O mapeamento de processos existe para garantir que a sua empresa tenha uma abordagem pré-determinada para cada situação. Por exemplo: você possui uma loja e um cliente entra pedindo para efetuar uma troca, como seus funcionários responderão?
Perguntas simples assim pegam muitas empresas desprevenidas, talvez a troca seja resolvida, mas e se o cliente quiser reembolso em dinheiro, de uma venda que ele fez em débito? Ou se ele quiser uma troca e parte em reembolso? Essa padronização também pode ser aplicada em todas as outras empresas, até mesmo para organização interna de escritórios.

Faça a mapeamento de processos

Primeiro, como ele funciona? Bem, também chamado de engenharia de processos, parte do princípio que você irá desenvolver um fluxograma para as atividades mais importantes (ou impactantes) da sua empresa, determinando ações por etapas, vamos explicar em detalhes nos próximos itens.

Faça a gestão organizacional

Vamos começar com um exemplo simples, a impressora do escritório. Um funcionário mandou uma folha para impressão e ela não saiu, aí ele inicia um fluxograma de processos: verificar se a impressora tem tinta (sim ou não), caso sim, verificar se ela está devidamente conectada, caso não tenha tinta, verificar com o setor responsável pela substituição… e assim por diante.

Entenda os símbolos usados nos fluxogramas da gestão de processos

Nós elaboramos um guia com tudo que você precisa para entender a simbologia usada na criação do mapeamento de processos. Você será capaz de organizar as principais atividades do seu negócio em fluxogramas sem problemas.

Escolha o símbolo correto no índice

Esta planilha em Excel conta com uma aba legenda com a imagem e a explicação dos principais símbolos utilizados no mapeamento de processos. Se ficar em dúvida, basta colocar o cursor do mouse sobre o símbolo e uma caixa de informações irá aparecer.

Veja exemplos de processos com mapeamento horizontal e vertical

Deixamos dois exemplos prontos para sanar todas as suas dúvidas, um deles construído com mapeamento horizontal e o outro em mapeamento vertical. Assim você saberá exatamente como proceder para registar os seus processos.

Faça o mapeamento de 10 processos

A planilha comporta o mapeamento de até 10 processos. Caso você precise criar o fluxograma de processos que são parecidos também é possível copiar e colar todos os padrões já utilizados anteriormente.

Faça o download do modelo de teste

Quer saber mais sobre esta planilha em Excel antes de fazer a compra? Baixe o modelo de teste agora mesmo e veja como essa solução irá auxiliar na gestão e na padronização dos processos da sua empresa.

 

 

Planilha de Mapeamento de Processos em Excel

a partir de

R$ 150,00

Sua compra protegida