Plano de carreira empresarial: Aprenda o que é e veja como fazer

O plano de carreira empresarial é uma das estratégias que a empresa tem para assegurar a permanência dos melhores colaboradores, ou então despertar o interesse de talentos do mercado.

Um plano de carreira eficiente envolve:

O que é o plano de carreira empresarial?

Uma pesquisa encomendada pela equipe do LinkedIn mostrou que, das tendências de recrutamento, a retenção de funcionários está diretamente conectada com a mobilidade interna em uma empresa.
Reter talentos (funcionários com mais conhecimentos e habilidades) dentro da equipe é preocupação de 42% das lideranças. Os dados também mostram que o recrutamento interno são oportunidades de retenção (quando vagas importantes serão preenchidas pelos funcionários já contratados pela empresa). 

Qual é a importância do plano de carreira empresarial?

Os dados da pesquisa deixam claro que o planejamento de carreira é essencial para manter a motivação dos funcionários, os números mostram que muitas empresas ainda falham na elaboração deste programa. A mesma pesquisa aponta que 34% dos empresários afirmaram ter uma contratação interna conduzida caso a caso. Apenas 22% revelaram possuírem algum programa de oportunidades de avanço profissional definido.
A preocupação de 42% dos empresários, mas ação de apenas 22% é uma discrepância que gera problemas para aqueles que negligenciam esta ação , como desistência dos talentos, alta rotatividade nas empresas e falta de motivação entre os colaboradores, apenas para citar como exemplo.

Planilhas Excel Recursos Humanos - Gestão de Pessoas

 

Quem deve fazer um plano de carreira empresarial?

Empresas de grande porte possuem planos de carreira, em função da grande quantidade de colaboradores. Mas também é possível elaborar um plano de cargos e salários para empresa de pequeno porte, basta adaptar os números à realidade de cada organização.

Como fazer um plano de carreira empresarial?

Antes de iniciar o desenvolvimento do plano de carreira empresarial você deverá ter o controle sobre a pretensão salarial dos colaboradores, os objetivos pessoais de cada um deles e o tempo que eles imaginam necessário para atingir esses objetivos.
Fazer a pesquisa salarial é relativamente simples: por meio de entrevistas a equipe de RH conseguirá descobrir o que cada colaborador pensa sobre o plano de carreira dentro da sua função específica.

A partir dessas informações você será capaz de definir a progressão dos colaboradores. Os próximos itens do artigo explicam em detalhes cada elemento do plano de carreiras.

Defina as progressões de carreira empresarial

Resumidamente falando, há dois cenários para progressão em um plano de carreira empresarial: evolução em Y e evolução em W – lembrando que muitas outras formas foram desenvolvidas por diversas empresas ao longo dos anos, mas nós falaremos apenas dessas duas por serem as mais comuns.
A evolução em Y leva o nome em razão do formato da letra. Imaginando que o Y seja um caminho por onde o empresário está evoluindo, em um determinado momento a sua carreira encontrará uma bifurcação: ele poderá optar pelo cargo de gestor ou de especialista – em muitas empresas essa divisão consiste em: cargo gerencial, cargo técnico ou executivo.

Já a evolução em W apresenta uma terceira via para o colaborador. Nessa, o empresário poderá assumir um cargo que seria um misto entre gerencial e técnico.
Vamos explicar com um exemplo: imagine um escritório de engenharia em que o colaborador possa, no modelo Y, tornar-se gestor, cuidando do setor de compras, ou então executivo, cuidando da equipe de implantação das obras. Já no modelo W o empresário poderá tornar-se gerente de projetos, cuidando ora de funções organizacionais, ora de funções práticas.

Identifique pontos fortes e fracos

Depois de fazer a pesquisa salarial e estipular o plano de carreira para cada colaborador (se ele está dentro de um modelo Y ou W), você deverá descobrir os pontos fortes e fracos da sua equipe de executivos.
Um plano de carreira empresarial ganha força quando os gestores da equipe têm controle sobre suas “peças” – como em um jogo de xadrez, sabendo que cada colaborador terá uma função e uma importância no todo.

Estabeleça metas

Essa é a etapa mais importante para os colaboradores, pois as metas são o que tornam o plano de carreira tangível para os seus funcionários. As metas irão variar em decorrência do tamanho da sua empresa e do mercado.
Você deverá ter atenção para garantir que todas as regras estejam claras aos empresários e colaboradores, é fundamental também que o acompanhamento dos resultados esteja acessível a todos. Utilize as ferramentas certas para sua gestão de recursos humanos.

Utilize uma ferramenta que facilitará a elaboração de um plano de carreira empresarial

Uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento pleno da gestão de pessoas e carreiras: a planilha para plano de cargos e salários, clique e conheça agora as facilidades. Nela você encontrará todas as funções necessárias para fazer o plano de carreira empresarial.

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução
Criador de negócios digitais e curador de conteúdos empresariais, desenvolvo um projeto de inteligência de inovação sistêmica e de educação financeira. Administrador por formação (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu viajo, pedalo, faço trilhas e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.