Conheça os tipos de índices de liquidez e aprenda como calcular

Índices de liquidez servem para analisar quanto a empresa possui em recursos que podem ser usados para quitar suas obrigações com terceiros. Os tipos de índices de liquidez estão relacionados com o tempo do pagamento das dívidas e com os recursos que estarão incluídos na soma.
Para saber por exemplo o que é “índice de liquidez geral” será preciso compreender quais são os elementos presentes no cálculo e qual o tempo de pagamento previsto para as dívidas.

Ao elaborar o planejamento financeiro de uma empresa os gestores utilizam os índices de liquidez para descobrirem se essa empresa está se tornando uma melhor pagadora ao longo dos anos.
Como regra, a solvência de uma empresa está relacionada com o controle do fluxo de caixa e do ciclo financeiro., colocando também na conta a capacidade da empresa de gerar lucro e desenvolver estratégias de financiamento e investimento.

Calculando os tipos de índices de liquidez sua empresa conseguirá descobrir com segurança quais são as oportunidades de investimento e os melhores períodos para investir.

Quais são os tipos de índices de liquidez

Há quatro tipos de índices de liquidez, suas denominações estão relacionadas com o tempo previsto para o pagamento das obrigações, assim como com os recursos incluídos (ou excluídos) do cálculo.

Os quatro tipos são:

Índice de liquidez corrente
Conhecido como índice de liquidez comum, ele mede a capacidade de pagamento no curto prazo. Para calcular o índice de liquidez comum é preciso dividir o ativo circulante (direitos de curto prazo, dinheiro em caixa e estoque) pelo passivo circulante (dívidas de curto prazo).

Cálculo: Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante

Índice de liquidez seca
O índice de liquidez seca obedece a critérios um pouco mais conservadores. Esse índice é obtivo com a divisão entre os ativos circulantes e os passivos circulantes, mas no cálculo não serão considerados os valores do estoque. Sendo assim, o ativo circulante terá que ser efetuado apenas com direitos de curto prazo e o dinheiro em caixa.

Cálculo: Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante

Índice de liquidez imediata

Esse é o índice de liquidez mais rígido que existe. Nele estarão somente os valores do balanço patrimonial da empresa representados pelos valores disponíveis. Assim como o nome sugere, o índice de liquidez imediata coloca no cálculo somente o que a empresa pode dispor no momento.
Por sua natureza esse índice é um dos que sofre mais variações ao longo dos meses. Uma vez que os valores incluídos no cálculo estão em constante movimentação.

É bom ressaltar que o índice de liquidez imediata não significa que a empresa tenha bom controle das contas. Um índice de liquidez imediata alto é prejudicial em um caso de inflação, por exemplo.

Cálculo: Liquidez Imediata = Valores disponíveis / Passivo Circulante

Índice de liquidez geral

Índice de liquidez geral serve para se ter uma visão da solvência da empresa ao longo dos anos. Para calcular o índice de liquidez geral é preciso usar as informações presentes no índice de liquidez corrente e acrescentar direitos e obrigações que a empresa tem no longo prazo, como: o realizável a longo prazo, o exigível a longo prazo e também o giro do ativo.
O índice de liquidez geral demonstra a saúde financeira de uma empresa ao longo dos anos, mas ele não tem a capacidade de determinar se uma empresa é boa pagadora hoje. Já que em seu cálculo estão incluídos valores que podem levar meses (ou anos) para serem recebidos ou quitados.

planilha balanco patrimonial + DRE + Indicadores financeiros

 

Como analisar os índices de liquidez

Assim como outras variáveis contábeis, os índices de liquidez também podem receber uma análise vertical e horizontal. De todo modo, via de regra, uma empresa poderá fazer a seguinte leitura:

  • Índice de liquidez maior do que 1: a empresa tem recursos suficientes para cumprir suas obrigações.
  • Índice de liquidez igual a 1: a empresa tem recursos disponíveis equivalentes às obrigações ou às dívidas.
  • Índice de liquidez menor do que 1: empresa com recursos menores do que às dívidas. Nesse cenário, a empresa não seria capaz de quitar todas as suas obrigações no prazo estipulado pelo índice de liquidez calculado.

Calcule o índice de liquidez no Excel e aumente a produtividade

O setor financeiro de uma empresa precisa de agilidade nos processos, segurança para as informações e organização dos dados. Com essas três qualidades se torna muito mais fácil desenvolver um planejamento financeiro na gestão empresarial.
Utilize uma ferramenta em Excel para organizar e controlar os registros, centralizando as informações em relatórios fáceis de visualizar e agilizando a consulta das informações de forma automatizada.

Clique aqui e conheça a Planilha Indicadores Financeiros + Balanço Patrimonial + DRE ela auxilia no aumento da confiança, da credibilidade e da transparência das informações contábeis. Além de acelerar os processos e garantir maior tempo livre para a equipe do setor financeiro.

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução
Criador de negócios digitais e curador de conteúdos empresariais, desenvolvo um projeto de inteligência de inovação sistêmica e de educação financeira. Administrador por formação (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu viajo, pedalo, faço trilhas e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.