Coronavírus nas empresas: Saiba como lidar com impacto da crise e dicas para trabalhar home office

“O mundo mudou” essa é a frase que resume em toda a sua simplicidade o que nós estamos vivendo: o impacto da pandemia de coronavírus nas empresas e, claro, na vida das pessoas.

Coronavírus nas empresas - impacto da crise e dicas para home office

Tudo mudou em uma velocidade impressionante. Graças ao COVID-19 empresas abriram programas de demissão voluntária, funcionários ficam inseguros quanto ao seu salário e micro e pequenas empresas estão lutando muito para pagar as contas. Considerando este cenário de alta incerteza, trouxemos para você um artigo que toca nos pontos mais sensíveis dessa crise,são eles:

  • Como fazer a gestão financeira da empresa em tempos de coronavírus.
  • Quais são as recomendações para empresas durante a crise.
  • Onde obter informações, em tempo real, como lives e discussões online.
  • Quais são as dicas essenciais para ter um home office produtivo.
  • Onde encontrar informações atualizadas e confiáveis sobre a crise do coronavírus.
  • O que dizem as análises sobre o impacto do coronavírus nas empresas.
  • Onde encontrar ferramentas para auxiliar no dia a dia da empresa fundamentais para o trabalho home office.

loja planilhas prontas profissionais excel

 

O impacto inicial estimado para as empresas ligado ao Coronavírus nas empresas

Para se ter uma ideia do impacto do coronavírus em empresas privadas: os últimos dados mostram que o crescimento brasileiro será interrompido. A meta para 2020 estava na casa dos 2,1%, ela foi reduzida para 0,02%. O impacto da crise do coronavírus na sociedade é tal que diversos países estudam adotar a política do lockdown (a quarentena forçada), assim como foi feito na região da Lombardia (Itália) e Wuhan (China). O ministro da Saúde brasileiro, Mandetta, fez um apelo para que as pessoas adotem o isolamento social.
Sendo assim muitos profissionais deixarão os escritórios para assumir o trabalho home office, o que apresenta desafios: como organizar a agenda? Como garantir que o trabalho tenha a mesma qualidade? Como manter o foco?

Em uma crise de proporções tão grandes é comum que informações falsas e notícias sem fundamento sejam divulgadas, o que pode ser ainda mais prejudicial, tanto para a segurança das pessoas quanto para os números da empresa. Sabemos que o impacto da crise econômica já é enorme e o nosso objetivo é apresentar a você informações necessárias para proteger a sua saúde, a dos seus colaboradores e também garantir que a sua empresa consiga sobreviver aos períodos difíceis.

Clique aqui e saiba quais são as principais causas do contágio do COVID-19 e as atualizações sobre as formas de tratamento. Lembre-se: o primeiro passo consiste em estar em segurança, depois podemos falar sobre negócios.

 

Como fazer a gestão financeira para reagir em tempo de Coronavírus nas empresas

A organização das finanças é um dos primeiros elementos para diminuir o impacto negativo do coronavírus nas empresas, aqui vão 5 passos essenciais para fazer a gestão financeira do seu negócio:

1) Faça o levantamento de despesas: Uma planilha com todos os gastos dos próximos meses auxilia na visualização das obrigações futuras.

2) Defina prioridades: Após registrar quais são as obrigações chegou o momento de priorizar as mais importantes.

3) Negocie prazos: A situação do coronavírus nas empresas é inédita para todos, o que abre portas para negociação. Ligue, mande e-mails, entre em contato. Tenha em mente que todas as empresas estão desenvolvendo políticas de contenção de danos e a flexibilização nas negociações está entre as principais práticas atualmente.

4) Coloque ações em prática: No quarto passo você irá avaliar quais sãos as principais soluções para a sua empresa, por exemplo: fazer promoções, incluir serviços de entrega, diversificar as formas de pagamento, entre outras.

5) Controle o fluxo de caixa e faça a gestão financeira: O controle preciso do fluxo de caixa é fundamental neste momento de crise, faça avaliações periódicas sempre sabendo que tudo pode mudar de uma semana para a outra.

Clique aqui e veja um infográfico completo com todas a recomendações do SEBRAE para fazer a gestão financeira nesta época de coronavírus nas empresas. 

 

Recomendações elaboradas pelo SEBRAE para gestão das empresas

O SEBRAE disponibilizou um guia de ações para os tempos de crise voltado principalmente aos pequenos negócios. As principais recomendações são:

  • Fazer uma previsão das despesas para um período de até três meses
  • Negociar as despesas com maior impacto
  • Evitar adquirir despesas novas, apenas as que sejam essenciais para a manutenção do negócio
  • Negociar despesas bancárias: lembrando que os bancos também estão flexíveis às negociações, sendo assim os juros e os créditos podem ter acesso facilitado. Convém ligar para o seu gerente o quanto antes.
  • A guia também lembra que a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) está unindo esforços para apoiar os empreendedores que enfrentam dificuldades em função do coronavírus. Muitos bancos facilitam o empréstimo ou adiam o pagamento de faturas antigas, por exemplo.

 

loja planilhas prontas profissionais excel

 

As principais dúvidas dos empresários e recomendações de analistas

O SEBRAE também conta com um serviço de FAQ (perguntas e respostas) para auxiliar os empreendedores. Veja algumas delas:

Como encontrar equilíbrio entre o gasto de dinheiro e o funcionamento da empresa?
É fundamental ter controle dos números e do ciclo de gastos da empresa.

Devo diversificar o meu mercado?
Não é o momento ideal para isso. A desaceleração acentuada pode consumir o investimento em novos mercados e diminuir o poder de reação da empresa. Hoje é muito difícil prever quais serão os principais setores afetados, sendo assim, convém manter o controle dos investimentos.

Devo enviar os meus colaboradores para casa?
Sim. Todas as empresas que são capazes de operar remotamente devem enviar os funcionários para casa o quanto antes, seguindo as orientações da OMS e do Ministério da Saúde.

Veja todas as perguntas neste link e saiba quais medidas tomar na sua empresa. 

 

Assista lives e discussões online desenvolvidas para ajudar empreendedores

Compartilhar informações é primordial em momentos de crise – desde que os dados sejam confiáveis e as dicas façam sentido.

Pensando nisso o SEBRAE disponibiliza transmissões ao vivo de temas como Meio de hospedagem, Startups e Tecnologia, Varejo, MEI entre outros. As lives trazem as últimas informações e dão dicas de como gerir seu negócio neste momento de crise. Clique aqui e acesse este conteúdo gratuitamente.

Cuidados e dicas essenciais para fazer home office

O trabalho remoto está numa crescente implementação em diversos ramos, sendo que empresas de tecnologia e serviços já utilizam este modo de trabalho a mais tempo. Você pode alcançar resultados semelhantes aos do escritório físico trabalhando em casa. Separamos algumas dicas básicas para aqueles que estão em situação de home office para obter maior organização e assim otimizar sua rotina:

1. Organize o seu local de trabalho e tenha disciplina

Deixe à mão tudo o que é necessário para que você exerça a sua função, evite ficar caminhando pela casa e mantenha o controle rígido dos seus horários. O primeiro passo consiste em convencer a si mesmo e às pessoas que moram com você, que a jornada de trabalho precisa ser respeitada mesmo no ambiente domiciliar.

2. Tenha um organograma com o seu planejamento

Antecipe as suas tarefas e deixe-as registradas em um local de fácil visualização. Assim você mantém o controle sobre as suas metas diárias e garante que o planejamento seja seguido.

3. Adapte o trabalho à realidade

O planejamento precisa ser respeitado e as metas devem ser cumpridas, desde que elas façam sentido dentro das suas possibilidades. Os primeiros dias – ou até semanas – serão de adaptação.
Observe seus horários e a sua capacidade produtiva. É comum julgarmos que somos capazes de criar ou produzir muito mais do que a realidade. Conheça-se, avalie a qualidade do seu trabalho e atualize as metas de acordo com a realidade.

4. Mantenha contato com os demais colaboradores

Por fim, a comunicação entre todos os membros de uma equipe é fundamental. Garanta que as informações estejam distribuídas de maneira eficiente. Esse é o melhor modo de evitar que alguém fique na escuridão.
Conheça mais dicas neste vídeo da TV Estadão e neste Podcast do jornal O Globo.

 

Onde obter informações relevantes durante este momento de incerteza econômica

Informações de qualidade são essenciais para superar uma crise. Em tempos de medo e desinformação é comum que muitos dados incorretos ou notícias falsas acabem dominando as conversas do dia a dia. O antídoto é obter informações em sites de qualidade.

A página Pequenas Empresas & Grandes Negócios recebe atualizações diariamente com informações relevantes sobre o coronavírus nas empresas. Os dados são trabalhados por profissionais sérios e valem a sua visita.

Como saber a dimensão do problema? Acompanhando análises atualizadas diariamente. A XP Investimentos coloca em números o impacto do coronavírus sobre as empresas, mantenha esse link na sua lista de favoritos e acompanhe as notícias.

 

Faça o download de planilhas em Excel grátis para auxiliar a sua empresa nesse momento de crise

Por fim você também pode contar com duas planilhas Excel gratuitas para te auxiliar nesse momento de incertezas:

Conheça a Planilha de Planejamento Estratégico: com ela você irá revisar ou gerar uma nova análise SWOT e identificar como o seu negócio está sendo afetado pela crise atual.

Coloque projetos em ação com a Planilha Excel 5W2H, com ela você irá organizar as etapas de uma tarefa, garantindo que o planejamento seja colocado em prática mesmo durante o Home Office.

Nós disponibilizamos dezenas de outras planilhas grátis para gestão empresarial, clique neste link e conheça outros materiais.

 

Conheça ferramentas completas de gestão financeira e empresarial

Faça o download da planilha de Modelo de Orçamento Empresarial em Excel, com ela você vai trabalhar aspectos do planejamento estratégico e financeiro da sua empresa.

O trabalho em Home Office pode acabar interferindo nas gastos de casa, indicamos que você conheça a Planilha de Orçamento Familiar, desenvolvida para ajudar na organização das contas da casa e dos gastos pessoais. Fundamental sobretudo para profissionais MEI.

Faça o controle financeiro de todos os seus gastos. Clique aqui e conheça a Planilha Contas a Pagar, Receber e Fluxo de Caixa Realizado. Com ela você terá o controle financeiro da sua empresa de uma maneira fácil e personalizada.

Indicamos que você conheça a lista completa de planilhas prontas em Excel, com soluções que disponibilizamos para os variados setores da empresa: Finanças, Planejamento Estratégico, Recursos Humanos, Administração, Vendas, Marketing, planilhas online Google Sheets e pacotes com descontos especiais.

Busque as melhores informações, mantenha a sua saúde e segurança e desenvolva alternativas para continuar produzindo.

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.