Utilize esta planilha exemplo das 5 Forças de Porter para analisar o ambiente competitivo do seu negócio e desenvolver estratégias para os fatores relacionados a Rivalidade entre os concorrentes, Poder de negociação dos clientes, fornecedores, Ameaça de entrada de novos concorrentes e produtos substitutos.
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Como utilizar as 5 Forças de Porter?
Esta metodologia foi desenvolvida por Michael Porter, professor da Harvard Business School, e apresentada no artigo “Como as forças competitivas moldam a estratégia”.
As 5 Forças de Porter permitem a análise do grau de atratividade do segmento e apontam que a competição de mercado vai além da rivalidade entre as empresas. Para isso, Porter sugere que há uma força competitiva central relacionada diretamente a outras forças, clique na imagem abaixo:
Conheça os principais aspectos das 5 Forças:
Rivalidade entre os concorrentes:
-Avaliar fatia de mercado X taxas de crescimento anual X crescimento do setor.
-Comparativo de custos fixos X variáveis e simulação de possíveis mudanças de crescimento e adequação a variação de demanda.
-Diferenciação do produto / serviço em relação aos concorrentes.
-Avaliar a quantidade X diversidade X grau de influência dos concorrentes.
Poder de negociação dos clientes:
-Percepção de qualidade do produto em relação a possíveis substitutos ou concorrentes.
-Exigências em relação a flexibilização de prazos de pagamento e entrega.
-Custos relativos para empresa mudar de clientes x custos para os clientes trocarem de produto.
-Grau de diferenciação e marca do produto percebidos pelo cliente em relação aos concorrentes.
Poder de negociação dos fornecedores:
-Grau de dependência do fornecedor ou em relação a exclusividade no fornecimento.
-Custos inerentes a mudança de fornecedor.
-Grau de flexibilidade na negociação de prazos de pagamento.
-Regularidade dos prazos de entrega.
Ameaça de entrada de novos concorrentes:
-Acesso a canais de distribuição e matérias primas.
-Uso e adaptações tecnológicas.
-Imagem da marca e diferenciação de produto / serviço.
-Necessidades de investimentos e custos de adaptação.
-Exigências de regulamentação para novos entrantes.
Ameaça de produtos substitutos:
-Avaliar o risco de substituição do produto ou serviço e qual prazo estimado para isso.
-Mensurar os custos de mudança de fatores de produção, desenvolvimento e tecnologias para realizar a substituição.
-Projeção do ciclo de vida do produto ou serviço e adaptações de acordo com as real demanda e dinâmica de mercado.
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Referências sobre 5 forças de Porter no portal administração