Plano de negócios: Passo a passo para usar o modelo pronto no Excel + Canvas

O modelo de plano de negócios permite que você reúna todas as informações, faça análises e estude a viabilidade do seu projeto com uma única ferramenta.

 

Se você pretende começar uma nova empresa ou implementar uma mudança significativa em um empreendimento que já existe, o plano de negócios é uma ferramenta essencial para o seu projeto.

Ele te ajuda a visualizar a sua operação, formatar os seus processos e também a entender se o modelo de negócios que você propõe é viável ou se precisa ser melhor trabalhado.

Tirar uma empresa do papel demanda recursos, tempo e energia e já concordamos que o planejamento é a melhor forma de começar a investir os seus esforços.

Organizar as suas ideias e visualizá-las de maneira mais interconectada minimiza os riscos e ameniza não só as suas dúvidas, mas facilita a apresentação do projeto para eventuais parceiros ou investidores.

Conheça a versão completa da planilha de modelo de plano de negócios clicando aqui e obtenha um modelo pronto para inserir as informações da sua empresa ou projeto.

Leia mais nos próximos parágrafos sobre como fazer o seu plano de negócios: os aspectos trabalhados, o que considerar e como estas informações se relacionam.

 

 

Início do Plano de Negócios

Comece a trabalhar no seu plano de negócios descrevendo a sua empresa: nome, razão social, endereços, contatos, formato jurídico, CNPJ, tipo de imposto.

Detalhe também a estrutura societária com informações sobre os envolvidos, qual a sua participação no negócio e como cada um deles contribui.

Complete esta etapa com as informações sobre as áreas que compõem a sua empresa e as equipes que trabalham em cada uma delas.

 

Modelagem

Você já descreveu a sua empresa de um modo mais cru, agora pode começar a trabalhar para dar forma às suas ideias. Para esta seção, utilizaremos as ferramentas Canvas curva de valor.

Para elaborar o Canvas, é necessário que você responda a perguntas-chave sobre o seu negócio, divididas nos blocos valor, clientes, canais, relacionamento, atividades, recursos, parcerias, receita e custos.

A ferramenta Canvas utiliza as suas respostas para criar um mapa visual da essência da sua empresa. Com ele, você poderá avaliar se há inconsistências ou contradições no planejamento até este ponto.

A curva de valor permite avaliar o seu negócio em relação ao ambiente externo. Você deverá determinar os atributos principais da sua empresa e comparar o seu desempenho nesses quesitos ao dos seus principais concorrentes.

O seu modelo de negócios se sustenta? De acordo com essas análises, é viável colocá-lo em prática?

Se você chegou à conclusão que não, talvez seja necessário trabalhar um pouco mais as suas ideias. Se você avaliar que sim – o seu negócio faz sentido! – pode avançar para a próxima seção e começar a pensar em estratégias.

 

planilha excel plano de negócios - modelagem canvas

Modelagem, Planilha Plano de Negócios – Luz

Estratégia

O desenvolvimento da estratégia deve começar com a definição das suas diretrizes: os famosos missão, visão e valores.

Cada proposta de ação ao longo do plano de negócios deve estar de acordo com esses princípios: elas representam a identidade do seu empreendimento.

Em seguida vem o estudo das forças competitivas dos diversos atores em um ambiente de concorrência. Complete esta parte respondendo às perguntas do modelo, refletindo o quanto você concorda com cada afirmação e qual a relevância do ponto levantado para o seu negócio.

Esta ferramenta permite visualizar a concorrência além da simples competição com outras empresas. Esta análise será muito útil para compreender o seu cenário e entender que públicos priorizar ao desenvolver a sua estratégia.

A Análise SWOT também é uma ferramenta útil para o estudo da relação do seu negócio com o mercado. Neste modelo de plano de negócios, classifique cada fator interno nas categorias força/fraqueza e externo nas categorias oportunidade/ameaça.

Para finalizar a definição da estratégia, é necessário definir as metas do seu negócio e os planos de ação para alcançá-las.

Uma meta está sempre relacionada a uma área responsável específica, um formato e uma previsão. O formato pode ser numérico, monetário ou percentual, de acordo com o item analisado. A previsão será comparada com o que foi efetivamente realizado ao final do período.

Os planos de ação são formados por propostas de como fazer para atingir as metas definidas. Eles estão sempre relacionados a um funcionário responsável, têm uma data limite para conclusão e um status para acompanhamento.

Finalizando a parte de estratégia do seu plano de negócios, podemos partir para a elaboração de um plano de marketing.

 

planilha excel plano de negócios - Estratégia

Estratégia, Planilha Plano de Negócios – Luz

.

Marketing

De acordo com os 4 Ps de Kotler, que avalia quatro esferas para desenvolver o seu plano de marketing, primeiro você deve responder às perguntas sobre o seu produto. O que você está oferecendo a seus clientes? Que benefícios eles esperam de seu produto ou serviço?

Com isso definido, vamos estudar questões de preço. Responda às perguntas para definir o posicionamento do seu negócio e o modelo apresentará um direcionamento para a sua estratégia de precificação.

Em praça você vai definir quais são os canais pelos quais você distribui e vende os seus produtos. Na área de promoção, você deve indicar o quanto planeja investir em marketing.

Na última seção, relacione o tamanho total do mercado que você deseja atingir com a fatia do mercado que você pretende atender. Essa relação deve estar de acordo com o que você vislumbrou nas primeiras etapas do seu plano de negócios – senão, é possível que você tenha de voltar e rever alguns passos do seu planejamento.

 

Finanças

A seção financeira é uma parte crucial para o modelo de plano de negócios. São as informações inseridas nela que vão alimentar relatórios e análises de retorno e viabilidade.

A partir das informações de precificação – custos de produção, impostos e lucro esperado –, você tem o preço com o qual o seu produto deverá ser oferecido ao mercado.

Estas definições de preço vão servir de base para as projeções de faturamento do seu negócio, isto é, o quanto as suas vendas gerarão em receita.

Para finalizar, complete com as suas informações de estrutura de custos, composta por: investimento inicial (prévio ao funcionamento do negócio), os investimentos ao longo do tempo (que mantêm o negócio funcionando, relacionados à depreciação) e os custos fixos (inerentes à operação).

 

planilha excel plano de negócios - projeção finanças

Finanças, Planilha Plano de Negócios – Luz

Relatórios, Dashboards e Sumário Executivo

Chegamos à parte final e mais interessante do modelo de plano de negócios, onde você encontrará consolidadas as informações inseridas até aqui. Na seção de relatórios:

Estratégia: um resumo das forças competitivas, da sua análise SWOT e os resultados das metas e planos e ação que você propôs.

Marketing: as principais definições em relação ao tamanho de mercado, os seus investimentos em promoção e estratégias de preço.

Finanças: informações de retorno e os indicadores do seu negócio detalhados ano a ano.

 

planilha excel plano de negócios - projeção finanças dashboardas

Dashboards, Planilha Plano de Negócios – Luz

 

Além disso, a área de dashboards reúne os seus dados de modo gráfico, facilitando as análises. São divididas em:

Viabilidade: os indicadores do sucesso do seu negócio. Informações sobre o retorno do seu investimento e o ponto de equilíbrio.

Financeiro: visualize os indicadores de receitas, despesas e lucratividade.

Projeções: acesse gráficos dos seus indicadores separados por ano.

Cenários: faça projeções otimistas ou pessimistas do desempenho da sua empresa.

Estratégia: suas análises e planos de ação demonstrados de modo visual.

Marketing: acompanhe, controle e analise os seus investimentos em promoção.

O sumário executivo é uma área da planilha que reúne as informações prontas e compiladas para impressão. Este documento sintetiza todo o seu planejamento, reunindo os pontos mais importantes de cada área trabalhada

Este é um bom resumo que você pode mostrar aos interessados no seu negócio. Apresentar um bom plano de negócios mostra a possíveis parceiros que você elaborou o seu planejamento de modo racional e organizado.

Clique aqui e conheça a versão completa do modelo pronto do plano de negócios.

 

 

Dicas Extras para um plano de negócios eficaz:

Ferramentas para um Estudo de Viabilidade Econômica
Ferramentas para um Planejamento estratégico empresarial 

Pacote de Planilhas de Estratégia Empresarial
Pacote de Planilhas e Apostilas de Plano de Negócios

Passo a passo para elaborar o plano de negócios de sua empresa – SEBRAE
Como elaborar um plano de negócio – SEBRAE

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.