Planilha análise SWOT – Planejamento estratégico (matriz F.O.F.A – exemplo)

Planilha análise SWOT - Planejamento estratégico (matriz F.O.F.A - exemplo)Utilizando esta planilha da matriz SWOT você pode identificar as forças internas e externas que agem sobre a sua empresa e entender como elas podem influenciar no seu negócio.

A análise SWOT é uma das ferramentas consagradas da administração, utilizadas por empresas de todos os ramos e tamanhos. Com este modelo pronto é muito simples visualizar as forças e fraquezas (do ambiente interno) e oportunidades e ameaças (do ambiente externo).

Realize a análise SWOT para saber com clareza quais são suas vantagens competitivas e como utilizá-las para explorar brechas de mercado, encontrar pontos que pedem melhoria e mesmo identificar os fatores que podem ameaçar a continuidade do seu negócio.

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Como a análise SWOT pode contribuir para o planejamento estratégico?

A análise SWOT também é conhecida como Matriz SWOT e a sigla também é conhecida no Brasil como FOFA, que é sua versão em português. Esta é uma ferramenta administrativa que vai te auxiliar na mensuração de influências internas e externas e o quanto elas podem ser favoráveis ou desfavoráveis ao seu negócio.

As questões internas são aquelas que você pode agir para melhorar e que podem ser alteradas por meio da gestão: são os seus processos, sua equipe, seus recursos, sua imagem, etc. Já os elementos externos são aqueles que não é possível controlar, mas que por meio da gestão é possível aproveitar ou proteger-se deles. São questões de concorrência, legislação, cultura, mercado.

 

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Resumindo, a Matriz SWOT ajuda a visualizar o que nem sempre está claro sobre a relação da sua empresa com mercado e entender o que de interno e externo pode ajudar ou atrapalhar o seu negócio. Além disso, fornece insights para que você possa analisar o cenário corretamente e tirar o melhor de cada situação ao fazer o seu planejamento estratégico. Clique aqui e conheça o artigo com dicas e ferramentas de como fazer um planejamento estratégico eficaz!

As quatro etapas da análise SWOT

O nome da Matriz SWOT é uma sigla formada pelas iniciais de quatro fatores sobre o seu negócio. São elas que serão analisadas com a ajuda da ferramenta:

FORÇAS (Strenghts): São as vantagens oferecidas em relação ao mercado. Nesta etapa você deve levantar o diferencial competitivo da empresa, nível de conhecimento do segmento e tecnologias disponíveis, qualificação dos profissionais, reputação, imagem, recursos físicos, e outros fatores internos.

OPORTUNIDADES (Opportunities): Após identificar as forças, investigue como elas podem potencializar oportunidades de negócio. São avaliados aspectos como possíveis soluções para problemas sem atendimento satisfatório em nichos de mercado, influências sociais, políticas econômicas, tecnológicas e demais que possam ser favoráveis ao negócio.

FRAQUEZAS (Weaknesses): São fatores que impedem resultados potencialmente melhores, mas que podem ser trabalhados com a gestão. Nesta etapa são verificados aspectos como motivos que contribuem para reclamação por parte dos clientes, perda de vendas, ineficiência de campanhas de marketing, gargalos operacionais, baixa produtividade, entre outros fatores internos.

AMEAÇAS (Threats): Nesta etapa serão avaliados os fatores que possam representar ameaças ao negócio. Em relação as fraquezas, avalie quais são aquelas que se não trabalhadas corretamente podem impactar maior ameaça ao modelo de negócio. A entrada de novos players no mercado, oscilações econômicas, ambientais, adaptações a novas tecnologias, mudanças culturais e de legislação. Estas, entre outras, são influências externas que podem representar algum grau de ameaça para o negócio.

 

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Aplique a Matriz SWOT na sua empresa!

A Matriz SWOT oferece insights para aplicar na prática da sua gestão.

Com o uso desta metodologia é possível que você identifique questões complexas (como problemas de legislação e mudanças culturais, por exemplo), que pedem soluções elaboradas. São sinais que indicam que a médio ou longo prazo talvez seja preciso repensar e reinventar o negócio.

É possível também, por outro lado, que identifique questões pontuais que provocam resultados imediatos, como mudanças nos processos que geram mais produtividade, ou mesmo oportunidades de promoção sazonais que aumentam as vendas. Nesses casos, uma análise correta do ambiente e um posicionamento adequado pode ter grande impacto nos resultados.

Com a Matriz SWOT você pode ver com clareza o que de melhor a sua empresa tem a oferecer ao mercado e quais são os pontos de atenção.

Essas são informações importantes para desenvolver o seu planejamento e pensar o seu negócio de forma estratégica. Clique e conheça ferramentas completas de planejamento estratégico para serem combinadas com a análise SWOT.

A análise SWOT também pode ser usada para o seu desenvolvimento pessoal, identificando suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Clique aqui e acesse o modelo exclusivo de análise SWOT pessoal.

 

Conheça as metodologias complementares e faça download do modelo de planilhas clicando abaixo:

Plano de Ação 5W2H
Ciclo PDCA
Metodologia Kaizen – 5S
Matriz BCG
Matriz Ansoff
CANVAS – Modelo de negócio

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.