Conheça esta planilha de matriz Ansoff para elaborar seu planejamento estratégico. Trabalhe um plano de ação analisando as
variáveis para mercado e produto: Penetração de Mercado, Desenvolvimento de Mercado, Desenvolvimento de Produtos e
Diversificação.
Download da Planilha Excel Grátis - Matriz Ansoff
Como a matriz Ansoff contribui para o sucesso da empresa ou startup?
A matriz Ansoff é usada para análise de ambiente externo, com objetivo de elaborar um planejamento estratégico e ações de marketing a partir da identificação de oportunidades de crescimento para uma organização.
Conheça os 4 Fatores para análise da matriz Ansoff:
Penetração de Mercado:
Estratégias neste sentido são adotadas quando se pretende aumentar a participação do mercado atual atuando com os mesmos produtos ou serviços. As ofertas por meio de promoções são um exemplo disto.
Desenvolvimento de Mercado:
Acontece quando a organização deseja obter um crescimento de mercado oferecendo os seus produtos e serviços já existentes para segmento de mercado que ainda não está presente com seu portfólio. Abrir uma loja um novo local pode ser um exemplo para atingir novo público.
Desenvolvimento de Produtos:
Estratégias adotadas para desenvolver produtos a partir do segmento de mercado em que atua no momento. O aumento do mix de produtos para este mesmo segmento é um exemplo disso.
Diversificação:
Às vezes ficar só acontece quando a organização tem como objetivo desenvolver novos produtos e serviços para segmentos dos quais ainda não tenha nenhuma presença.
A Origem da matriz Ansoff:
Após a segunda guerra mundial ficava evidente que o sucesso de uma organização dependia da sua capacidade de atender demandas do mercado. Neste contexto a matriz Ansoff foi desenvolvida pelo professor e consultor russo Igor Ansoff para que as empresas fossem orientadas a focar sua atenção para o ambiente externo e seus fatores de influenciação.
Clique e conheça dicas de como fazer um planejamento estratégico eficaz!
Conheça outras ferramentas para planejamento estratégico e marketing:
Matriz SWOT
Balanced Scorecard + Mapa Estratégico
Plano de Marketing – 4Ps
Inbound Marketing
Uma resposta
Muito interessante para tomada de decisões!