Mantenha suas finanças em dia com uma planilha de gastos pessoais

Neste artigo vamos mostrar como uma planilha de gastos pessoais é útil para você alcançar seus objetivos e manter uma boa saúde financeira. Fazer o controle financeiro pessoal é mais simples do que parece e te ajuda a usar seu dinheiro da melhor forma.
A planilha de finanças pessoais serve para diversos públicos, seja você responsável por uma família inteira, cuidando dos custos da casa, da saúde e da escola dos filhos, ou então um estudante lidando com os gastos da graduação.

Comece separando as despesas das receitas

Vamos começar o nosso exemplo de orçamento familiar para a planilha de gastos pessoais separando as entradas das saídas.

Você também deverá catalogar cada valor de acordo com a utilização. Essa diferenciação – principalmente nos gastos – será importante no momento de descobrir o que é supérfluo e o que não é. Algumas categorias das entradas podem ser:

  • Salário
  • Lucro
  • Rendimentos (investimentos)
  • Bônus

planilha de gastos pessoais - receitas exemplo

Já as despesas podem ser catalogadas em:

  • Alimentação
  • Serviços e consumo (água, luz, internet)
  • Dívidas
  • Capacitação profissional (cursos que tenham impacto na vida profissional)
  • Atividades pessoais ou hobbies (cursos que não tenham impacto na vida profissional)
  • Impostos
  • Taxas
  • Investimentos

orçamento familiar - despesas exemplo
Enfim, há diversas maneiras de catalogar as suas receitas e despesas. O importante é que você o faça antes de dar prosseguimento na planilha.

Encontre o valor mensal das despesas e receitas em cada categoria

Escreva em uma coluna todas as despesas de uma mesma categoria e coloque na frente de cada uma o seu respectivo valor mensal. Faça a soma.
Repita esse processo para todos os meses do ano, caso as despesas sejam diferentes – por exemplo nos meses em que é preciso pagar o seguro do carro, ou o IPTU.

planilha controle de gastos pessoais e orcamento familiar

Os ganhos são tratados da mesma maneira, em uma lista você irá colocar todas as receitas dentro de uma mesma categoria.
Esse passo costuma ser revelador. É o momento onde descobre-se onde estão os gastos supérfluos, ou os serviços e produtos que contratamos, mas não estamos utilizando como deveríamos – sim, estamos falando daquela assinatura que você paga e não usa.

Separe seus investimentos com uma planilha de gastos pessoais

Os investimentos merecem uma coluna especial na sua planilha. A ideia é que você possa controlar o tempo do investimento, o valor investido e a porcentagem de lucro, organizando essas informações em uma maneira que seja fácil visualizar.

orçamento pessoal exemplo de investimento

Estabeleça metas realizáveis

A parte da organização está feita, por ser uma planilha de orçamento pessoal você pode aplicar o seu gosto na montagem. O que nós apresentamos é um modelo básico que serve para colocar em termos práticos tudo o que está influenciando a sua vida financeira.
Então, é chegada a hora de elaborar as metas. Lembre-se de garantir que todos os objetivos sejam reais e alcançáveis, como garantir isso?

Obviamente, um objetivo alcançável estará dentro das possibilidades da sua receita. Esse objetivo também não pode ir de encontro aos gastos obrigatórios da sua casa (despesas com saúde, moradia, educação, etc).
planilha de gastos pessoais - exemplo de despesas

Conheça a planilha de gastos pessoais, uma solução prática para organizar a sua vida financeira

Se você deseja elaborar uma planilha de orçamento familiar, ou então uma planilha de gastos mensais na faculdade, até mesmo uma simples planilha de gastos pessoais, temos uma ferramenta que será muito útil.

A planilha de controle de gastos serve para que você organize seus gastos e as suas receitas em uma ferramenta simples de usar e visualmente atraente.
As principais funções da planilha são:

  • Registro de entradas e saídas: Espaço para organizar as suas informações
  • Resumo financeiro mensal: um relatório apresentando todos os seus gastos e os seus ganhos nos últimos meses
  • Detalhamento de despesas: Aquela função que demonstra para onde os gastos estão indo, importante no momento de decidir qual gasto precisará ser cortado.
  • Acompanhamento gráfico de desempenho: Após estipular uma meta, nada melhor que um gráfico para demonstrar se os objetivos estão sendo atingidos.
  • Simulador de investimentos e taxas de juros: Função especial para que você possa prever quais serão os ganhos dos seus investimentos nos próximos meses.
    exemplo de gráfico - planilha de gastos pessoais
    Conheça todas as funções da planilha clicando aqui. Com ela você será capaz de fazer o controle completo das suas despesas pessoais.

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução
Criador de negócios digitais e curador de conteúdos empresariais, desenvolvo um projeto de inteligência de inovação sistêmica e de educação financeira. Administrador por formação (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu viajo, pedalo, faço trilhas e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.