Livro Caixa: Faça o controle diário de suas entradas e saídas com um modelo pronto em Excel

Realizar o controle diário de caixa permite acompanhar as suas movimentações em tempo real e ajuda no controle das finanças. Conheça o Livro Caixa e controle suas entradas e saídas com precisão.

 

O chamado Livro Caixa é um documento contábil em que constam todas movimentações financeiras de uma empresa. Pelas características de sua estrutura, podemos dizer que ele é semelhante a um extrato bancário.

Tal qual o balanço patrimonial e o demonstrativo de resultado do exercício (DRE), o Livro Caixa é um documento obrigatório. A legislação determina que todas as empresas devem utilizá-lo – somente os MEIs estão dispensados.

Em vez de tratar o Livro Caixa como somente mais uma obrigação legal, porque não utilizá-lo também como uma ferramenta estratégica? Manter um controle de caixa diário pode apoiar a sua tomada de decisões porque permite acompanhar o movimento de caixa da sua empresa em tempo real.

planilha controle e movimento caixa diario

 

Utilizar o Livro Caixa em Excel e realizar o registro de todas as movimentações financeiras e a análise adequada desses dados pode fornecer informações valiosas para a sua gestão!

 

Como começar a elaborar o Livro Caixa da minha empresa?

O Livro Caixa é essencialmente uma lista com registros de todas as movimentações financeiras por ordem cronológica. Ele pode variar em seu formato, recursos ou configurações, mas essas são as suas características básicas.

Você precisa ter disciplina e organização, mas a verdade é que montar um Livro Caixa é bastante simples. Basta registrar, uma a uma e metodicamente, cada movimentação realizada no caixa da empresa. Veja no artigo de Fechamento de Caixa mais dicas para manter o controle financeiro em dia.

Em uma época menos tecnológica, o Livro Caixa já foi de fato um livro físico onde as entradas e saídas eram inseridas manualmente – é daí que vem esse nome. Hoje, já podemos contar com sistemas e programas que podem poupar esse trabalho.

A planilha de Controle de Caixa em Excel reúne todas essas informações e facilita os seus registros e análises. Você pode acessar a planilha licando aqui. Conheça as possibilidades de uso desta planilha:

 

1. Saldo inicial

O preenchimento da planilha começa com a inserção do seu saldo inicial. É o valor em caixa no início do período que o seu Livro Caixa considera e a partir do qual serão calculadas as somas e as deduções que você registrar.

 

2. Movimentações: entradas e saídas

Cada linha seguinte a partir da inserção de um valor inicial corresponde a uma movimentação no caixa. Para cada uma, registre o valor numérico, indique se está sendo creditado no caixa ou debitado dele e a data de realização. Adicionar um breve histórico sobre a movimentação é opcional, mas importante para manter o controle e a organização.

 

3. Saldo parcial e saldo atual de caixa

Ao final de cada linha, a planilha indicará qual o seu saldo parcial. Este valor corresponde à soma de entradas e saídas no período ao seu saldo inicial. O saldo atual, que é o valor que aparece no topo do documento, é o resultado das movimentações no período.

 

4. Relatório automático mensal e diário, detalhes + Gráficos

Para que você tenha o mínimo de esforço e visualize um relatório completo, a planilha apresenta um relatório automatizado de resumo mensal e diário de saldo acumulado ao final de cada mês / dia de entradas e saídas, demonstração em gráfico.

Você ainda terá a facilidade de trabalhar com centros de custo castrados, classificações, nomes de clientes e fornecedores e meios de recebimento. A planilha ainda apresenta um módulo de cadastro e detalhes de cada classificação de entradas e saídas. Clique e conheça planilha para facilitar seus registros e controle de caixa.

A partir de cada inserção de registro, os valores vão sendo atualizados de forma automática pela planilha. É importante lembrar que só entra no Livro Caixa o que foi de fato realizado: considerar projeções de gastos ou entradas desvirtua o documento e prejudica o controle.

Uma vez que estiver habituado a anotar de modo sistemático o seu movimento de caixa, perceberá que alimentar a planilha de gastos e entradas te dá uma visão sobre a situação imediata de seu negócio. Essa facilidade para acessar e monitorar o seu desempenho permite pensar também em medidas mais pontuais que possam impactar os seus resultados.

 

planilha controle e movimento caixa diario

 

Fluxo de caixa

Enquanto o Livro Caixa mantém todos os registros de movimentações realizadas, o fluxo de caixa, um outro tipo de controle de movimentações financeiras, considera também os créditos e débitos programados.

A perspectiva que o fluxo de caixa dá é diferente do livro caixa, porque considera o cenário de modo mais amplo. Por considerar outros fatores, permite realizar análises mais complexas e até fazer projeções para o futuro.

Para uma visão mais ampla e estratégica do seu caixa, conheça também a versão completa da planilha de fluxo de caixa clicando aqui.

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.