Índices de liquidez servem para analisar quanto a empresa possui em recursos que podem ser usados para quitar suas obrigações com terceiros. Os tipos de índices de liquidez estão relacionados com o tempo do pagamento das dívidas e com os recursos que estarão incluídos na soma.Para saber por exemplo o que é “índice de liquidez geral” será preciso compreender quais são os elementos presentes no cálculo e qual o tempo de pagamento previsto para as dívidas.
Ao elaborar o planejamento financeiro de uma empresa os gestores utilizam os índices de liquidez para descobrirem se essa empresa está se tornando uma melhor pagadora ao longo dos anos.Como regra, a solvência de uma empresa está relacionada com o controle do fluxo de caixa e do ciclo financeiro., colocando também na conta a capacidade da empresa de gerar lucro e desenvolver estratégias de financiamento e investimento.
Calculando os tipos de índices de liquidez sua empresa conseguirá descobrir com segurança quais são as oportunidades de investimento e os melhores períodos para investir.
Quais são os tipos de índices de liquidez
Há quatro tipos de índices de liquidez, suas denominações estão relacionadas com o tempo previsto para o pagamento das obrigações, assim como com os recursos incluídos (ou excluídos) do cálculo.
Os quatro tipos são:
Índice de liquidez corrente Conhecido como índice de liquidez comum, ele mede a capacidade de pagamento no curto prazo. Para calcular o índice de liquidez comum é preciso dividir o ativo circulante (direitos de curto prazo, dinheiro em caixa e estoque) pelo passivo circulante (dívidas de curto prazo).
Cálculo: Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante
Índice de liquidez secaO índice de liquidez seca obedece a critérios um pouco mais conservadores. Esse índice é obtivo com a divisão entre os ativos circulantes e os passivos circulantes, mas no cálculo não serão considerados os valores do estoque. Sendo assim, o ativo circulante terá que ser efetuado apenas com direitos de curto prazo e o dinheiro em caixa.
Cálculo: Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo CirculanteÍndice de liquidez imediataEsse é o índice de liquidez mais rígido que existe. Nele estarão somente os valores do balanço patrimonial da empresa representados pelos valores disponíveis. Assim como o nome sugere, o índice de liquidez imediata coloca no cálculo somente o que a empresa pode dispor no momento.Por sua natureza esse índice é um dos que sofre mais variações ao longo dos meses. Uma vez que os valores incluídos no cálculo estão em constante movimentação.
É bom ressaltar que o índice de liquidez imediata não significa que a empresa tenha bom controle das contas. Um índice de liquidez imediata alto é prejudicial em um caso de inflação, por exemplo.
Cálculo: Liquidez Imediata = Valores disponíveis / Passivo CirculanteÍndice de liquidez geralÍndice de liquidez geral serve para se ter uma visão da solvência da empresa ao longo dos anos. Para calcular o índice de liquidez geral é preciso usar as informações presentes no índice de liquidez corrente e acrescentar direitos e obrigações que a empresa tem no longo prazo, como: o realizável a longo prazo, o exigível a longo prazo e também o giro do ativo.O índice de liquidez geral demonstra a saúde financeira de uma empresa ao longo dos anos, mas ele não tem a capacidade de determinar se uma empresa é boa pagadora hoje. Já que em seu cálculo estão incluídos valores que podem levar meses (ou anos) para serem recebidos ou quitados.
Como analisar os índices de liquidez
Assim como outras variáveis contábeis, os índices de liquidez também podem receber uma análise vertical e horizontal. De todo modo, via de regra, uma empresa poderá fazer a seguinte leitura:
- Índice de liquidez maior do que 1: a empresa tem recursos suficientes para cumprir suas obrigações.
- Índice de liquidez igual a 1: a empresa tem recursos disponíveis equivalentes às obrigações ou às dívidas.
- Índice de liquidez menor do que 1: empresa com recursos menores do que às dívidas. Nesse cenário, a empresa não seria capaz de quitar todas as suas obrigações no prazo estipulado pelo índice de liquidez calculado.
Calcule o índice de liquidez no Excel e aumente a produtividade
O setor financeiro de uma empresa precisa de agilidade nos processos, segurança para as informações e organização dos dados. Com essas três qualidades se torna muito mais fácil desenvolver um planejamento financeiro na gestão empresarial. Utilize uma ferramenta em Excel para organizar e controlar os registros, centralizando as informações em relatórios fáceis de visualizar e agilizando a consulta das informações de forma automatizada.
Clique aqui e conheça a Planilha Indicadores Financeiros + Balanço Patrimonial + DRE ela auxilia no aumento da confiança, da credibilidade e da transparência das informações contábeis. Além de acelerar os processos e garantir maior tempo livre para a equipe do setor financeiro.
Uma resposta
Muito interessante! Obrigado por compartilhar.