Não viva só pagando contas: Aprenda usar planilha de despesas pessoais

Deixe de ser um pagador de contas e seja um realizador de seus objetivos e sonhos.

 

Vou lhe fazer uma pergunta: Você quer estar mais no controle de sua vida ou ser controlado na maioria das vezes? E por que seria diferente com o dinheiro?

Se você escolher comandar sua vida no lugar de ser comandado então ficou mais fácil agora. Sim, controle financeiro só depende da sua vontade.

A importância de fazer o orçamento pessoal não é para se tornar miserável, avarento ou pragmático, longe disso… A idéia do orçamento pessoal é estar mais próximo de controlar as despesas do que ser controlado por elas. Mas não se iluda com a idéia de controle, pois nunca poderemos dominar todos os fatores. Controlar tudo é impossível. 

 

Então pra que controlar? 

Tratamos aqui de decidirmos mais do que decidirem por nós. A intenção aqui é que você tenha uma visão bastante clara da origem de suas receitas e quais as despesas que você paga com maior freqüência. 

 

Mas por que isso? 

Dai então você consegue programar seus objetivos pessoais. O grande objetivo aqui é deixar de trabalhar para pagar as contas e trabalhar para realizar seus objetivos de vida.

Se você acha que fazer esse controle o deixará desanimado, não está sozinho. Geralmente é o primeiro pensamento que vem cabeça dos pagadores de contas. Isso é normal, mas preste atenção: Ninguém melhor que você pra reconhecer e admitir seus padrões de comportamento. É serio! Não precisa mentir! Garanto que você pode se suportar. 

 

O primeiro passo: 

Então admita. Não se julgue, não se condene nem encontre culpados. Apenas observe a origem e o destino do seu dinheiro. Faca uma revisão. Pense sobre a importância dos seus gastos e se o retorno está sendo satisfatório. Garanto que essa franqueza consigo não dói tanto com imagina e trará grandes resultados! Inclusive para sua a família, se tiver orçamento em conjunto.

Portanto se não quer ficar na mesmice de ser um pagador de contas, deixe de sê-lo! 

 

Quer melhorar? Tente fazer melhor! Comece por uma planilha de despesas pessoais.

Você não terá resultado diferente fazendo a mesmice. Não tenha medo dos julgamentos. O primeiro passo só depende de você, e isso já é grandioso. Experimente e vá ajustando no caminho. Você tem o sol na mão! O brilho está em você!

 

Leia o artigo Aprenda a fazer um planejamento financeiro pessoal.

Baixe nossa planilha de despesa pessoal para orçamento familiar.

 

Conte também seus resultados ou deixe seus comentários. Até a próxima!

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.