Saiba como fazer o Estudo de Viabilidade Econômica no Excel para um modelo de negócio lucrativo

As ferramentas de estudo de viabilidade econômica permitem analisar o retorno do seu investimento considerando diferentes fatores, como o tempo para reaver o valor investido e a taxa de rentabilidade do negócio.

 

Então você elaborou o seu modelo de negócio: decidiu o mercado em que irá atuar, aprendeu bastante sobre a concorrência e definiu qual é o diferencial que seu novo empreendimento tem para oferecer. Pensou na estrutura da empresa, em possíveis parcerias, no público que deseja conquistar e como será o seu marketing para atraí-lo.

Muito bom até aqui. Ter a sua empresa bem clara na imaginação é um bom primeiro passo. Tudo começa com as ideias: primeiro, você imagina o projeto de negócio, depois, trabalha em ideias que possibilitem a concretização de cada um dos aspectos que idealizou para esse projeto.

Estudo de Viabilidade Econômica

A etapa seguinte é decisiva e pode ser delicada, mas precisa ser enfrentada por quem deseja chamar a si mesmo de empreendedor. É a hora de colocar as suas ideias à prova – isto é, na planilha – e ver se e até que ponto elas são possíveis e se sustentam na prática com um estudo de viabilidade econômica.

A seguir, aprenda mais sobre projeções de retorno de investimento, alguns indicadores em que se baseiam essas análises e confira algumas ferramentas de planejamento estratégico para examinar a viabilidade econômica do seu negócio.

 

Fluxo de caixa e indicadores de retorno de investimento

Todas as previsões de retorno serão fundamentadas no fluxo de caixa projetado, ou seja, baseadas numa provisão de receitas e despesas definida para o seu negócio a partir de como você imagina que ele irá funcionar.

Imaginar diferentes cenários possíveis também é importante ao elaborar essas projeções. A sua estratégia é pensada para um cenário otimista ou pessimista? Se a realidade se mostrar diferente, por exemplo, da provisão de receitas futuras que você considerou, a estratégia muda?

A versão completa da planilha de plano de negócios pode ser uma ferramenta muito útil para começar a organizar as ideias e pensar no projeto de negócio em termos práticos. Como costumam dizer, o papel e a imaginação aceitam qualquer coisa, mas o Excel é implacável.

O modelo pronto de plano de negócios te ajudará a estruturar o seu empreendimento em termos de estratégia, marketing, finanças e fornece uma série de recursos para análises.

Clique aqui e acesse o artigo passo a passo do Plano de negócios + Canvas

 

Entre os recursos oferecidos estão os estudos de viabilidade econômica, que aparecem em três indicadores distintos e cada um deles avalia o investimento por uma perspectiva diferente. Assim como já discutimos no artigo sobre indicadores de desempenho, escolher quais métricas monitorar depende das suas prioridades. Vamos conhece-las:

 

• Valor presente líquido (VPL):

Este indicador atualiza a projeção de entradas de valores futuros para o quanto elas valeriam no momento presente, considerando que o valor de um mesmo montante de capital é variável ao longo do tempo.

Na fórmula básica do valor presente líquido, o investimento inicial é deduzido do valor presente: VPL = VP – investimento inicial, onde o valor presente é adequado considerando um período de tempo e uma taxa de juros.

Estudo de Viabilidade Econômica

 

• Taxa interna de retorno (TIR):

Este valor mede o quão rentável é a remuneração do capital investido se considerado um determinado intervalo de tempo. O valor do TIR é expresso em uma porcentagem que indica a taxa de retorno, o que simplifica a comparação com outras opções de investimento.

 

• Payback:

Este indicador é expresso em uma unidade de tempo, que corresponde ao período necessário para que o lucro líquido seja equivalente ao montante investido. Esta métrica, portanto, considera o prazo para o retorno do investimento.

 

Planilha de estudos de viabilidade econômica

O modelo de plano de negócios é bastante útil para a estruturação de projetos de negócio desde as primeiras ideias, porque considera o negócio como um todo em diversas esferas. Você pode conhecer outras ferramentas de planejamento estratégico lendo este artigo.

A planilha de estudo de viabilidade econômica é específica para análises de retorno e permite configurar e avaliar as projeções por diferentes perspectivas (tempo de retorno, rentabilidade, etc) e considerar investimentos ao longo do tempo.

O modelo também permite criar cenários diferentes (otimista ou pessimista), além de fazer todos os cálculos e gerar recursos gráficos automaticamente.

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.