Analise seu portfólio de produtos e serviços com esta planilha pronta de Matriz BCG. Basta mensurar as estatísticas sobre seu portfólio para obter um gráfico comparativo dos produtos / serviços como referência para iniciar seu plano de marketing.
Download da Planilha Excel Grátis - Matriz BCGComo obter um bom planejamento estratégico com a matriz BCG
A matriz BCG foi desenvolvida para que você possa avaliar a sua linha de produtos em relação ao Crescimento de mercado, Market share, Market share do principal concorrente, Market share relativo.
A partir desta análise você terá informações para identificar possíveis estratégias em relação ao ciclo de vida do produto para ampliar sua participação no mercado, conservar a participação atual do mercado, aproveitar melhor os resultados obtidos com um produto / serviço ou mesmo para excluir determinado item do portfólio.
Clique e conheça dicas de como fazer um planejamento estratégico eficaz!
Conheça os 4 perfis de produtos / serviços identificados por meio da Matriz BCG
ESTRELA
São produtos que possuem uma alta participação de mercado com alta taxa de crescimento. Este estágio requer investimento constante, até que o produto possa se consolidar e tornar-se o perfil de “vaca leiteira”.
VACA LEITEIRA
São chamados os produtos com alta participação de mercado em baixa taxa de crescimento. Neste estágio requerem baixa necessidade de investimento, tornando-se um ótimo gerador de receitas e caixa excedente para organização, até que possa ser ameaçado ao perfil de produto “abacaxi”.
ABACAXI
Possuem uma participação pequena em um mercado com baixa taxa de crescimento. É comum que neste estágio o produto gere baixo retorno nos lucros da organização ou até mesmo prejuízos. Neste estágio é necessário avaliar a possibilidade da sua exclusão do portfólio caso o mesmo tenha um considerável custo para recuperação.
EM QUESTIONAMENTO
São produtos com baixa participação em um mercado com altas taxas de crescimento. Este estágio requer uma análise para verificar riscos e retornos ao investir recursos em seu desenvolvimento. O produto em questionamento pode ser impulsionado para aumentar sua participação de mercado, tornando-se o perfil produto “estrela”, ou mesmo correr o risco de se tornar um perfil “abacaxi”.
Encontre o Ponto de equilíbrio
É importante considerar que normalmente uma organização terá um portfólio de produtos variados, com diferentes taxas de crescimento e participação de mercado.
Portanto, alguns produtos exigirão investimentos financeiros e darão prejuízo até que possam obter o equilíbrio no fluxo de caixa, enquanto produtos de baixo crescimento e boa participação de mercado costumam gerar um excesso de caixa.
Conheça outras planilhas Excel para seu planejamento estratégico:
Forças de Porter
Matriz SWOT
BSC – Balanced Scorecard
Plano de Marketing – 4Ps
Matriz Ansoff
Saiba mais informações sobre Matriz BCG nos links abaixo:
Gráficos de ciclo de vida de produtos
Bruce Henderson (Autor da Matriz BCG)