R$20 de desconto!
Cupom: promocao20
*compras acima de R$100
R$20 de desconto! Cupom: promocao20 *compras acima de R$100

Planilha Plano de Marketing 4P’s – Kotler

Planilha excel exemplo Plano de Marketing 4P's - Kotler - Mix MarketingConheça esta planilha de plano de marketing 4Ps para desenvolver estratégias que vão além de abrir um negócio e começar a vender. Avalie as perguntas propostas na planilha para elaborar ações de marketing nos 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Download da Planilha Excel Grátis - Plano de Marketing 4Ps

Como obter resultados com os 4Ps do plano de marketing? 

O plano de marketing dos 4Ps (ou mix de marketing) é um conceito fundamental para desenvolver estratégias de vendas que atendam corretamente as demandas de mercado, promovam a fidelização de clientes e recorrência de receitas.

Trabalhar com a planilha do plano de marketing 4Ps vai te ajudar a identificar que não basta abrir um negócio e simplesmente fazer uma divulgação para sair vendendo. É necessário identificar as variáveis que impactam o empreendimento, como oferta e procura, além fatores internos e externos que possam influenciar a qualidade e volume das vendas.

banner organize suas ações de marketing

As variáveis analisadas nos 4Ps são:

PRODUTO:
Defina o que você está oferecendo. Pode ser considerado também como serviço. Avalie quais os benefícios esperados pelos clientes para solucionar necessidades relacionadas a:

-Variedade, Cores e Tamanhos.
-Qualidade, Design e Marca.
-Embalagem e Características.
-Garantias, Trocas e Serviços de apoio.
-Praticidade de uso, Manuseio e Entrega.

PREÇO:
Avalie quanto custa o produto ou serviço oferecido. O valor deve ser acessível e as estratégias de composição de preço devem ser efetivas em relação aos seguintes pontos:

-Lista de preços do catálogo.
-Descontos concedidos.
-Prazo e meios para pagamento.
-Critérios na concessão de crédito.
-Custo x benefício comparado ao mercado.

PRAÇA:
Entenda onde a ação de marketing acontece, como é o entorno e como é a interação com os postos de distribuição. Avalie estratégias para:

-Canais físicos e online para atendimento.
-Área de alcance do negócio.
-Localização de estoques.
-Distribuição e transporte de mercadorias.
-Diferenciação dos concorrentes locais.

PROMOÇÃO:
Defina como serão as estratégias para divulgação efetiva para o público de interesse:

-Identidade visual de produto e categorias.
-Produção conteúdo online.
-Assessoria de imprensa.
-Publicidade de divulgação.
-Atração de clientes e segmentação.

banner organize suas ações de marketing

Metodologias complementares:

O método dos 4Ps de mix de marketing (ou Composto de Marketing) foi difundido pelo consultor e professor norte-americano Philip Kotler e passou a ser estendido para os 6 P’s, 8 P’s e 8 P’s do marketing digital.

Clique e conheça dicas de como fazer um planejamento estratégico eficaz!

Faça o download das planilhas Excel abaixo para aprofundar sua estratégia de negócio além do plano de marketing 4Ps:

Marketing Inbound – Funil de Vendas
Análise SWOT
BSC – Balanced Scorecard
Plano de ação 5H2H
Matriz BCG
Matriz Ansoff
CANVAS – Modelo de negócio

 

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução

Sou gestor de negócios digitais, curador de conteúdos empresariais e educador financeiro. Formado em administração (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico, gestão de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu pedalo, faço trilhas, viajo e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.

Compartilhe com seus colegas de trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos Relacionados

Baixe agora a planilha grátis!

Nos ajude a melhorar sua experiência antes?