9 Planilhas indispensáveis para a sua Gestão de Pessoas em Excel

Fazer uma gestão de pessoas com sistemas organizados e integráveis traz eficiência, poupa tempo e evita o retrabalho.

 

Uma boa administração de recursos é essencial para uma gestão eficiente. Isso vale para desde as próprias finanças até o maquinário ou espaços físicos, mas especialmente pelos recursos mais importantes de qualquer empresa: os recursos humanos. São elas, as pessoas que fazem o seu negócio acontecer e sem as quais a sua empresa não funciona.

Neste artigo você vai conhecer uma série de planilhas em Excel que vão agregar estrutura e praticidade à sua gestão de pessoas, seja no dia a dia do recrutamento e seleção e da folha de pagamento ou mesmo na elaboração de planos de carreira e avaliação de resultados e desempenho.

São materiais de RH que vão te ajudar a tomar decisões baseadas em fatos e números, desde a escolha do melhor profissional para uma determinada posição até a estruturação de um plano de treinamento para formação de lideranças mais capacitadas e competentes.
Não perca mais tempo procurando informações em sistemas desorganizados e acabe com o retrabalho na sua administração de recursos humanos. Confira as planilhas a seguir:

 

1. Planilha de Avaliação de Desempenho por Competências

Planilha de Avaliação de Desempenho por Competências

Com este modelo de avaliação por competências, você pode estabelecer critérios para recompensar o trabalho de funcionários que apresentam bons indicadores de desempenho (com promoções e aumentos, por exemplo) ou mesmo identificar aqueles que estão abaixo do esperado.

Utilize esta planilha para avaliar o trabalho da sua equipe de forma objetiva e faça da sua gestão de recursos humanos uma gestão por competência, mais precisa e racional. Defina os atributos que serão avaliados, os critérios de avaliação e acompanhe com gráficos e relatórios o desempenho de cada funcionário individualmente, de cada área do negócio ou da empresa como um todo.

 

 

2. Planilha de Indicadores de Recursos Humanos

Planilha de Indicadores de Recursos Humanos

Assim como as áreas de finanças, marketing e vendas têm os seus próprios indicadores, também existem os indicadores de desempenho específicos de recursos humanos. Pelos indicadores de absenteísmo e rotatividade, por exemplo, é possível avaliar o quanto os seus funcionários faltam ao serviço e quanto tempo em média um colaborador permanece na mesma função.

Estes números são informações valiosas para tomar decisões e gerenciar os seus talentos de forma mais estratégica. Cadastre até 200 funcionários e acompanhe a evolução dos indicadores da sua equipe com dashboards ilustrados com gráficos e relatórios automáticos.

 

 

3. Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional e Gestão de pessoas

Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional e Gestão de pessoas

A pesquisa de clima organizacional é semelhante à de pesquisa de satisfação que as empresas conduzem junto ao seu público interno, para entender o quanto eles estão satisfeitos enquanto colaboradores. Com esta planilha, você monta a sua pesquisa, veicula os questionários e tem acesso às respostas e aos resultados consolidados de modo simples.

Para começar, cadastre as perguntas e suas categorias tendo em mente tanto as grandes esferas quanto os pontos específicos do seu negócio que você pretende avaliar. A partir das respostas, veja com clareza em gráficos e relatórios quais foram os pontos com melhores a piores avaliações e também como as categorias foram avaliadas como um todo.

 

 

4. Planilha de Cadastro e Controle de Funcionários

Planilha de Cadastro e Controle de Funcionários

À medida que o quadro de funcionários de uma empresa aumenta, se faz cada vez mais importante utilizar as ferramentas adequadas para gerenciar as suas fichas de cadastro de funcionário. Para uma boa gestão, é fundamental manter um cadastro organizado, completo e acessível de cada empregado. Com este modelo você registra desde as informações básicas e de perfil até detalhes de salário e benefícios.

Esta será a base do seu banco de dados de recursos humanos: pode ser utilizado na sua gestão tanto na administração de pessoal (para apuração da folha de pagamento, por exemplo) quanto para o desenvolvimento organizacional estratégico, como treinamento e desenvolvimento de talentos.

 

 

5. Planilha de Plano de Cargos e Salários

Planilha de Plano de Cargos e Salários

Outra questão que ganha importância na gestão de recursos humanos conforme a empresa cresce é a política de cargos e salários. Quanto maior o número de funcionários, as dinâmicas das áreas e das equipes vai ficando mais complexa e passa a ser indispensável elaborar um plano de remuneração com base em uma pesquisa salarial e descrição e cargo.
Com a ajuda desta planilha, você vai cadastrar os cargos existentes no seu negócio e organizá-los em faixas salariais.

Este processo de criação de uma tabela de salários é benéfico para as diversas divisões da área de RH: melhora a sua compreensão da folha de pagamento, facilita o desenvolvimento de um plano de carreira e simplifica até mesmo o trabalho de recrutamento e seleção.

 

 

6. Planilha de Processo Seletivo

Planilha de Processo Seletivo

Esta planilha vai fazer com que a equipe de RH responsável pelo recrutamento e seleção de pessoas preencha as vagas de emprego abertas na sua empresa de modo muito mais prático e rápido. A planilha de processo seletivo dá conta não apenas da parte burocrática e repetitiva que envolve novas contratações para o seu quadro, como também pode apoiar tomada de decisões.

Os recursos incluem relatórios com dados dos participantes, além de dashboards com comparativos entre candidatos e informações detalhadas sobre cada processo, suas etapas e critérios de contratação de pessoal.

 

 

7. Planilha de Folha de Pagamento

Planilha de Folha de Pagamento

Quem é familiarizado com as rotinas da área de RH sabe que por trás do cálculo da folha de pagamento há uma série de processos e diversos fatores que precisam ser levados em conta. Além do salário, o pagamento é composto pelas férias, o décimo terceiro, as horas extras, encargos sociais além de outros benefícios.

Este modelo de folha de pagamento em Excel considera todos esses detalhes faz todos os cálculos de forma automática. Assim, você sabe exatamente qual é o custo da sua folha e ganha em organização e controle para a sua gestão.

 

 

8. Planilha de Horas Extras com Banco de Horas

Planilha de Horas Extras com Banco de Horas

O Cálculo de horas extras também envolve alguns detalhes e regras específicas: horas trabalhadas, compensação de horas positivas e negativas, hora extra noturna. Com esta planilha, você deve apenas registrar a jornada de trabalho do seu funcionário e pronto: o cálculo é feito sozinho.

Independente do porte da sua empresa, automatizar este processo vai economizar muito tempo e trabalho na sua gestão de RH – além de que dependendo do tamanho do seu negócio, é simplesmente impraticável fazer o cálculo manual.

 

 

9. Planilha de Controle de Treinamentos

Planilha de Controle de Treinamentos

Esta planilha será uma importante ferramenta para a sua gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento humano. A partir do cadastro dos alunos (funcionários que receberão treinamentos), áreas, cargos e também os treinamentos disponíveis, você faz o controle dos cursos ministrados com lista de presença.

As dashboards dessa planilha incluem indicadores de quantidade, carga horária e programação dos próximos cursos, além da possibilidade de conferir uma lista de treinamentos recebidos por cada aluno.

 

 

planilha completa gestao recursos humanos excel

 

Pacote com 8 planilhas de RH para Gestão de pessoas

Pacote com 8 planilhas de RH para Gestão de pessoas

Para finalizar, apresentamos uma seleção especial de planilhas prontas em Excel para simplificar e profissionalizar a sua gestão de pessoas.

Este pacote inclui as planilhas de Avaliação de Desempenho por Competências, Contratação de Pessoal (Processo Seletivo), Indicadores de Recursos Humanos, Cadastro e Controle de Funcionários, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima Organizacional, Controle de Treinamentos e Avaliação de Dinâmica de Grupo.

Comprando este pacote você economiza até 50% sobre o valor original das planilhas e pode implementar uma gestão de pessoas com maior controle e eficiência.

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.