CARGOS E SALÁRIOS: Organize seus recursos humanos com um plano de carreira e remuneração

A implementação da descrição de cargos e salários fortalece a estrutura da sua área de recursos humanos e facilita os processos de gestão de talentos. Conheça a seguir dicas de RH e planilhas de exemplo.

 

Cuidando bem dos seus recursos humanos

Tão importante quanto deixar as contas em ordem e gerir bem os recursos financeiros é fazer uma boa gestão dos recursos humanos. Ter as pessoas certas desempenhando as funções certas da maneira certa seguramente contribui para uma empresa mais produtiva e rentável.

Desenvolver uma estrutura organizacional de cargos e salários é uma boa maneira de começar ou melhorar sua gestão de talentos. Ela será a chave para entender quais são os seus recursos humanos. A partir dessas informações, você já pode pensar em processos e ações para geri-los da melhor forma.

Lembre-se que cada aspecto da sua empresa reflete quais são os valores do seu negócio. Assim, estruturar o seu quadro de funcionários de acordo com a empresa com que você sonha é um dos primeiros passos para trazê-la para a realidade. Veja a seguir algumas dicas e informações para elaborar a descrição de cargos e um plano de cargos e salários sólido e útil para a sua gestão.

planilha completa gestao recursos humanos excel

 

Estruturando cargos e salários

Definir um modelo de cargos e salários é importante não somente para a sua gestão de recursos humanos. No processo, você deverá explorar as atividades da sua empresa para compreender bem quais as tarefas que precisam ser realizadas.

Esse exercício de estudar as atividades é enriquecedor porque, no mínimo, o faz questionar a estrutura organizacional da sua empresa. A estrutura condiz com os planos que você tem para o longo prazo? As diferentes áreas se comunicam bem e funcionam bem juntas? Essa dinâmica permite a realização do trabalho necessário com excelência?

As respostas que você obtiver para estas perguntas certamente serão bastante úteis para organizar o trabalho de forma estratégica. Em um nível mais prático, vamos passar para as descrições em si.

Veja abaixo um modelo de descrição de cargos e salários com salário inicial e níveis de função júnior, pleno e sênior:

PLANO DE CARGOS E SALARIOS - exemplo no excel para gestão de recursos humanos remuneração e plano de carreira com remuneração variável

Modelo de Plano de Cargos e Salários

A descrição de cargos na gestão de RH

A descrição de cargo e salário é um documento em que são formalizadas as atribuições de uma função e a formação e experiência necessárias para desempenhá-la. Como o nome também indica, este documento deve incluir a remuneração oferecida para a posição.

Nesse caso, pode ser uma faixa salarial ou um salário base – você pode definir a partir da remuneração praticada internamente ou realizar uma pesquisa salarial no mercado. Se houver remuneração variável de acordo com seu desempenho, não deixe de incluir na descrição.

Este documento será um guia para que os responsáveis por recrutamento e seleção saibam por quem procurar no momento de preencher uma vaga. Tenha isso em mente ao definir as informações que devem constar em cada descrição. Considere para cada posição as habilidades técnicas e fatores comportamentais necessários, inclusive eventuais restrições para a vaga. Veja abaixo um modelo de descrição de cargo:

CARGOS E SALARIOS - exemplo de descrição de cargo e funções para plano de carreira de recursos humanos

Modelo de Descrição de Cargo

 

As descrições não são estáticas: conforme a empresa evolui e muda, é possível que os perfis procurados e a distribuição de tarefas também sofram alterações. É por esse motivo que é recomendável uma revisão de tempos em tempos. Mesmo assim, desenvolver uma base de gestão de recursos humanos pode poupar muito tempo e trabalho no dia a dia.

A definição de um plano de cargos e salários promove uma gestão mais justa e transparente. Ela permite que você possa fazer a avaliação de desempenho do seu funcionário de acordo com as atividades que foram acertadas e cobre dele um desempenho correspondente.

Para seus funcionários, por sua vez, a organização dos cargos e salários também é interessante. Esta estruturação permite que eles saibam exatamente o que a empresa espera deles e o que é necessário para subir de cargo, bem como as possibilidades de crescimento e plano de carreira.

planilha completa gestao recursos humanos excel

 

Conheça um modelo pronto de Cargos e Salários:

A planilha de cargos e salários é uma ferramenta com diversas funcionalidades para a definição da estrutura organizacional e avaliação do desempenho dos seus funcionários. Conheça a versão completa clicando aqui e implemente uma gestão de recursos humanos mais eficiente de forma simplificada.

 

Dica Extra: Melhore a satisfação das pessoas inciando uma Pesquisa de Clima Organizacional

O clima organizacional é composto por um conjunto de fatores que influenciam na motivação, comportamento e satisfação das pessoas dentro de uma organização.

Clique e conheça a planilha de pesquisa de clima você poderá identificar o grau de satisfação das pessoas em relação a cooperação entre equipes, estrutura, desenvolvimento profissional, remuneração, lideranças, entre outros fatores que desejar avaliar.

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.