Como usar a análise das demonstrações contábeis e índice de liquidez

A análise das demonstrações contábeis serve para fazer um diagnóstico completo da situação financeira da empresa. Uma solução que aumenta a clareza das informações, melhora a comunicação do setor financeiro com os responsáveis pela empresa e garante o equilíbrio e a estabilidade das contas.

Elaborar uma boa análise requer do setor financeiro tempo, empenho e diversos cuidados. Afinal, essa tarefa exige que os profissionais tenham atenção às leis, normas e regulamentos impostos.
De todo modo, a análise de demonstrações financeiras (e contábeis) é o melhor caminho para aumentar a eficiência do setor, organizar os dados e transformar o que é apenas informação (dados frios) em conhecimento (capacidade de tomar decisões sobre investimentos, por exemplo).

O que são demonstrações contábeis?

São documentos elaborados e divulgados pela empresa que têm o objetivo de representar o fluxo contábil e financeiro durante um certo período.
Todas as empresas devem divulgar esse demonstrativo, segundo a lei 6404/76.

Quais são as obrigações contábeis?

São elas:

Além destas, a empresa também pode ter a necessidade de demonstrar por meio de “notas explicativas” possíveis desacordos entre as análises apresentadas oficialmente e o que a auditoria encontrou nas contas.

planilha balanco patrimonial + DRE + Indicadores financeiros

 

O que são os índices de liquidez?

Os índices de liquidez são os indicadores de crédito que mostram quanto a empresa possui em recursos disponíveis para quitar suas dívidas. Em outras palavras, dependendo do índice de liquidez analisado a empresa poderá demonstrar que é capaz de pagar suas dívidas em um prazo de, vamos imaginar, 4 meses.
Há diversos tipos de índices de liquidez, que são denominados de acordo com o número de recursos considerados no cálculo e o tempo previsto para o pagamento das obrigações.

Lembrando que os recursos de uma empresa são informações como:

  • Valor em estoque.
  • Contas a receber.
  • Valor em caixa.

Sendo assim, quanto mais recursos a empresa tiver disponíveis, maior serão os índices de liquidez analisados. Atestando se uma empresa é boa pagadora ou não.

Quais são os rigores da análise de demonstrações contábeis?

Os dados coletados sofrem conferência. Você deverá garantir que as informações estejam estruturadas e adequadas a legislação vigente. As bases para a análise são:

Como fazer uma análise de demonstrações financeiras e contábeis?

O primeiro passo é coletar e organizar a documentação. Os documentos necessários são:

  • Balanço Patrimonial (BP);
  • Notas Explicativas ao Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA);
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA);

Além destes, também há a necessidade de incluir na documentação os “Relatórios de Administração”, juntamente com “Pareceres de Auditoria e do Conselho Fiscal”, “Balanço Social” e as atas de reuniões e assembleias internas que tenham dados relevantes para a Receita.
Depois reunir a documentação você irá fazer a auditoria delas com base nos itens apresentados no subtítulo anterior. Tomando especial cuidado para garantir que a lei nº 6.404-76 seja seguida em todos os detalhes.

planilha balanco patrimonial + DRE + Indicadores financeiros

 

Qual é a principal função da análise de demonstrações financeiras e dos índices de liquidez?

Garantir que a sua empresa esteja com as contas em dia aumenta o crédito dela em muitas situações. Por exemplo: investidores e parceiros saberão que a sua empresa é boa pagadora, além de você demonstrar em números a projeção de crescimento para os próximos anos.
Você também pode utilizar as informações na avaliação do mercado. Tendo poder para decidir se o momento atual é a hora certa de expandir, ou se a melhor decisão é manter a empresa no mesmo patamar por mais um tempo.

Munido com informações de qualidade o setor financeiro é capaz de aumentar a confiança dos investidores, a credibilidade da empresa diante dos fornecedores e a transparência das ações perante o Governo.
Sem contar que com uma análise bem feita você terá segurança na tomada de decisão e principalmente previsibilidade financeira.

Automatize a análise financeira na sua empresa

Clique aqui e conheça a Planilha Indicadores Financeiros + Balanço Patrimonial + DRE. Com ela você fará o registro de diversos tipos de demonstrações contábeis, como o balanço patrimonial e DRE.
Perfeita para centralizar em apenas uma ferramenta diversos índices financeiros. Gere relatórios e organize as informações, aumentando a produtividade do setor financeiro.

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução
Criador de negócios digitais e curador de conteúdos empresariais, desenvolvo um projeto de inteligência de inovação sistêmica e de educação financeira. Administrador por formação (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu viajo, pedalo, faço trilhas e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.