Saiba como determinar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa com a Matriz SWOT e tenha um planejamento efetivo desenvolvido especialmente para a sua organização.
O planejamento estratégico ajuda a definir ações, objetivos, metas, iniciativas e direções na operação dos negócios.
Você já deve ter se deparado com os termos de “matriz SWOT” e “matriz fofa”, sem saber direito qual é a verdadeira utilidade delas. Neste artigo faremos a matriz SWOT e uma análise de SWOT como exemplo.
Matriz SWOT é um modelo de planejamento
Para fazer a análise SWOT você precisará realizar uma avaliação dos ambientes internos e externos da sua empresa.
Primeiramente, iremos traduzir a sigla SWOT para eliminar dúvidas, ela significa: Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats. Em português são, respectivamente: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Sendo assim, a análise do ambiente interno determina forças e fraquezas. Já a análise do ambiente externo são as oportunidades e ameaças.
Como avaliar o ambiente interno
A definição de ambiente interno é feita por: áreas, ações e decisões que estão sob controle da empresa, ou seja, não são influenciados diretamente por interferências externas. Aqui estarão as forças e as fraquezas de uma empresa.
Por exemplo: todos os fatores sobre os quais é possível intervir fazem parte do ambiente interno. Seus colaboradores, os equipamentos, os treinamentos e políticas de atuação, instalações, comunicação interna e externa, comunicação visual. São elementos que fazem parte do domínio da empresa.
Como avaliar o ambiente externo
O ambiente externo são os fatores sobre os quais a empresa não tem controle, como clima, taxa de juros, legislação, câmbio, desastres, políticas públicas, guerras, embargos, crises, eleições, entre tantos outros.
Há uma discussão se a escolha dos fornecedores são elementos de ambiente interno ou externo. Muitos estudiosos de análise SWOT gostam de dizer que o fornecimento se trata de uma ponte entre as duas questões. Uma vez que você tem controle sobre de quem irá comprar, mas não consegue escolher a flutuação de preços de todos os fornecedores do mercado.
A análise dos fatores externos demonstra quais são as oportunidades e as ameaças para a sua empresa.
Veja na prática como elaborar uma Matriz SWOT
Para ficar bem claro, vamos elaborar uma Matriz SWOT para uma confecção de roupas unisex de marca própria. Veja a seguir um exemplo com os seguintes passos:
Primeiro, a análise interna, descobrindo forças e fraquezas.
Forças – São as qualidades que a empresa já possui:
- Clientes fiéis, os pedidos são recorrentes.
- Contratos firmados com lojas para fornecimento exclusivo de peças.
- Alta Qualidade: materiais de alta categoria nos produtos.
- Distribuição: custo baixo na logística por estar bem localizada na cidade.
Nota: as forças não são desejos que a sua empresa tem, são qualidades realmente comprovadas pelo cotidiano.
Fraquezas – São as limitações que a sua empresa enfrenta internamente, vejamos exemplos:
- Baixa capacidade de investimento: O estoque e a logística dos produtos consomem todos os recursos para investimentos em outros setores.
- Produção: a empresa conta com muitos processos manuais na confecção das peças, aumentando o tempo necessário para a produção.
Oportunidades – São janelas apresentadas pelo mercado, elas podem ser constantes (como uma nova tecnologia) ou então pontuais (como o Natal ou a Black Friday, por exemplo), vejamos a nossa loja:
- Distribuição de novos produtos: Com os clientes fidelizados há uma facilidade na inserção de novos produtos no mercado.
- Tendências (aqui está uma oportunidade comum aos varejistas ou produtores, descobrir tendências dentro do seu público alvo).
- Destaque no mercado: Criar novos produtos absolutamente inovadores, com diferenciação de modelos e matéria prima.
Ameaças – São todas as questões externas que não estão sob o controle da empresa. No nosso exemplo usaremos as ameaças diretas mais urgentes (deixando de lado as óbvias como desastres, leis, etc.):
- Concorrência: o mercado de confecção de roupas unissex é acirrado e a concorrência pesada será sempre uma ameaça.
Velocidade das tendências: o mercado de vestuário entra e saí de tendências em grande velocidade, o que torna a confecção das peças um risco assumido pela empresa. É preciso dosar bem a produção para não ficar com estoques de roupas de tendências passadas. - Concorrência externa: com o crescimento das e-commerces e os Market Places, a concorrência de outros países tornou-se uma ameaça ao cenário da confecção.
- Falta de investimento no armazenamento das peças para viabilizar a produção: esse é um desdobramento da fraqueza apresentada. Sem investimento em produções mais rápidas e estoques melhores a empresa fica em situação de risco.
Resumo de como criar uma análise SWOT para gestão estratégica
Vamos lá, para garantir que você seja capaz de criar a sua análise SWOT, siga os seguintes passos:
1. Faça uma análise das suas forças, avaliando somente as questões internas. Lembre-se de colocar em forças apenas qualidades que estão em uso na sua empresa, não desejos ou projetos futuros.
2. Faça uma análise das suas fraquezas, mais uma vez considerando tudo o que está sob controle da empresa.
3. Enumere suas oportunidades, chances de crescimento que o mercado aponta. Nesse momento convém avaliar concorrentes que estão em um patamar que você deseja alcançar com a empresa.
4. Liste suas ameaças, sempre considerando o que o mercado (ou o ambiente externo) pode fazer para interferir na sua logística e na sua empresa.
Por fim, coloque todas as informações no quadro para dar início a implementação da sua análise. Caso você resolver dar um enfoque na melhoria dos seus processos e tarefas, poderá usar a SWOT em conjunto com um plano de ação 5W2H. Caso pretenda fazer ajustes no planejamento estratégico, ou começar um novo modelo de negócio, você pode usar o Canvas, entre outras ferramentas para estratégia empresarial.
Comece agora a criar sua análise SWOT
Com a análise de Matriz SWOT você irá perceber que as informações estarão muito mais claras e disponíveis para que você e a sua equipe possam tomar decisões de extrema importância.
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