Conheça esta planilha de plano de marketing 4Ps para desenvolver estratégias que vão além de abrir um negócio e começar a vender. Avalie as perguntas propostas na planilha para elaborar ações de marketing nos 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Download da Planilha Excel Grátis - Plano de Marketing 4PsComo obter resultados com os 4Ps do plano de marketing?
O plano de marketing dos 4Ps (ou mix de marketing) é um conceito fundamental para desenvolver estratégias de vendas que atendam corretamente as demandas de mercado, promovam a fidelização de clientes e recorrência de receitas.
Trabalhar com a planilha do plano de marketing 4Ps vai te ajudar a identificar que não basta abrir um negócio e simplesmente fazer uma divulgação para sair vendendo. É necessário identificar as variáveis que impactam o empreendimento, como oferta e procura, além fatores internos e externos que possam influenciar a qualidade e volume das vendas.
As variáveis analisadas nos 4Ps são:
PRODUTO:
Defina o que você está oferecendo. Pode ser considerado também como serviço. Avalie quais os benefícios esperados pelos clientes para solucionar necessidades relacionadas a:
-Variedade, Cores e Tamanhos.
-Qualidade, Design e Marca.
-Embalagem e Características.
-Garantias, Trocas e Serviços de apoio.
-Praticidade de uso, Manuseio e Entrega.
PREÇO:
Avalie quanto custa o produto ou serviço oferecido. O valor deve ser acessível e as estratégias de composição de preço devem ser efetivas em relação aos seguintes pontos:
-Lista de preços do catálogo.
-Descontos concedidos.
-Prazo e meios para pagamento.
-Critérios na concessão de crédito.
-Custo x benefício comparado ao mercado.
PRAÇA:
Entenda onde a ação de marketing acontece, como é o entorno e como é a interação com os postos de distribuição. Avalie estratégias para:
-Canais físicos e online para atendimento.
-Área de alcance do negócio.
-Localização de estoques.
-Distribuição e transporte de mercadorias.
-Diferenciação dos concorrentes locais.
PROMOÇÃO:
Defina como serão as estratégias para divulgação efetiva para o público de interesse:
-Identidade visual de produto e categorias.
-Produção conteúdo online.
-Assessoria de imprensa.
-Publicidade de divulgação.
-Atração de clientes e segmentação.
Metodologias complementares:
O método dos 4Ps de mix de marketing (ou Composto de Marketing) foi difundido pelo consultor e professor norte-americano Philip Kotler e passou a ser estendido para os 6 P’s, 8 P’s e 8 P’s do marketing digital.
Clique e conheça dicas de como fazer um planejamento estratégico eficaz!
Faça o download das planilhas Excel abaixo para aprofundar sua estratégia de negócio além do plano de marketing 4Ps:
Marketing Inbound – Funil de Vendas
Análise SWOT
BSC – Balanced Scorecard
Plano de ação 5H2H
Matriz BCG
Matriz Ansoff
CANVAS – Modelo de negócio