprender sobre ferramentas para realizar o seu planejamento estratégico empresarial e poderá baixar modelos prontos para implementar no seu empreendimento.
Plano de negócios
Idealmente, a sua empresa começa no seu plano de negócios. No mundo real as coisas às vezes não funcionam bem assim e não são incomuns empresas que surgem e funcionam sem qualquer planejamento ou mesmo um estudo de viabilidade econômica. Não seja por isso: sempre é tempo de começar.
O desenvolvimento de um plano de negócios será o seu primeiro e mais importante planejamento estratégico: é nele que você define o motivo de existir do seu empreendimento e quais princípios regem essa existência.
É aqui, por exemplo, que surgem a missão, a visão e os valores, que compõem a identidade do seu negócio:
Missão: a essência, razão de existir. Está relacionado às atividades desenvolvidas.
Visão: o sonho, o que deseja se tornar enquanto organização.
Valores: os ideais, o comportamento. São as atitudes que se espera dos funcionários e das relações estabelecidas entre a empresa e seus diversos públicos.
O desenvolvimento do plano de negócios é uma etapa fundamental para a definição conceitual da atuação da sua empresa e existem ferramentas prontas que você pode utilizar para criar o seu.
Devido a sua importância, dedicamos um post completo para o tema. Acesse aqui: Plano de negócios: Por que você precisa de um e como fazer.
Canvas
Outra ferramenta popular quando se fala em planejamento estratégico é a Canvas. Por estar relacionada à conceituação do negócio, sua aplicação também é mais comum nos estágios iniciais do planejamento.
Que problemas do nosso público estamos ajudando a resolver?
Quais os nossos principais parceiros?
Que tipos de relacionamento teremos com o nosso público?
É preciso que você responda a perguntas-chave como essas sobre o seu negócio, divididas nos blocos valor, clientes, canais, relacionamento, atividades, recursos, parcerias, receita e custos.
A partir das suas respostas, o modelo Canvas propõe a criação de um mapa visual da essência do seu empreendimento, produto ou serviço. Assim, você terá um panorama do modelo de negócio que deseja estruturar e dos fluxos e processos necessários para a sua operação.
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Matriz SWOT
O modelo de matriz SWOT fornece insights para o planejamento estratégico a partir de uma análise mais abrangente do ambiente.
A sigla SWOT é formada pelas iniciais em inglês das palavras forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, isto é, os atributos do negócio que devemos identificar para esta análise. É comum também que este modelo seja chamado de FOFA, em uma tradução dos termos para o português.
As forças e fraquezas são as características internas, próprias do negócio e que podem ser controladas por meio da gestão. São os recursos, os equipamentos, a imagem da empresa, seus produtos e processos, etc.
Oportunidades e ameaças são características externas. Aqui estamos falando de concorrência, legislação, pirataria, cultura, mercado, etc.
O grande benefício da matriz SWOT é que este modelo possibilita não somente um maior conhecimento da sua empresa, mas também do contexto em que ela está inserida.
Desse modo, é possível identificar com maior facilidade brechas de mercado, vantagens competitivas, oportunidades de melhoria e fatores que podem representar uma ameaça à continuidade do seu negócio. Esse conhecimento pode ser desdobrado e aplicado no seu planejamento estratégico ou plano de marketing.
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5 Forças de Porter
O modelo das 5 Forças de Porter é uma ferramenta utilizada para avaliar as posições dos envolvidos em um negócio e a força de cada um deles em um ambiente competitivo. A análise parte dos seguintes fatores:
Rivalidade entre os concorrentes: Como você se compara aos seus concorrentes? Suas taxas de crescimento são similares? Como os produtos e serviços se diferenciam?
Negociação com os fornecedores: Você é dependente do seu fornecedor? É prioridade para ele? Quão difícil e custoso seria substituí-lo, se necessário?
Poder de barganha dos clientes: Qual a qualidade percebida dos seus produtos ou serviços? E o preço, comparado às demais alternativas do mercado?
Ameaças de substituição: O seu produto corre o risco de ser substituído? Se sim, quando? Os seus clientes estariam dispostos a mudar?
Novos players: Quais as barreiras de entrada para o mercado em que você atua? São necessárias patentes, acesso a canais de distribuição e matérias-primas?
Esta ferramenta permite visualizar que a concorrência vai além da simples competição entre empresas e se dá em diversas esferas. Com base nisso, o modelo de 5 Forças de Porter permite pensar em estratégias para melhorar suas vantagens competitivas em cada uma dessas frentes.
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4 Ps – Plano de Marketing
O modelo dos 4 Ps foi criado por Philip Kotler, um dos maiores nomes da teoria do marketing de todos os tempos. Esta ferramenta também é conhecida como mix de marketing e permite avaliar o negócio em quatro esferas. São os Ps:
Produto: O que você está oferecendo a seus clientes? Que benefícios eles esperam de seu produto ou serviço?
Preço: Quanto custa este serviço? O preço é acessível ao seu público, com um bom custo-benefício? É possível conceder descontos?
Praça: Onde o produto está disponível? Ele chega ao seu consumidor? É possível pensar em estratégias de distribuição?
Promoção: Quais as estratégias de divulgação? Como o seu produto será comunicado? Publicidade, online, assessoria de imprensa?
O modelo dos 4 Ps auxilia a identificar as variáveis que afetam o seu empreendimento e assim elaborar um plano de marketing de acordo com as demandas do mercado.
Clique e faça o download gratuito da planilha 4 Ps – Plano de marketing da Excel Solução.
Plano de ação 5W2H
O nome mais inusitado da lista, este método de plano de ação é desenvolvido a partir de sete perguntas cujas iniciais em inglês formam a sigla 5W2H:
What (O que será feito)?
Why (Por que será feito)?
Where (Onde será feito)?
Who (Por quem será feito)?
When (Quando será feito)?
How (Como será feito)?
How much (Quanto custará para fazer)?
Esta ferramenta é muito útil para facilitar o entendimento e a execução das mais diversas tarefas. A clareza que ela promove facilita a consulta do status das iniciativas e a comunicação entre as equipes, além de trazer economia de recursos, maior controle e produtividade.
Clique e faça o download gratuito do modelo Plano de ação 5W2H da Excel Solução.
Matriz BCG
A finalidade do modelo BCG é a análise do portfólio da sua empresa. Cada produto é analisado com base nos indicadores de crescimento e participação no mercado e do impacto de suas vendas no faturamento.
A avaliação desses dados definirá a posição de seu produto em um dos quatro quadrantes da matriz em que consiste esta ferramenta. Cada quadrante representa um estágio do ciclo de vida de um produto ou serviço:
Em questionamento: Estágio de introdução no mercado, quando ainda é difícil tirar conclusões. Este é o tipo de produto com elevadas taxas de crescimento de vendas, mas baixa participação relativa no mercado.
Estrela: Seria o caminho natural para os produtos do tipo anterior. Esse tipo de produto tem alta participação relativa no mercado e altas taxas de crescimento de vendas. A margem de contribuição deste produto é baixa, porque os lucros são quase todos reinvestidos para manter o crescimento de vendas.
Vaca leiteira: São produtos que demandam baixos investimentos para manutenção do crescimento de vendas, mas alta rentabilidade. Representa a maturidade no clico de vida do produto.
Abacaxi: Representa o declínio no ciclo de vida do produto, com baixa taxa de crescimento de vendas e baixa participação no mercado. São produtos candidatos à descontinuação.
O entendimento do estágio do ciclo de vida em que o seu produto se encontra será fundamental para definir onde concentrar os esforços do seu plano de marketing, seja o seu objetivo aumentar, manter a participação ou mesmo aproveitar melhor os resultados de suas vendas.
Clique e faça o download gratuito do modelo matriz BCG da Excel Solução.
Balanced Scorecard (BSC)
A ferramenta balanced scorecard – muitas vezes também chamada pela sigla BSC – é aplicada no planejamento estratégico com o intuito de mensurar o desempenho da empresa para além dos índices contábeis ou financeiros.
Para isso, ela leva em conta as seguintes dimensões do negócio, que são todas interconectadas: finanças, clientes, processos internos e crescimento e aprendizado.
A saúde financeira depende das vendas, que por sua vez dependem de clientes satisfeitos. É mais fácil agradar aos clientes tendo processos internos eficientes e rigorosos, que também são fruto do investimento em capacitação do público interno e na melhoria contínua da operação.
Para utilizar o modelo de balanced scorecard, liste os seus objetivos estratégicos e classifique-os em cada uma das categorias. Cada objetivo deve ter um indicador que permita acompanhar a evolução, uma meta a ser atingida e um conjunto de ações necessárias para sua realização.
Tendo os grandes objetivos do negócio bem desenhados, o seu desdobramento em ações menores, tangíveis e mensuráveis proporciona processos alinhados e uma maior coesão organizacional.
O modelo de BSC vem acompanhado de um mapa estratégico, que representa graficamente o resumo dos objetivos de cada grande tema do balanced scorecard. A elaboração do BSC consiste em um plano de cinco anos, em média.
Ciclo PDCA
Esta ferramenta de gestão visa não somente solucionar problemas, mas eliminar a sua causa para que eles não voltem a acontecer.
No modelo, o Ciclo PDCA de análise e solução de problemas, na seguinte sequência de ações:
Planejamento: identificação dos problemas e definição dos objetivos. O projeto deve ser entendido e transmitido com clareza e deve estar alinhado aos valores centrais da organização.
Desenvolvimento: execução do projeto dentro da metodologia proposta. É preciso definir indicadores para mensurar os resultados e avaliar posteriormente a estratégia.
Checagem: verificar o que de fato funciona do que foi proposto e medir o resultado em relação às metas.
Ação: é preciso disseminar o que foi aprendido durante o processo. Quando os objetivos são alcançados, padronizamos o que foi desenvolvido. Quando os resultados não são satisfatórios, é preciso voltar algumas etapas e identificar as causas para isso.
Essas metodologias são aplicadas no mundo inteiro em empresas de todos os portes. O Ciclo PDCA busca sempre melhores processos, solução de problemas e é a base da melhoria contínua.
Clique e faça o download gratuito do modelo PDCA + MASP da Excel Solução.
Matriz GUT
O modelo de matriz GUT vai ajudá-lo a definir prioridades e apoiá-lo a selecionar, dentre todos os problemas que uma empresa enfrenta ao mesmo tempo, quais deles resolver primeiro.
A sigla GUT significa gravidade, urgência e tendência. Estas são as três grandes categorias segundo as quais você deve classificar todos os problemas que conseguir listar do seu negócio.
Para cada problema, classifique sua gravidade (impacto que pode causar), urgência (tempo disponível para resolução) e tendência (potencial de crescimento com o tempo) com uma nota de 1 a 5. Multiplique todas as pontuações de cada problema e eles aparecerão listados em ordem de prioridade, do valor mais alto para o mais baixo.
Ao listar os problemas do seu negócio você terá uma visão mais clara dos pontos fracos da sua empresa e já pode começar a pensar em iniciativas e responsáveis para eliminá-los ou mitigá-los.
Clique e Conheça o modelo de planilha Matriz GUT
Matriz Ansoff
Esta matriz ganhou o nome de seu criador, o professor russo Igor Ansoff, e é aplicada no planejamento estratégico no estudo das relações entre produto e mercado.
Para utilizar o modelo relacione esses itens às suas variáveis novo ou existente, o que definirá a posição do seu negócio em um dos quatro quadrantes da matriz e a sua estratégia mais pertinente correspondente.
São elas: penetração de mercado, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento do mercado e diversificação.
Um produto novo em um mercado existente pede um plano de marketing que considere diversificar o mix de produtos, por exemplo. Ao contrário de um planejamento para um produto existente em um mercado novo, focado em atingir novos consumidores sem alterar o portfólio.
Entender o posicionamento do seu negócio na matriz Ansoff será muito útil para identificar possíveis oportunidades de crescimento para a sua organização.
Clique e faça o download gratuito da planilha Matriz Ansoff da Excel Solução.
Qual modelo utilizar no meu negócio?
Agora você tem à mão uma boa quantidade de modelos para utilizar no seu planejamento estratégico empresarial. Mas com tantas ferramentas, qual delas é a mais adequada para a sua empresa?
Não existe uma resposta certa: você pode aplicar todas elas no seu negócio ao mesmo tempo, combinar algumas delas ou utilizar apenas uma. Tudo depende do momento da sua empresa e das ações que ele pede.
É possível ainda que a sua empresa ainda não tenha disponíveis informações para alimentar todos os modelos e produzir as devidas análises. É uma questão de entender como os modelos se adequam ou poderiam se adequar à realidade do seu negócio.
De qualquer forma, neste artigo você já conta com um excelente material para um planejamento estratégico inteligente e uma gestão otimizada. Baixe as planilhas gratuitas que disponibilizamos neste artigo e veja como um bom planejamento impacta os resultados do seu negócio! Para complementar seu planejamento estratégico, conheça também as 7 ferramentas da qualidade.
Dica extra para um planejamento eficaz:
Conheça pacotes de soluções completas e outros modelos prontos atualizados para fazer o planejamento estratégico adequado.
PACOTES DE SOLUÇÕES COMPLETAS:
Pacote de Planilhas de Estratégia Empresarial
Pacote de Planilhas e Apostilas de Plano de Negócios
13 PLANILHAS PRONTAS PARA CADA FERRAMENTA:
Gestão Estratégica Completa
Plano de negócios
Análise SWOT
5 Forças Competitivas de Porter
Canvas de Modelos de Negócio
Plano de Marketing
4 P’s – Mix de Marketing
Plano de Ação 5W2H
Matriz BCG
Balanced Scorecard (BSC)
Ciclo PDCA
Matriz GUT
Matriz ANSOFF