Como está sua saúde financeira? Saiba como calcular a Liquidez corrente e outros índices de liquidez

O índice de liquidez corrente, entre outros indicadores, revela o estado das suas finanças e apoia sua gestão empresarial e seu planejamento financeiro.

 

Existem diversos indicadores financeiros que você pode utilizar para avaliar os resultados da sua empresa. Já falamos no artigo sobre indicadores de performance KPIs que escolher um determinado indicador para analisar o seu negócio é também escolher uma perspectiva a partir do que você considera prioritário na análise.

Os índices de liquidez apresentam uma perspectiva interessante: eles indicam qual a disponibilidade de recursos da empresa para arcar com os compromissos. A liquidez revela qual é a sua capacidade de arcar com as dívidas assumidas e pode ser calculada de diferentes formas considerando diferentes aspectos do seu patrimônio.

balanco patrimonial e dre e indicadores financeiros

Calcular e compreender corretamente os seus índices financeiros, como o de liquidez, pode ajudar a identificar a real situação do negócio e então definir prioridades. Se a liquidez do negócio é positiva, a saúde financeira está em dia e é possível até pensar em reinvestir para crescer. Uma liquidez negativa indica que as finanças não vão bem e precisam de atenção.

 

O que é preciso para calcular os índices de liquidez?

A forma mais simples de obter os índices de liquidez é utilizando as informações presentes no seu balanço patrimonial. Uma vez que este é um documento contábil obrigatório para algumas categorias de empresas, se este for o seu caso não será preciso buscar novas informações além das que já estão disponíveis.

Mesmo que não seja obrigatório para a sua categoria, o balanço patrimonial é bastante recomendado. As informações que compõem este documento ainda são úteis para calcular seus índices de rentabilidade, endividamento e fazer uma análise vertical e horizontal da atividade da sua empresa.

Com a planilha pronta da Excel Solução você pode elaborar o seu balanço patrimonial, o seu DRE (demonstração de resultado do exercício) e obter automaticamente os indicadores de liquidez. Clique e conheça a versão completa da planilha.

 

O que posso aprender com meus índices de liquidez?

Liquidez é a capacidade de uma empresa de arcar com os compromissos assumidos com terceiros e é um indicador essencial para investidores, por exemplo. Alguém que esteja disposto a investir no seu negócio tem interesse em saber qual a sua disponibilidade para retornar estes recursos investidos e você pode apresentar esta informação por meio dos índices de liquidez.

A fórmula básica da liquidez considera um determinado intervalo de tempo para então calcular a razão entre as dívidas da empresa e o seu patrimônio.

Um dos índices de liquidez mais usados na administração é a liquidez corrente. Essa perspectiva da liquidez considera o ativo circulante (os direitos de curto prazo) e o passivo circulante (as dívidas de curto prazo). Este índice mostra qual a capacidade de uma empresa em pagar as dívidas que assumiu no curto prazo.

Liquidez corrente = Ativo circulante / Passivo circulante

Além da liquidez corrente, outros índices que podem ser utilizados para análise são liquidez geral, liquidez seca e liquidez imediata. Todas elas consideram as dívidas de curto prazo (passivo circulante), mas o cálculo leva em conta diferentes aspectos do patrimônio da empresa.

balanco patrimonial e dre e indicadores financeiros

 

A liquidez geral é baseada na soma de todos os direitos da empresa:

Liquidez geral = Total do ativo / Passivo circulante

A liquidez seca desconsidera os estoques em seu cálculo:

Liquidez seca = Ativo circulante – Estoques / Passivo circulante

A liquidez imediata considera somente os valores prontamente disponíveis, isto é, dinheiro no caixa ou na conta corrente:

Liquidez imediata = Disponibilidades / Passivo circulante

 

Estes cálculos de liquidez resultam sempre em uma razão. Veja o que ela indica:

• Liquidez > 1: o montante de recursos é maior do que o de dívidas. Pode ser uma oportunidade para reinvestir ou aproveitar a boa reputação para conseguir crédito ou investimentos.
• Liquidez = 1: os recursos de uma empresa são equivalentes às suas dívidas e o patrimônio é suficiente para quitar as suas obrigações.
• Liquidez < 1: a situação não é muito sustentável. Se fechasse as portas hoje, a empresa não seria capaz de arcar com todos as suas dívidas.

 

Uma planilha automatizada para calcular os indicadores financeiros

A planilha pronta oferece outros índices para realizar análises e sustentar decisões estratégicas. O giro do ativo e os índices de rentabilidade também são calculados automaticamente a partir dos dados de balanço patrimonial e analisam sua eficiência e lucratividade.

Calcule os índices de liquidez do seu negócio com a versão completa da planilha de balanço patrimonial + DRE da Excel Solução para apoiar sua gestão empresarial e seu planejamento financeiro.

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.