Planilha Modelo Balanço patrimonial – Exemplo Excel

planilha gratis excel balanco patrimonial contabilidade ativo passivo patrimonio liquido circulante nao circulante

Faça o download da planilha modelo de Balanço Patrimonial, insira os dados da sua empresa e deixe que as fórmulas façam o trabalho e os cálculos por você. Obtenha de forma simplificada os valores totais dos ativos e passivos (detalhados inclusive em circulantes, não circulantes, permanentes, etc), além do seu patrimônio líquido.

Você ganha ainda mais eficácia na sua gestão complementando esta ferramenta com o uso da planilha DRE, que vem como bônus. Veja um exemplo no vídeo a seguir e faça o download dos modelos ao final do post.

 

O que é o Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é um documento contábil e uma demonstração da atividade da sua empresa, que apura se ela é lucrativa ou não.

Esta também pode ser uma ferramenta de gestão: o balanço dos direitos de receber e das obrigações pode ser usado para avaliar a situação econômica e financeira do negócio, identificar tendências de entradas e saídas (contas a receber e contas a pagar) e apoiar a tomada de decisões estratégicas.

Dependendo do tipo da sua empresa, apresentar um balanço patrimonial pode ser inclusive uma obrigação legal.

 

Planilha Modelo Balanço patrimonial + DRE + Indicadores Financeiros

 

Ativo e passivo

Para a contabilidade, o ativo se refere aos elementos positivos do patrimônio, isto é, tudo o que soma ao valor da empresa. O passivo são as dívidas, os compromissos assumidos em geral e o valor devido aos acionistas. Este último aparece no balanço patrimonial como patrimônio líquido e é o valor que os sócios têm investido no negócio.

Para que você possa visualizar o conjunto patrimonial da empresa é preciso então listar todos os direitos de receber e as obrigações assumidas pela empresa. Você deve classificar esses valores entre ativo (que ainda se divide em ativo circulante, não circulante e permanente) e passivo (que pode ser passivo circulante, não circulante ou patrimônio líquido.


Veja a seguir exemplos de cada uma dessas categorias e aprenda a classificar os valores do seu balanço patrimonial:

 

Ativo Circulante: são as contas a receber da empresa, impostos que podem ser recuperados, estoques e outros recebimentos de curto prazo.

Ativo Não Circulante: são os depósitos judiciais, investimentos e outros recebimentos de longo prazo.

Ativo Permanente: são a estrutura física, os imóveis e outros bens imobilizados e duradouros da empresa.

Passivo Circulante: são as contas a pagar, valores devidos a fornecedores, despesas mensais e outras de curto prazo.

Passivo Não Circulante: podem ser financiamentos, pagamento de fundos, provisões e outras obrigações de longo prazo.

 

Patrimônio Líquido

Esta é uma categoria maior que compreende de forma genérica os valores que a empresa deve aos sócios. Podem ser classificados em:

Capital social: é o valor inicial que os acionistas ou sócios investiram na empresa, assim como os aportes ou retiradas de capital subsequentes.

Lucro ou Prejuízo: é o valor obtido nas operações da organização que ainda não foram retirados da empresa. São denominados lucros acumulados ou lucros retidos.

 

 

Combinando Balanço Patrimonial + DRE

O Balanço Patrimonial também pode ser utilizado em conjunto com a (Demonstração de Resultado do Exercício). Este outro documento contábil examina o seu desempenho, analisa a sua saúde financeira e procura identificar que fatores são responsáveis pelo seu lucro ou prejuízo.

A planilha relaciona os valores declarados sobre o seu patrimônio e os seus resultados de forma automática e você ainda tem acesso aos indicadores financeiros de liquidez e endividamento, que são informações que podem ser estratégicas para a sua gestão. Combine o Balanço Patrimonial com o DRE para obter análises mais elaboradas e com menos trabalho.

Clique aqui e faça o download da planilha modelo de Balanço Patrimonial + DRE + Indicadores financeiros

 

 

BÔNUSPlanilha complementar DRE!

Clique e conheça mais detalhes sobre o Balanço Patrimonial e como montar o seu

 

 

Você sabia que toda empresa S/A tem por obrigação tornar públicas as suas demonstrações financeiras no site da BM&F-BOVESPA e em seu próprio site? Veja a seguir:

DRE e Balanço Patrimonial (Alpargatas S/A)

Demonstrações Financeiras (Banco Bradesco S/A)

 

Planilha Modelo Balanço patrimonial + DRE + Indicadores Financeiros

 

Mais detalhes sobre Modelo Balanço Patrimonial em:

Blog – Intoo
Administrando.NET
SóContabilidade.com.br

 

 

REFERÊNCIA:

PADOVEZE, Clóvis Luís; BENEDICTO, Gideon Carvalho. Análise das demonstrações financeiras. 2ª, Ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007

 

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.