DRE: Como fazer a sua demonstração do resultado do exercício – Contabilidade e Gestão Financeira

Com a demonstração do resultado do exercício (DRE) você pode examinar o desempenho da sua empresa em um dado período, analisar a sua saúde financeira para entender o que na sua atividade gera lucro ou prejuízo.

 

A demonstração do resultado do exercício, mais conhecida como DRE, é um relatório indispensável para qualquer negócio. Este documento é uma demonstração contábil da mesma família do balanço patrimonial e, assim como ele, obrigatório por lei para algumas categorias de empresa.

Para além da obrigatoriedade determinada pela legislação, a demonstração de resultados (também chamada de demonstrativo de resultados) é uma ferramenta muito útil para a gestão do seu negócio. Ao fornecer informações consolidadas sobre o seu desempenho em um intervalo de tempo determinado, ela apoia a tomada de decisões baseadas em fatos e números.

A DRE também é um documento relevante para eventuais interessados no seu negócio. Ele demonstra a capacidade da sua empresa de gerar resultados e pode ser utilizado para atrair investidores ou conseguir financiamentos junto a bancos, por exemplo.

Vamos entender melhor o que deve ser levado em conta na elaboração do seu DRE, o que de fato ele examina e que tipo de análises ele pode oferecer para a sua gestão e contabilidade.

Clique aqui para baixar o modelo de planilha gratuito da Excel Solução e comece agora a elaborar a demonstração de resultados da sua empresa.

 

DRE Contabilidade como fazer - demonstração do resultado do exercício, lucro liquido do exercicio, receita liquida e reserva de capital

Modelo DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) – Contabilidade

 

Como elaborar o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)?

A Demonstração do resultado do exercício tem uma estrutura vertical e dedutiva. Isso significa que, a partir dos dados de faturamento, são subtraídas todas as despesas até que se chegue ao resultado líquido final. A última linha da planilha, é o veredito sobre a natureza do seu resultado – a geração de lucro ou prejuízo.

Para preencher o modelo pronto é preciso ter as informações relacionadas ao período analisado apuradas previamente, para que a planilha apenas faça as contas para você.

O total do faturamento deduzido dos impostos sobre as vendas fornece a receita líquida de vendas. Deduzindo ainda o custo dos produtos vendidos e as despesas de operação, você terá o lucro operacional. Esse resultado já é um importante indicador: caso seja negativo, é um alerta de que a sua operação dá prejuízo.

Seguindo a estrutura do modelo, a DRE segue deduzindo do resultado as receitas não operacionais da empresa, imposto sobre a sua renda e, finalmente, a participação do lucro que cabe aos funcionários. A linha final da planilha exibirá o montante que representa o seu lucro líquido – ou prejuízo.

A DRE distingue as movimentações da sua empresa de tal forma que fica mais fácil identificar o que agregou ao resultado e o que acabou por prejudicá-lo.

 

balanco patrimonial e dre e indicadores financeiros

 

 

Fique atento!

A demonstração de resultado do exercício é um relatório contábil, e não financeiro. Ele não deve e nem pode ser utilizado para apurar a quantidade de dinheiro em caixa, por exemplo. Isso porque o documento é elaborado a partir do que foi programado para o período em termos de faturamento e despesas. Para obter um relatório financeiro, clique aqui e conheça as ferramentas financeiras em excel.

A DRE pode acusar que o seu negócio tem gerado lucro, porém é possível que este esteja sendo convertido em outros tipos de ativos que não recursos em caixa. É o caso quando o seu lucro entra na forma de mercadorias em estoque ou contas a receber.

Para medir esses e outros fatores, utilize a demonstração de resultados combinada com outras ferramentas como o fluxo de caixa, por exemplo. É interessante também poder mensurar o seu resultado em intervalos de tempo de durações diversas: quanto mais curto o período, mais precisa a análise.

 

Indicadores Financeiros

A DRE serve de base para análises de atividade e lucratividade, como lucro líquido do exercício, receita liquida, reserva de capital, entre outros indicadores de liquidez. A partir do levantamento dessa apuração, podemos elaborar indicadores financeiros relacionando os resultados da DRE e de outro documento, o Balanço Patrimonial.

Os dois documentos podem ser criados de forma separada e um não depende necessariamente do outro, no entanto você pode gerar análises mais elaboradas ao relacionar as suas informações de patrimônio e de resultados.

Desenvolva a sua demonstração de resultados e analise o seu negócio por meio dos indicadores de forma automatizada: Clique e conheça a versão completa da planilha Balanço Patrimonial + DRE + Indicadores Financeiros.

 

Conheça abaixo as ferramentas para fazer análises contábeis e gestão de lançamentos financeiros:

Planilha Análise horizontal e vertical – Exemplo balanço patrimonial
Planilha Modelo DRE ( Demonstração do Resultado do Exercício )
Planilha Modelo Balanço Patrimonial
Planilha Balanço Patrimonial + DRE + Indicadores Financeiros
Planilha de Lançamentos Contábeis no Excel (BP + DFC + DRE + Balancete)
Planilha Contas a pagar, receber + Fluxo de Caixa Realizado
Planilha de Controle e Movimento de Caixa Diário

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.