Planilha Matriz BCG – modelo para planejamento estratégico

Planilha Matriz BCG - modelo para planejamento estratégico - planilha de modelo pronta no excelAnalise seu portfólio de produtos e serviços com esta planilha pronta de Matriz BCG. Basta mensurar as estatísticas sobre seu portfólio para obter um gráfico comparativo dos produtos / serviços como referência para iniciar seu plano de marketing. 

 

 Download da planilha Grátis – Matriz BCG

 

Como obter um bom planejamento estratégico com a matriz BCG

A matriz BCG foi desenvolvida para que você possa avaliar a sua linha de produtos em relação ao Crescimento de mercado, Market share, Market share do principal concorrente, Market share relativo.
A partir desta análise você terá informações para identificar possíveis estratégias em relação ao ciclo de vida do produto para ampliar sua participação no mercado, conservar a participação atual do mercado, aproveitar melhor os resultados obtidos com um produto / serviço ou mesmo para excluir determinado item do portfólio.

Clique e conheça dicas de como fazer um planejamento estratégico eficaz!

 

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Conheça os 4 perfis de produtos / serviços identificados por meio da Matriz BCG

 

ESTRELA
São produtos que possuem uma alta participação de mercado com alta taxa de crescimento. Este estágio requer investimento constante, até que o produto possa se consolidar e tornar-se o perfil de “vaca leiteira”.

 

VACA LEITEIRA
São chamados os produtos com alta participação de mercado em baixa taxa de crescimento. Neste estágio requerem baixa necessidade de investimento, tornando-se um ótimo gerador de receitas e caixa excedente para organização, até que possa ser ameaçado ao perfil de produto “abacaxi”.

 

ABACAXI
Possuem uma participação pequena em um mercado com baixa taxa de crescimento. É comum que neste estágio o produto gere baixo retorno nos lucros da organização ou até mesmo prejuízos. Neste estágio é necessário avaliar a possibilidade da sua exclusão do portfólio caso o mesmo tenha um considerável custo para recuperação.

 

EM QUESTIONAMENTO
São produtos com baixa participação em um mercado com altas taxas de crescimento. Este estágio requer uma análise para verificar riscos e retornos ao investir recursos em seu desenvolvimento. O produto em questionamento pode ser impulsionado para aumentar sua participação de mercado, tornando-se o perfil produto “estrela”, ou mesmo correr o risco de se tornar um perfil “abacaxi”.

 

Encontre o Ponto de equilíbrio

É importante considerar que normalmente uma organização terá um portfólio de produtos variados, com diferentes taxas de crescimento e participação de mercado.
Portanto, alguns produtos exigirão investimentos financeiros e darão prejuízo até que possam obter o equilíbrio no fluxo de caixa, enquanto produtos de baixo crescimento e boa participação de mercado costumam gerar um excesso de caixa.

 

Conheça outras planilhas para seu planejamento estratégico:

Forças de Porter
Matriz SWOT
BSC – Balanced Scorecard
Plano de Marketing – 4Ps
Matriz Ansoff

 

Saiba mais informações sobre Matriz BCG nos links abaixo:

Gráficos de ciclo de vida de produtos

Bruce Henderson (Autor da Matriz BCG)

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.