Planilha eficaz de gastos mensais para orçamento familiar – Controle financeiro pessoal Grátis

planilha excel controle de gastos mensais orçamento familiar e despesas pessoal doméstica

A planilha de gastos pessoais e orçamento familiar é uma ferramenta bastante prática para que você acompanhe os seus gastos mensais, gerencie seu orçamento familiar e faça o controle das suas finanças particulares.
Este modelo permite que você visualize as contas do seu orçamento mês a mês a ao longo de todo ano e acesse os resultados consolidados das análises em forma de gráficos de fácil entendimento.

Clique aqui para fazer o download grátis da planilha de gastos mensais para orçamento familiar Excel Solução.

 

Você sabe como elaborar um orçamento familiar eficaz? Conheça os 4 passos:

A planilha de gastos pessoais é uma ferramenta poderosa, mas é preciso entender que ela será útil na organização das contas somente se os envolvidos estiverem totalmente comprometidos.

Elaborar o orçamento doméstico é uma tarefa que precisa envolver todas as pessoas de casa. Isso porque é fundamental que cada um tenha clareza sobre qual é a situação financeira em que a família se encontra no momento, qual é o objetivo em comum que se pretende alcançar e como então usar os recursos atuais disponíveis para realizar os sonhos e planos de cada um.

Conciliar os desejos e necessidades individuais e coletivas em um mesmo plano não parece ser uma tarefa fácil, certo? Por isso mesmo todos os envolvidos devem falar, ser de fatos escutados e estarem abertos ao diálogo em uma conversa totalmente transparente. Essa é uma condição indispensável para desenvolver um orçamento sustentável e que atenda a todos.

Partindo então dessas premissas, seguem quatro etapas fundamentais para que você possa planejar o seu orçamento doméstico de forma eficaz.

 

1) RECONHECIMENTO

A primeira etapa é um diagnóstico, uma análise da situação atual. É preciso entender o que cada pessoa da família tem de necessidades, de quanto precisa para pagar suas contas mensais (tanto as mais básicas quanto as que envolvem planejamento e um objetivo e prazo maior) e finalmente, de quanto dispõe para contribuir com o orçamento da casa por mês.

 

2) ANOTAR

É fundamental considerar e registrar absolutamente todos os gastos da casa, inclusive o das contas recorrentes e dívidas que possam estar atrasadas ou ainda em pagamento. Não deixe nada de fora. É justamente aqui que a planilha começará a ser útil para planejar as contas da sua casa: clique aqui e conheça o modelo completo da planilha que vai auxiliar na organização de todas essas informações e na análise e controle das movimentações financeiras. Assim você tem conhecimento de onde vem e para onde vai o seu dinheiro.

 

3) OBJETIVOS

Esta é uma etapa crítica, onde é preciso entender quais são os planos em comum da família. Os objetivos são simplesmente dividir as contas? Se não, além de pagar as despesas mensais, o que as pessoas dessa casa sonham em realizar com o valor excedente?
É importante que esses objetivos sejam realistas e estejam de acordo com a capacidade da família de poupar ou arcar com despesas mensalmente. Para desenvolver esta etapa com sucesso é preciso saber de fato o quanto realmente sobra no fim do mês, e esta informação deve vir a partir da apuração dos ganhos e gastos.

Esta etapa envolve responder a perguntas como: Quanto isto vai custar ao todo? Quanto preciso economizar todo mês? Qual é a necessidade que está sendo atendida com essa aquisição? Todos estão de acordo com o investimento da poupança da família neste objetivo? Como isto vai contribuir para a felicidade e o bem-estar da minha família?

 

4) HÁBITO

Para colher os frutos do planejamento que você fez com sua família é preciso se comprometer, assumindo a responsabilidade pelas escolhas que vocês fizeram nas etapas anteriores e também pelas suas consequências. É necessário praticar, saber viver de acordo com o que foi planejado e transformar os aprendizados em hábitos que você vai carregar durante a vida.

Não se esqueça também da importância do processo, em que você e as pessoas de sua casa definiram juntos o que é prioridade, quais são os valores individuais e coletivos e decidiram trabalhar em conjunto por um projeto comum. Os princípios vocês querem sustentar e as ações com o uso do dinheiro serão um reflexo da prosperidade financeira na sua vida e de sua família.

 

Essas são apenas algumas dicas de por onde você pode começar. Lembre-se que o orçamento familiar próspero é um exercício que dura uma vida inteira, um grande desafio!

Leia nosso artigo e aprenda a deixar de ser um pagador de contas! Comece anotando. Simples!

 

Saiba como preencher as informações em nossa planilha no vídeo abaixo:

Conheça abaixo a versão completa e automática desta planilha grátis:

Postado por Bruno Nardi Postado por Bruno Nardi
Formado em administração de empresas, diariamente desenvolvo negócios digitais, conteúdos empresariais e práticas educacionais. Atuei em áreas de finanças, administração, logística, atendimento ao cliente e vendas. Sempre buscando soluções em produtividade, analise e otimização de processos em planilhas de Excel. Viajante nos dias livres, desenvolvimento humano, pedaladas e permacultura estão nas minhas práticas.