O que é Balanço Patrimonial? Saiba como estruturar o seu com um modelo pronto

Elaborar o seu balanço patrimonial é importante para a organização das suas contas de patrimônio e o exame da sua saúde financeira. O modelo pronto fornece indicadores e análises do ativo e passivo para o seu negócio.

 

O balanço patrimonial é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão das demonstrações contábeis e serve para avaliar a situação contábil e financeira da sua empresa. A elaboração do balanço organiza as suas contas patrimoniais e gera um documento que não somente é essencial para as análises do seu negócio, mas é uma das demonstrações contábeis obrigatórias de acordo com a legislação (há uma exceção para microempresas e MEIs, que estão dispensados).

Este será o seu mais importante relatório de contabilidade e podemos compará-lo a uma fotografia: assim como uma imagem captura um momento, o balanço patrimonial é um registro do patrimônio de uma empresa em determinada data. A partir dessas informações é possível realizar um diagnóstico da saúde financeira e econômica do seu negócio.

O balanço patrimonial elaborado a partir do plano de contas da sua empresa e composto por três grandes elementos: ativo, passivo e patrimônio líquido e nos próximos parágrafos vamos definir o conceito e a aplicação de cada um deles.

 

O que é Balanço patrimonial ativo e passivo - estrutura e modelo pronto, demonstrações contábeis, indices de liquidez, plano de contas patrimoniais

Modelo Pronto de Balanço Patrimonial

 

 

Clique aqui para baixar o modelo de planilha gratuita da Excel Solução e comece agora a elaborar o balanço patrimonial da sua empresa.

 

O que é ATIVO no Balanço Patrimonial? Seus direitos:

Nas contas patrimoniais são chamados de ativos os bens próprios, que somam ao patrimônio da empresa e podem ser convertidos em dinheiro. São divididos em ativo circulante, ativo não circulante e ativo permanente. No modelo de balanço patrimonial, os ativos ficam localizados na parte esquerda da planilha.

 

Balanço patrimonial ativo e modelo pronto, contas patrimoniais

Modelo Pronto de Ativo Circulante

 

 

Ativos circulantes são aqueles que podem ser trocados por dinheiro ou utilizados na operação do negócio no curto prazo. Nessa lista entram dinheiro em caixa, mercadorias no estoque e matérias-primas, depósitos bancários, etc. Ativos não circulantes são aqueles que têm um prazo maior de resgate: impostos a serem recuperados, contas a receber, depósitos judiciais, etc.

Ativos permanentes são recursos que têm natureza mais duradoura e geralmente estão associados com o funcionamento da empresa: são maquinários e equipamentos, imóveis. Também entram nesta categoria os investimentos de longo prazo e direitos de marca.

 

O que é PASSIVO no Balanço Patrimonial? Suas obrigações:

Passivo, ao contrário, são os compromissos que a empresa tem que abatem recursos de seu patrimônio. Os passivos também se dividem em circulante e não circulante e estão localizados do lado direito na planilha de modelo de balanço patrimonial.

Passivo circulante são as obrigações que devem ser liquidadas no curto prazo: salários, aluguéis, pagamentos a fornecedores, financiamentos. As demais obrigações são chamadas de passivo não circulante: financiamentos de longo prazo, impostos, debentures, etc.

 

Balanço patrimonial passivo modelo pronto, contas patrimoniais

Modelo Pronto de Passivo Circulante

 

 

Patrimônio Líquido: O capital dos sócios no negócio

O patrimônio líquido também está localizado na coluna direita da planilha de modelo, assim como os passivos da empresa. Isso porque aqui entram as obrigações da empresa para com os seus sócios e acionistas. Esse montante representa a quantidade total de recursos deles no negócio e seu valor é a diferença entre o ativo e o passivo.

 

Indicadores Financeiros

Com o preenchimento das suas informações de contas patrimoniais no modelo de balanço patrimonial, você poderá fazer análises dos índices de liquidez e endividamento. Esses indicadores financeiros são elaborados a partir da co-relação entre os valores do Balanço Patrimonial e outro demonstrativo: a DRE.


Clique e conheça a versão completa da planilha Balanço Patrimonial + DRE + Indicadores Financeiros.

 

DRE (Demonstração dos Resultados do Exercício)

No modelo de balanço patrimonial você pode elaborar o seu DRE. Os dois documentos podem ser criados de forma separada e um não depende necessariamente do outro, mas você pode gerar análises mais elaboradas ao relacionar as suas informações de patrimônio e de resultados. Clique e acesse o artigo sobre DRE para maiores informações!

 

balanco patrimonial e dre e indicadores financeiros

 

Conheça abaixo as ferramentas para fazer análises contábeis e gestão de lançamentos financeiros:

Planilha Análise horizontal e vertical – Exemplo balanço patrimonial
Planilha Modelo DRE
Planilha Modelo Balanço Patrimonial
Planilha Balanço Patrimonial + DRE + Indicadores Financeiros
Planilha de Lançamentos Contábeis no Excel (BP + DFC + DRE + Balancete)
Planilha Contas a pagar, receber + Fluxo de Caixa Realizado
Planilha de Controle e Movimento de Caixa Diário

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.