Aprenda como fazer o fluxo de caixa e otimize o planejamento financeiro

O fluxo de caixa nada mais é do que o controle de tudo o que entra e saí da empresa em valores financeiros dentro de um determinado período. Ele é muito usado para informar ao setor financeiro sobre os valores que serão recebidos e as contas que precisam ser pagas. Garantindo que a empresa não fique em débito e tenha sempre dinheiro em caixa.

Um controle financeiro simples começa com a elaboração de uma planilha de fluxo de caixa. Nela estarão informações como:

Qual é a importância do fluxo de caixa

O fluxo de dinheiro que circula por uma empresa precisa ser registrado cuidadosamente. Caso contrário essa empresa poderá ficar com a conta deficitária sem necessidade, algo que seria facilmente resolvido com uma organização melhor.
Por exemplo: é comum que todo quinto dia útil do mês as empresas precisem pagar o salário dos seus colaboradores, por outro lado, os clientes da empresa vão efetuando compras durante todo o mês, com pagamentos distribuídos ao longo dos dias. Criando uma clara discrepância entre as datas de entrada e saída de dinheiro.

Planilha Fluxo de caixa realizado, contas a pagar e receber

Se a empresa não tiver previsão dos gastos ela poderá investir o dinheiro que tem em caixa e ficar sem recursos quando o dia do pagamento chegar. Há mais: sem ter um controle das entradas e das saídas a empresa não será capaz de fazer investimentos seguros, ou encontrar oportunidades para economizar.

Quais são as vantagens do fluxo de caixa

O fluxo de caixa dá poder para a empresa elaborar um planejamento financeiro. Esse controle financeiro garante que a empresa possa:

  • Acompanhar os saldos em tempo real;
  • Ter controle sobre o resultado financeiro;
  • Encontrar oportunidades de investimento;
  • Identificar períodos de baixas no caixa (assim como períodos de alta);
  • Estimar lucros;
  • Estimar prejuízos;
  • Ter controle sobre a disponibilidade financeira.

Como elaborar uma planilha de fluxo de caixa

A planilha de fluxo de caixa pode ser feita manualmente.

1. Cadastre todas as contas e todas as entradas
O primeiro passo consiste em determinar um período e registrar todas as entradas e saídas de caixa. Por exemplo: para fazer o fluxo de caixa trimestral você irá anotar todas as entradas e todas as saídas previstas para os próximos três meses.

2. Atualize todos os lançamentos
Sendo uma planilha de entrada e saída, o fluxo de caixa precisa ser atualizado constantemente, já que novas dívidas vão sendo contraídas e novas entradas de dinheiro, como vendas e rendimentos, também ocorrem no período. Sendo assim, o passo 2 consiste em garantir que a sua planilha esteja sempre atualizada.

fluxo de caixa - exemplo de contas a receber

Exemplo de Contas a Receber

3. Analise os resultados, gere relatórios financeiros e o calcule o saldo de caixa
Com essas duas etapas concluídas já é possível analisar o saldo de caixa e até mesmo elaborar relatórios financeiros com as informações obtidas. Neste momento é usual analisar o saldo financeiro consolidado geral, mas você pode fazer um controle a parte para o fechamento de caixa diário somente em dinheiro.

4. Faça o diagnóstico do planejamento orçamentário
O diagnóstico do planejamento orçamentário é feito ao comparar os gastos com as oportunidades de investimento. Por exemplo: imagine uma empresa em que os meses de janeiro e fevereiro são difíceis em termos de gastos, mas essa mesma empresa tem um fluxo de caixa favorável em março, abril e maio. Ela poderá separar esses 3 meses de folga para investir ou reavaliar seus gastos – já que o “respiro” nas contas representa uma oportunidade. A partir desse diagnóstico, você poder fazer um estudo de viabilidade econômica para projetar o retorno do investimento.  

Planilha Fluxo de caixa realizado, contas a pagar e receber

 

Monte seu fluxo de caixa agora mesmo com uma planilha pronta

Agilize os processos com uma planilha pronta em Excel. Com ela você conseguirá organizar e controlar os registros, além de fazer lançamentos e gerar relatórios em tempo real.

São 5 opções: Escolha a que melhor se adequa às necessidades da sua empresa.

Planilha de Gestão Financeira

Clique aqui e conheça a planilha Gestão Financeira e Fluxo de caixa, nela você fará o registro sistemático de todas as movimentações financeiras realizadas na sua empresa e irá controlar todos os valores que entram e saem do caixa da empresa.

Fluxo de Caixa + DRE

Clique aqui e conheça a planilha de Fluxo de Caixa + DRE, ela permite que você gere o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) e também faça o controle de todas as movimentações financeiras da sua empresa.

Planilha Google Fluxo de Caixa

Clique aqui e conheça a planilha Google Fluxo de Caixa, ela transpõe todas as facilidades de uma planilha de gestão financeira para o recurso online. Você poderá abrir a planilha em diversos computadores e trabalhar com ela sem a necessidade de instalar programas. Agilizando os processos e facilitando o trabalho no setor financeiro. Ela é perfeita para empresas em que mais de uma pessoa é responsável pelos lançamentos financeiros.

Pacote de Planilhas de Controle Financeiro e Empresarial

Clique aqui e conheça o Pacote de Planilhas de Controle Financeiro e Empresarial, são 9 planilhas dedicadas ao controle financeiro da sua empresa, como a planilha de contas a pagar, planilha de fluxo de caixa, entre outras. Esse pacote garante um desconto que pode ser de 30% até 50%.

Planilha de Controle e Movimento de Caixa Diário

Clique aqui e conheça a Planilha de Controle e Movimento de Caixa Diário, uma planilha de caixa simples e extremamente útil para quem deseja classificar as despesas do dia a dia. Ótima para microempresas, ou profissionais freelancers.

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução
Criador de negócios digitais e curador de conteúdos empresariais, desenvolvo um projeto de inteligência de inovação sistêmica e de educação financeira. Administrador por formação (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu viajo, pedalo, faço trilhas e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.