A metodologia das 5 forças de porter considera que a dinâmica de concorrência em um ambiente competitivo é mais complexa do que simplesmente a concorrência direta entre empresas. Essa visão abrangente da competição permite analisar o mercado em profundidade e interagir com a concorrência de acordo com sua missão, visão e valores.

5 Forças de Porter no Planejamento Estratégico

As cinco forças competitivas de Porter são o poder de barganha dos clientes e dos fornecedores, rivalidade entre concorrentes, ameaça de novos entrantes e ameaça de substitutos. Com esta ferramenta, você tem uma perspectiva melhor da concorrência e da viabilidade do negócio, pode comparar duas empresas e conferir análises automáticas com gráficos e indicadores.
Confira quais são os recursos e funcionalidades desta planilha:

Concorrentes

A primeira das 5 forças de Porter é a rivalidade entre os concorrentes. Responda a perguntas sobre o quanto as empresas do segmento estão estabelecidas, quanto do mercado elas conseguem atender e se há diversidade entre os players.

Clientes

Sobre os clientes, responda se eles são sensíveis a mudanças nos preços, se há escassez de clientes no setor, qual o volume de compras e como é a fidelização no setor. Para cada uma, indique o quanto concorda e qual o peso dessa variável.

Fornecedores

Para analisar o poder de barganha dos fornecedores, responda perguntas sobre temas como a variação do preço nos insumos necessários para a sua produção, sobre a quantidade de fornecedores no mercado e a dificuldade em uma possível troca de parceiros.

Novos entrantes

Avalie também o risco da entrada de novos concorrentes no mercado. Para isso, responda sobre o custo para começar um negócio na sua indústria, a escassez dos pontos de venda e se novas tecnologias anulariam possíveis barreiras de entrada.

Produtos substitutos

A última força que você deverá analisar é a ameaça de produtos substitutos. Avalie a possibilidade de seus produtos ser diretamente substituídos pela concorrência, o custo da mudança e o grau de inovação na sua indústria.

Matriz de Porter

Como resultado das análises das etapas anteriores, aqui você confere como as forças se distribuem de acordo com cada ponto que você avaliou. Confira na matriz quais os fatores competitivos que são mais importantes mercado em que você atua.

Análise de Porter

A análise mostra um índice geral de competitividade, que sintetiza todos os aspectos do seu estudo da concorrência. Veja também o índice para cada força, com indicação de qual merece mais atenção e um diagnóstico para cada ponto avaliado.

Dashboard

O painel de controle mostra indicadores de desempenho para cada força e gráficos sobre os fatores de análise. A seção de competitividade exibe o índice geral, a sua melhor e pior força e um comparativo do seu desempenho em cada avaliação.

Planilha das 5 Forças de Porter em Excel

a partir de

R$ 150,00

Sua compra protegida