Indicadores de Desempenho: Saiba o que são os KPIs e conheça os indicadores de qualidade

Os KPIs são as métricas fundamentais para a sua gestão. Saber identificá-las e fazer esse acompanhamento de perto pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio. Conheça os principais indicadores de desempenho a seguir.

 

O que faz um projeto ser bem-sucedido?

A resposta mais simples para essa questão talvez seja “trazer bom retorno financeiro”. De fato: em um empreendimento cujo objetivo é gerar valor, ser capaz de lucrar é sem dúvida um sinal de sucesso.

Essa resposta ainda é bastante satisfatória quando o projeto de que estamos falando é, por exemplo, uma ação para incrementar as vendas ou talvez o lançamento de um novo produto. Nesses casos, o movimento positivo do caixa também é um bom resultado difícil de questionar.

Mas o que acontece quando a ação em questão não envolve exatamente o caixa da empresa? Como avaliar um projeto que é pensado para impactar o resultado de modo indireto, ou mesmo avaliar o resultado da empresa para além dos números de lucratividade?

Conheça os indicadores de desempenho e como eles podem ajudar a medir o seu sucesso além dos indicadores financeiros.

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KPIs são as suas métricas chave

Os indicadores de desempenho também são conhecidos como KPIs. Esta é a sigla em inglês para key performance indicators ou “indicadores chave de performance”, numa tradução livre.

Pense em uma empresa e tudo o que pode ser medido a respeito de sua atividade: dinheiro em caixa, número de funcionários, taxa de lucratividade, qualidade dos produtos, endividamento, valor de mercado, reputação… há uma infinidade de métricas a respeito dela.

Cada uma dessas métricas são resultados de uma análise da empresa a partir de uma perspectiva diferente, portanto cada uma pode ser utilizada como um parâmetro diferente de sucesso. Os KPIs serão, entre todas essas, aquelas métricas que pedem um acompanhamento mais atento. São métricas às quais você deve dar atenção porque funcionam bem como medidas de sucesso específicas para o seu projeto.

A resposta para “quais métricas utilizar?” é tão pessoal e subjetiva quanto a resposta para “o que faz um projeto ser bem-sucedido?” do início do texto. Assim como tudo o que envolve empreender, não existe fórmula ou mágica. Para adotar os indicadores de performance ideais como medida de sucesso do seu negócio, é preciso levar em consideração o seu ramo, a sua estratégia, o cenário….

Embora a definição de KPIs seja particular para cada empresa, existem alguns indicadores de desempenho consagrados e algumas ferramentas que podem ajudar e facilitar a implementar as métricas na sua gestão. Confira alguns exemplos de indicadores para utilizar no seu negócio:

 

Indicadores Estratégicos

Analisar indicadores estratégicos envolve sempre comparar a empresa descrita na sua missão, visão e valores ao seu cenário real. Essa comparação geralmente passa pela avaliação processos pelos quais a empresa opera. Leia mais sobre o tema no artigo sobre ferramentas para aplicar no seu planejamento estratégico.

Conheça os principais indicadores de desempenho estratégico:

5W2H: facilita a organização dos processos necessários para colocar o seu plano de ação em prática. O modelo divide problemas mais complexos em tarefas menores, além de permitir que os envolvidos acompanhem como está sendo a evolução do projeto.

Baixe aqui a planilha 5W2H

 

Plano de Marketing: é possível pensar na estratégia de mercado e montar um plano estruturado a partir de quatro dimensões básicas: produto, preço, praça e promoção.

Baixe aqui a planilha de plano de marketing

 

Balanced Scorecard (BSC): permite desenvolver uma estratégia ainda mais ampla analisando outros quatro fatores do negócio e como eles se relacionam: finanças, clientes, processos e aprendizagem.

Baixe aqui a planilha balanced scorecard (BSC)

 

Ciclo PDCA + MASP: é uma metodologia de gestão que aborda a solução de problemas a partir de uma estrutura em quatro etapas: planejamento, desenvolvimento, checagem e ação. Este ciclo é a base da chamada melhoria contínua.

Baixe aqui a planilha PDCA + MASP

 

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Indicadores de Qualidade

Quando falamos em indicadores de qualidade estamos falando de produtos e serviços que a empresa entrega. Se no caso dos indicadores estratégicos comparamos a empresa real à empresa ideal, os indicadores de qualidade comparam os produtos que a empresa promete entregar aos produtos de fato entregues.

Entre os indicadores de qualidade, podemos destacar os seguintes aspectos para avaliação:

Indicadores de Eficiência: permitem avaliar quão bem os seus recursos estão sendo aplicados, estão relacionados à produtividade.

Indicadores de Eficácia: avaliam se o produto ou serviço estão dentro do padrão esperado, estão relacionados com a qualidade das entregas.

Indicadores de Efetividade: são utilizados para analisar o impacto do produto no mercado, em termos de geração de valor ou satisfação de clientes, por exemplo.

Indicadores de Atendimento: permitem mensurar o quanto as entregas estão de acordo com o que foi acordado, estão relacionados ao grau de satisfação do cliente.

Indicadores de Segurança: utilize-os para avaliar os riscos relacionados à sua atividade.

 

O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de qualidade muito útil para colocar em perspectiva problemas que podem afetar a qualidade do trabalho da empresa. Com ela você pode organizar visualmente as causas e consequências de um evento, o que permite formular hipóteses sobre as relações entre eles de maneira simplificada e intuitiva. Baixe aqui o diagrama de Ishikawa.

 

Indicadores de RH

Um time engajado sem dúvidas trabalha por melhores resultados, mas investimentos em ações capazes de promover esse engajamento nem sempre se traduzem de forma tão clara nos resultados financeiros.

Entre os indicadores de RH mais comuns estão as avaliações de índices de rotatividade (turnover), absenteísmo, retenção de talentos, tempo médio de empresa, produtividade, índices de reclamações trabalhistas, entre outros.

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Conheça duas ferramentas essenciais para obter seus indicadores de RH:

Pesquisa de Clima Organizacional

O clima organizacional é considerado como um conjunto de fatores que influenciam na motivação e comportamento das pessoas na empresa.

Com a pesquisa de clima você poderá identificar o grau de satisfação das pessoas em relação a cooperação entre equipes, estrutura, desenvolvimento profissional, remuneração, lideranças, entre outros fatores.

Conheça a versão completa da planilha de Clima Organizacional

 

Avaliação de desempenho

Você poderá avaliar pessoas de acordo com critérios como competência técnica, comportamento e fatores institucionais. Alguns indicadores que você poderá usar serão a flexibilidade, produtividade, liderança, criatividade, entre outros. Personalize os indicadores de acordo com as suas necessidades.

Baixe aqui a planilha de avaliação de desempenho

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.