Calcular preço de venda de um produto é uma tarefa que envolve uma série de variáveis e deve levar em conta aspectos tanto financeiros quanto estratégicos. Com as ferramentas que a planilha para calcular preço de venda de produtos oferece, você pode considerar todos os fatores relacionados à produção de um produto para definir o seu preço final.

Como calcular preço de venda de produtos?

Assim como na planilha de orçamento de prestação de serviços, é preciso avaliar os custos fixos, de produção e a margem de lucro pretendida para compor o preço de venda de seu produto. Você ainda pode fazer análises específicas por produto e avaliar o seu preço em relação à concorrência.
Confira quais são os recursos e funcionalidades desta planilha:

Cadastros

Antes de calcular o preço de venda, é preciso registrar algumas informações necessárias sobre seus produtos na planilha de custos. Indique as matérias primas utilizadas e seu custo de produção, os produtos e os materiais utilizados para produzi-los e os impostos e comissões que incidem sobre as mercadorias.

Precificação de Produtos

O cálculo da formação do preço de venda é feito a partir dos custos com matérias primas, mão de obra empregada e embalagem. A este custo com o produto é adicionada a margem de lucro, os impostos e comissões. O preço final de seu produto é a soma de todos estes valores e aparece destacado na tabela.

Cálculo de Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio de um produto é a quantidade de unidades deste que deve ser vendida para que que a soma dos custos, impostos e comissões seja equivalente ao total das receitas. Calcule o ponto de equilíbrio geral ou por produto a partir da relação de seus custos fixos e de produção.

Análise da Concorrência

O estudo dos seus competidores e de seus preços é uma parte estratégica da precificação e que você pode trabalhar após calcular preço de venda. Compare o preço do seu produto com o equivalente oferecido pela concorrência e verifique se o valor cobrado é competitivo neste mercado.

Relatórios em Excel

A área de relatórios apresenta um cenário de vendas, onde você pode comparar sua projeção com a quantidade que de fato foi vendida e verificar se o ponto de equilíbrio foi atingido. Veja também a análise em rankings de maiores preços finais e margens de contribuição por produto, média de preço dos concorrentes e custos fixos.

Dashboards

Na área de dashboards você encontra as análises do seu estudo de precificação com indicadores e gráficos. No geral, veja a quantidade de produtos cadastrados, o custo, preço de venda e margem de contribuição médios e o ponto de equilíbrio. No específico, selecione um produto para acessar as análises sobre ele.

Planilha para Calcular Preço de Venda de Produtos em Excel

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