Como fazer planejamento financeiro pessoal com planilha de excel

Extremamente recomendada a leitura dos conceitos sobre a escolha de comandar sua vida no lugar de ser comandado, postada no artigo anterior.

Acompanhe o artigo baixando a planilha de despesa pessoal para orçamento familiar.

 

Vamos a prática:

Primeiro de tudo, anote. Simples assim. Não fique preocupado em nenhum momento. Escreva numa tabela de Excel todas as suas despesas, você pode usar as categorias clássicas na planilha de despesa pessoal ou criar algumas particulares. O importante é anotar sem se preocupar com o que está escrevendo, pelo menos por enquanto. Depois as classifique.

 

Um retrato seu em 30 dias – Encare de frente:

No primeiro mês já será uma boa fotografia para começar analisar as despesas. Pergunte-se o seguinte ao final de 30 dias de anotações:

Será que vivo sem alguma destas despesas? Trazem-me um bom retorno? Sempre precisei de gastar com esses itens? Posso usar esse dinheiro para outra despesa mais relevante na minha vida? Qual investimento poderia incluir aqui?

Não tenha medo de assumir que gasta com certas futilidades, nem precisa eliminar cem por cento delas. A questão é o equilíbrio. Gaste, mas também tenha uma margem de sobra.

 

O que você consegue depois disso?

Posso te garantir que depois de ter feito planejamento financeiro pessoal, vivi em uma cidade como São Paulo, viajando todos os feriados, sem abrir mão de lazer aos finais de semana, gozando de vida social saudável, sem jamais deixar nenhuma conta atrasar, nem usando cartões ou pedir empréstimos. Não preciso pagar aluguel, mas sim, arquei com cem por cento das despesas de uma casa com duas pessoas, com menos de dois salários mínimos de renda. Ainda guardei dinheiro, fechando sempre no azul. Não quero te fazer inveja, quero te ajudar. Você também pode!

 

Se tiver endividado, leia nesse post como renegociar e sair dos juros de cartões de crédito.

 

Aqui vão algumas dicas básicas para você começar a fazer sua própria mudança:

> LEMBRE-SE: Use o que for conveniente a você. O primeiro passo é: ELIMINAR despesas desnecessárias. Vamos as que mais consomem seu dinheiro: não tenha vergonha de pedir uma comanda separada quando sair para comer fora, os verdadeiros amigos vão entender.

> Quando puder, leve uma comida ou lanche de casa para o trabalho. Tente fazer uma compra em conjunto com pessoas do trabalho.

> Renegocie todas as assinaturas de TV, telefone fixo, móvel, todos esses combos da vida. Use da expressão “vou cancelar“ e vai perceber que para quem tem bom histórico sempre haverá desconto ou isenção de cobranças extras.

> Antes de renegociar, avalie a necessidade de consumir tudo isso: Será que tenho tempo de usar tudo que estou pagando? Uma solução mais barata resolveria?

> Em sua vida pessoal não ligue tanto para aparências como celular novo ou roupa da moda. Se você viver de aparências vai atrair gente interessada só na sua aparência e na hora da verdade terá que administrar um conflito que você mesmo criou mas poderia ter evitado.

 

Faça escolhas:

Fazer escolhas é inevitável. Sim, somos limitados e não é diferente com nossos recursos, em alguns casos teremos que escolher: Carro zero com prestação mensal ou viagem de férias? Comer fora todo dia ou realizar aquele sonho pagando a vista com desconto? Não da pra abraçar tudo. Escolha aquilo que melhor retorno lhe trouxer. Seja totalmente franco nessa análise! Não precisa ser radical. Procure manter o equilíbrio das coisas.

 

Seja realista em seu planejamento financeiro pessoal:

Esqueça esse jogo de publicidade, necessidades e facilidades sem fim. Normalmente te tratam como uma criancinha mimada e você já passou desta fase, não?
Isso é muito serio! Você esta no comando de sua vida. Não terceirize isso. JAMAIS!
Não conheço ninguém que tenha o poder de comandar alguém para gastar dinheiro. Faça se você achar necessário. Colha na medida em que plantar. Ninguém tem o poder de interferir na sua vida, a não ser que você permita. Pense sobre isso!

 

Espero que possa ter sido útil a você! Quero saber seus resultados! Me conte nos comentários. Até a próxima!

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.