Planilha 5 Forças de Porter – Estratégia competitiva

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Utilize esta planilha exemplo das 5 Forças de Porter para analisar o ambiente competitivo do seu negócio e desenvolver estratégias para os fatores relacionados a Rivalidade entre os concorrentes, Poder de negociação dos clientes, fornecedores, Ameaça de entrada de novos concorrentes e produtos substitutos.

 

Download da planilha Grátis – 5 Forças de Porter – Excel Solução

 

 

Como utilizar as 5 Forças de Porter?

Esta metodologia foi desenvolvida por Michael Porter, professor da Harvard Business School, e apresentada no artigo “Como as forças competitivas moldam a estratégia”.
As 5 Forças de Porter permitem a análise do grau de atratividade do segmento e apontam que a competição de mercado vai além da rivalidade entre as empresas. Para isso, Porter sugere que há uma força competitiva central relacionada diretamente a outras forças, clique na imagem abaixo:

 

5 forças de porter - exemplo estratégia competitiva - rivalidade entre concorrentes

 

Conheça os principais aspectos das 5 Forças de Porter:

 

Rivalidade entre os concorrentes:

-Avaliar fatia de mercado X taxas de crescimento anual X crescimento do setor.
-Comparativo de custos fixos X variáveis e simulação de possíveis mudanças de crescimento e adequação a variação de demanda.
-Diferenciação do produto / serviço em relação aos concorrentes.
-Avaliar a quantidade X diversidade X grau de influência dos concorrentes.

 

Poder de negociação dos clientes:

-Percepção de qualidade do produto em relação a possíveis substitutos ou concorrentes.
-Exigências em relação a flexibilização de prazos de pagamento e entrega.
-Custos relativos para empresa mudar de clientes x custos para os clientes trocarem de produto.
-Grau de diferenciação e marca do produto percebidos pelo cliente em relação aos concorrentes.

 

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Poder de negociação dos fornecedores:

-Grau de dependência do fornecedor ou em relação a exclusividade no fornecimento.
-Custos inerentes a mudança de fornecedor.
-Grau de flexibilidade na negociação de prazos de pagamento.
-Regularidade dos prazos de entrega.

 

Ameaça de entrada de novos concorrentes:

-Acesso a canais de distribuição e matérias primas.
-Uso e adaptações tecnológicas.
-Imagem da marca e diferenciação de produto / serviço.
-Necessidades de investimentos e custos de adaptação.
-Exigências de regulamentação para novos entrantes.

 

Ameaça de produtos substitutos:

-Avaliar o risco de substituição do produto ou serviço e qual prazo estimado para isso.
-Mensurar os custos de mudança de fatores de produção, desenvolvimento e tecnologias para realizar a substituição.
-Projeção do ciclo de vida do produto ou serviço e adaptações de acordo com as real demanda e dinâmica de mercado.

 

Clique e conheça dicas de como fazer um planejamento estratégico eficaz!

 

Clique abaixo e conheça as ferramentas complementares para ampliar sua visão estratégica:

 

Matriz SWOT
Balanced Scorecard + Mapa Estratégico
4PS do Marketing
Canvas – Modelo de negócio
Matriz Ansoff
Ciclo PDCA + MASP

 

 

 

Referências sobre 5 forças de Porter no portal administração

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.