Entenda o que é administração de recursos humanos e otimize sua gestão

A administração de recursos humanos existe para avaliar e elaborar soluções dentro de diversas áreas da sua empresa. São questões como a gestão de pessoas, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, entre muitas outras.
Diferente dos outros setores da empresa, o RH precisa lidar com métricas e medições que não são tão claras ou especificas. Uma equipe de vendas concentra-se no número de leads convertidos, a produção no número de unidades prontas, ou seja, parâmetro concretos. Já o RH lida com a motivação,e para medir sua efetividade, uma forma de mensurar é transformar critérios subjetivos em números. Esse é um exemplo dos desafios ao trabalhar com capital humano.

Neste post apresentaremos soluções para que a sua empresa seja capaz de fazer a administração de recursos humanos. São ferramentas práticas – em formato de planilha – para lidar com os indicadores de RH.

Como fazer a avaliação de desempenho na administração de recursos humanos

Se você deseja fazer a gestão de desempenho da sua equipe, precisará organizar o que é mais importante dentro de cada setor.
O primeiro passo consiste em escrever todos os cargos que serão avaliados. Depois, estipule competências que são fundamentais para cada cargo. Então, atribua notas de importância para cada uma dessas competências. Por fim, atribua valores que cada colaborador tem nas competências escolhidas.

Planilhas Excel Recursos Humanos - Gestão de Pessoas

A média das notas será o indicador de desempenho do colaborador em questão.
Uma solução prática para fazer a avaliação de desempenho é fazer uso de uma planilha pronta em excel, clique aqui e conheça a planilha de avaliação de desempenho e gestão por competências. Com ela você poderá organizar todas as informações e atribuir notas para cada função com muito mais agilidade.

Como usar os indicadores de RH na sua empresa

Os indicadores de RH tratam do capital humano, eles apresentam informações como rotatividade, absenteísmo, objetivos específicos, etc. Essas informações são importantes no momento de elaborar estratégias para motivar os colaboradores.
Uma ótima maneira de facilitar a gestão do capital humano é utilizar a planilha pronta para trabalhar com indicadores de RH.

Como fazer a pesquisa de Clima Organizacional

Na pesquisa de Clima Organizacional o responsável pela administração dos recursos humanos irá elaborar uma série de perguntas que serão feitas aos colaboradores. Normalmente, as perguntas obedecem à escala de Likert, apresentando alternativas como: “discordo totalmente”, “discordo parcialmente”, “indiferente”, “concordo parcialmente”, “concordo totalmente” e “não se aplica”.
Cada opção terá um peso (um valor) que quando computado mostrará os indicadores de satisfação nos assuntos abordados. Use um sistema para fazer sua pesquisa de clima como a Planilha Pronta de Pesquisa de Clima Organizacional.

Como fazer um Plano de Cargos e Salários

Uma das principais causas para o absenteísmo e pedidos de demissão está na falta do Plano de Carreira ou até mesmo um plano de cargos e salários adequado para o seguimento.
Esse problema surge quando o RH não considera importante os objetivos pessoais de cada colaborador. Para evitar esse equívoco, é recomendado que seja feita uma pesquisa salarial. Elabore um projeto considerando os seguintes pontos:

  • Faça o cadastro dos cargos.
  • Cadastre os salários de contratação.
  • Cadastre as promoções previstas para os cargos e os salários correspondentes.

Utilizando esses passos a empresa será capaz de planejar todos os investimentos futuros que serão destinados à evolução dos seus colaboradores.
Você pode agilizar esse processo ao adquirir uma Planilha Pronta para fazer a gestão do plano de cargos e salários com todas as funções necessárias para esta documentação em sua empresa.

Planilhas Excel Recursos Humanos - Gestão de Pessoas

 

Foque na Administração de Recursos Humanos e todos os setores da sua empresa perceber melhorias

As principais funções do seu escritório são feitas por pessoas. Indivíduos com desejos, objetivos, qualidades e limitações. Gerenciar essa equipe de funcionários pode apresentar uma armadilha quando as informações não estão centralizadas em documentos confiáveis ou a equipe do RH não têm ferramentas adequadas para trabalhar.

Há um provérbio – já antigo – que diz: “Se você julgar a inteligência de um peixe pela sua capacidade de subir em árvores, então todos os peixes do mundo serão burros”.
Não caia no erro de desmotivar os seus funcionários cobrando deles indicadores de desempenho que não fazem parte das suas funções.

Oportunidade especial: Pacote contendo todas as principais planilhas para administração de recursos humanos

Apresentamos no artigo de hoje 4 modelos de planilhas que são fundamentais para a sua equipe de RH. Temos uma oportunidade especial. Clique neste link para ter acesso ao pacote de todas as planilhas de RH, com um desconto de 30% até 50% no valor total da compra.
É a sua chance de adquirir planilhas prontas em Excel, compatíveis com as versões mais utilizadas do programa. Serão ótimas auxiliares para a sua equipe e gestão de RH.

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução
Criador de negócios digitais e curador de conteúdos empresariais, desenvolvo um projeto de inteligência de inovação sistêmica e de educação financeira. Administrador por formação (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu viajo, pedalo, faço trilhas e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.