Como fazer o plano de cargos e salários e conheça um modelo pronto

O que é e para que serve um plano de cargos e salários? O plano de cargos e salários é uma ferramenta auxiliar do plano de carreira e serve para que os seus colaboradores possam entender quais sãos as políticas de evolução dentro da empresa.
O plano de carreira é o que determina quais serão as oportunidades de crescimento dos colaboradores dentro de uma empresa. Nesse sentido, o plano de cargos e salários aponta quais serão as metas para que cada objetivo seja atingido e os ganhos quando esses objetivos forem superados.

Quais são as vantagens para implementar um plano de cargos e salários?

As principais vantagens ao adotar o plano de cargos e salários são:

  • Retenção de talentos.
  • Motivação no ambiente de trabalho.
  • Contratação de profissionais mais qualificados.
  • Desenvolvimento profissional.
  • Identificação de oportunidade de desenvolvimento.
  • Melhora na produtividade.
  • Manter a equipe atualizada e competitiva frente ao mercado e à concorrência.
  • Definição da política salarial e dos modelos de remuneração baseados em competências.
  • Equilíbrio interno por meio da lista de cargos, responsabilidades e resultados esperados.
  • Equilíbrio dos salários compatíveis com o mercado e o segmento de atuação dos colaboradores.
  • Auxílio na definição do Plano de Carreira, proporcionando o desenvolvimento profissional.

planilha de plano de cargos e salarios

 

Plano de cargos e salários: como fazer

1º: Faça a descrição de cargos e salários da sua empresa, também anote as funções existentes em todos os departamentos
A identificação e descrição dos cargos serve para que você compreenda a estrutura organizacional da empresa. Já a pesquisa salarial indica o seu investimento em cada setor. Por fim, a função – que nem sempre estará atrelada ao cargo – será a informação sobre o que cada profissional está executando no trabalho.
Por qual razão separar cargo de função? A resposta é simples: no cotidiano de uma empresa muitos profissionais de diferentes cargos podem executar funções que não estão dentro da descrição daquele cargo. É importante tomar nota dessas informações.

2º: Estabeleça a faixa salarial, as responsabilidades desejadas e o perfil técnico adequado para cada cargo
É hora de fazer a descrição dos cargos, estabelecendo quais são as atividades comuns às funções. Para auxiliar, você poderá conversar pessoalmente com cada colaborador ou fazer uma entrevista para coletar as informações importante para o início do seu projeto.
Esse passo representa uma “estaca zero” na vida profissional dos colaboradores. Onde serão definidas as funções mínimas e o que a empresa espera de cada um deles. Depois, no passo seguinte, estarão as informações referentes ao crescimento profissional.

3º: Calcule o aumento salarial de acordo com flexibilidade de caixa
Agora a equipe de contabilidade entrará em ação. É o momento de descobrir qual é a flexibilidade da folha salarial com o objetivo de determinar o investimento que será aplicado em cada colaborador ao longo dos anos.
Por exemplo: se todos os seus vendedores atingirem a categoria sênior, qual seria o investimento total no setor de vendas quando isso acontecer?

Com esses números prontos você terá todas as informações de que precisa para elaborar um plano de cargos e salários de evolução gradual. (Como na imagem abaixo). Nela é possível verificar a evolução dos profissionais, desde o salário inicial, passando para a categoria “Júnior”, depois “Pleno” e por fim “Sênior”.

exemplo pronto de plano de cargos e salários

Exemplo de Plano de Cargos e Salários

 

4º Apresente o plano para os colaboradores
A penúltima etapa consiste em apresentar o plano de cargos e salários para todos os funcionários. Explicando em detalhes cada etapa da evolução e garantindo que todos tenham consciência dos passos necessários para atingir o próximo patamar.

5º Consolide as informações em uma mídia, que pode ser física ou digital
É chegado o momento de selecionar como as informações serão armazenadas. Você poderá fazer a planilha manualmente, guardando as informações em pastas, ou então optar por uma ferramenta desenvolvida para ser utilizada no computador.
O importante é que os dados sejam de fácil acesso e compreensão. O plano de cargos e salários precisa ser entendido por todos os envolvidos na empresa, ou a motivação para alcançar o próximo nível irá diminuir caso um colaborador fique confuso em relação às regras ou aos objetivos.

Facilite a elaboração do seu plano com uma planilha pronta em Excel

A planilha pronta em Excel desenvolvida para plano de cargos e salários conta com todas as funções necessárias na elaboração do plano. Além de tudo, trabalhar com o Excel garante a segurança das informações, já que os dados estarão salvos em um programa confiável e poderão ser acessados de diversos lugares.
Conheça a ferramenta plano de cargos e salários pronta e saiba como ela será indispensável para um desenvolvimento pleno da gestão de pessoas e carreiras.

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução
Criador de negócios digitais e curador de conteúdos empresariais, desenvolvo um projeto de inteligência de inovação sistêmica e de educação financeira. Administrador por formação (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu viajo, pedalo, faço trilhas e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.