Conheça as diferenças de missão, visão e valores e faça na sua empresa

Missão, visão e valores, acompanhados do planejamento estratégico, são os primeiros passos na fundação de uma empresa. Podemos dizer que sem essas definições a identidade da empresa estará fragilizada e ficará mais suscetível a tomar decisões equivocadas em relação ao desenvolvimento do negócio.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com todas as informações que você precisa para desenvolver a missão, visão e valores da sua empresa e alinhar essas informações ao seu planejamento estratégico.

Qual é o papel do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico tem como função definir os objetivos da organização e assim estabelecer ações para alcança-los, tendo como base as habilidades, conhecimento e os recursos da empresa, sempre pensando nas oportunidades do mercado em que a empresa está inserida.
É papel do planejamento estratégico dar forma aos negócios e aos produtos de uma marca, também ajuda a definir qual modelo de negócio melhor se adapta a empresa, possibilitando que ela tenha lucros e possa crescer ao longo dos anos.

A missão, visão e valores são as bases para o planejamento estratégico. São as características que fazem da marca reconhecível no mercado.
Se formos elaborar uma analogia, podemos dizer que missão, visão e valores são a bússola que guia a empresa, são os objetivos. Já o planejamento estratégico seria o meio de transporte da empresa na busca pelos objetivos.

planejamento estrategico

 

Como definir a missão, visão e valores da sua empresa

Definir a missão, visão e valores da empresa requer conhecimento do mercado, do negócio e da cultura organizacional que se deseja criar, para que as ações estejam alinhadas aos objetivos e valores da empresa e para firmar o compromisso das pessoas com estes pilares.
Mais do que elaborar um banner bonito repleto de promessas que ficará exposto no escritório, a missão, visão e valores trata do cerne da empresa sendo os pilares que fundamentarão todas as ações e objetivos traçados pela empresa.

Como definir a missão da empresa

A missão de uma empresa é a declaração que define a organização. A missão diz qual é a função da empresa no mundo. É na missão que a empresa irá deixar claro para a sociedade por qual razão ela existe.

Em resumo, a missão é o detalhamento da razão de ser da empresa e os problemas que ela pretende solucionar, ou os serviços que pretende oferecer.
Formular a missão serve para declarar ao mercado – e aos funcionários – quais são os objetivos centrais da empresa no momento da sua fundação: “Nossa empresa existe para….”

Como definir a visão da empresa

A visão representa o objetivo da empresa. Normalmente – não é uma regra – a visão é um sonho dos seus fundadores. A visão mira no futuro, colocando em palavras o que a empresa deseja se tornar no longo prazo.
Graças ao seu carácter objetivo, a visão de uma empresa pode mudar ao longo dos anos. Basta imaginar que a marca consiga atingir o sonho da fundação – tornar-se a maior empresa no seu ramo, por exemplo, será determinada uma nova visão para os próximos anos.

É importante que a visão de uma empresa possa ser medida em números, pois assim os funcionários saberão a distância entre eles e o objetivo. Criar uma visão como “ser uma empresa amiga do meio-ambiente” é desaconselhável. Seria prudente dizer “ser capaz de plantar e cuidar de mais áreas verdes em São Paulo em comparação à concorrência.”
Sendo assim, após ter uma visão concluída, é essencial que a empresa busque outro objetivo no horizonte para continuar evoluindo e inspirando os colaboradores.

planejamento estrategico

 

Como definir os valores de uma empresa

Valores são os princípios e as crenças que atuam como critérios comportamentais nas decisões de todas as pessoas envolvidas com a empresa.
Respeito, Confiança, Comprometimento, Responsabilidade, são exemplos de valores professados por empresas.

Mais do que enfileirar substantivos, os valores da empresa devem concordar com os valores praticados pelos empresários e responsáveis pela marca.
Empresas são gerenciadas por pessoas, e deixar evidente quais são os valores da empresa ajudam as pessoas a tomarem atitudes coerentes com o propósito da organização. Promover este alinhamento irá refletir na abordagem da equipe e consequentemente na experiência do cliente.

Afinal, as pessoas decidem abordar o cliente com responsabilidade, confiança, comprometimento e respeito somente se isso estiver claro nos valores e fizer sentido para a própria pessoa.
Essa é a parte mais sensível e mais importante na hora de elaborar a missão, visão e valores. Pois, de nada adianta ter uma missão útil ao mercado, amparar ela com uma visão benéfica ao consumidor, se elas forem embasadas por ações que demonstrem falta de valores.

Exemplo de Missão, visão e valores:

Para que as informações fiquem claras, elaboramos um exemplo prático de missão, visão e valores de uma empresa que opera com transportes contratados por meio do aplicativo.

  • Missão: Transportar pessoas ao seu destino com segurança, praticidade e conforto.
  • Visão: Ser a empresa de transporte que impacta a maior quantidade de usuários de transporte de passageiros no Brasil, tendo o reconhecimento pela melhor experiência de viagem para seu público.
  • Valores: Confiabilidade, segurança, inovação e respeito ao consumidor.
missão visão e valores exemplo - planejamento estratégico

Exemplo de Missão, Visão e Valores para empresa de aplicativo de transporte

Comece agora a definição da missão, visão e valores do seu negócio

Conheça uma série de planilhas que auxiliarão seus processos de gerenciamento. Ajudando – e muito – na elaboração da missão, visão e valores:

A definição ocorre na etapa do plano de negócios. Veja a planilha pronta Plano de Negócios em Excel desenvolvida para solucionar essa etapa do processo.

Preencher o Canvas ajuda a definir missão, visão e valores. Também é útil para conferir se a missão, visão e valores definidos estão coerentes com os seus objetivos. Use essa planilha método Canvas e facilite o seu processo.

Definidos missão, visão e valores, você pode usar um pacote de planilhas para colocar em prática seu plano de ação para a atual empresa. Caso você estiver começando um empreendimento, recomendamos um pacote específico de planilhas para abertura de empresa.

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução
Criador de negócios digitais e curador de conteúdos empresariais, desenvolvo um projeto de inteligência de inovação sistêmica e de educação financeira. Administrador por formação (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu viajo, pedalo, faço trilhas e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.