Após dominar os dois conceitos apresentados anteriormente você vai perceber que é muito simples entender sobre referência relativa e referência absoluta no excel. A diferença entre elas é pequena.
Vamos imaginar que você faça a soma da A1 + B1 e apresente o resultado em C1. Muito bem, agora você deseja fazer o mesmo processo para A2 + B2, A3 + B3, A4 + B4, etc., sempre apresentando os resultados na coluna C correspondente (C2, C3, C4, etc).
Você já sabe que para fazer isso basta digitar a fórmula na coluna C1 e depois arrastar para baixo, que os números somados serão atualizados automaticamente, o Excel vai acompanhar toda a fórmula. Essa é uma referência relativa.
Agora vamos imaginar que você deseja somar as linhas da coluna A (A1, A2, A3, A4) com o valor presente apenas em B1 e apresentar os resultados nas linhas da coluna C (C1, C2, C3, C4), para isso você precisará da referência absoluta.
Para usar a referência relativa basta fixar uma referência com o uso do cifrão (ou do atalho F4).
Veja dois exemplos abaixo do uso das fórmulas:
Referência relativa no Excel
Na célula C1 você digita =SOMA(A1+B1) e depois aperta ENTER. Para transferir a fórmula basta selecionar a célula C1 e arrastar para baixo, o Excel irá atualizar as referências de A e B automaticamente.
Referência absoluta no Excel
No segundo exemplo você deseja somar as linhas da coluna A com o valor presente apenas na célula B1 e depois apresentar os resultados na coluna C normalmente, selecione C1 e digite:
- =SOMA(A1+$B$1)
Note que foi incluído o sinal $ antes de B1, isso trava a referência. Agora quando você arrastar a fórmula para baixo os valores de A e C serão atualizados, mas o valor de B1 ficará fixado naquela posição.
Utilize a referência relativa apenas nas linhas ou nas colunas
A forma como ensinamos a referência relativa faz uso dela na célula, ou seja, ao selecionar uma célula e pressionar a tecla F4 você estará usando a referência nela completa. Ficando assim:
- =SOMA(A1+B1) – Fórmula inicial
- =SOMA(A1+$B$1) – Fórmula após seleção e pressionar F4 uma vez.
Entretanto, se você quiser utilizar a referência absoluta apenas para a linha, ou seja, quando usar o recurso de arrastar, a coluna acompanhar a referência e a linha permanecer fixa, basta apertar a tecla F4 uma segunda vez:
- =SOMA(A1+B1) – Fórmula inicial
- =SOMA(A1+B$1) – Fórmula após a seleção e pressionar F4 duas vezes.
E caso você queira utilizar a referência absoluta apenas para a coluna basta pressionar a tecla F4 uma terceira vez:
- =SOMA(A1+B1) – Fórmula incial
- =SOMA(A1+$B1) – Fórmula após a seleção e pressionar F4 três vezes.
Resumo: perceba que o sinal de cifrão ( $ ) aparece antes do elemento que estará fixo, ou seja, na referência absoluta. Também funciona se o cifrão for digitado ao invés de usar o atalho F4.
Portanto, na fórmula =SOMA(A1+$B$1) o cifrão aparece antes de B (nome da coluna) e 1 (nome da linha), já na fórmula =SOMA(A1+B$1) o cifrão aparece apenas antes do 1 (linha). No terceiro exemplo ele aparece somente antes do nome da coluna, em =SOMA(A1+$B1).
Ao pressionar a tecla F4 uma quarta vez o Excel irá apagar os sinais de cifrão completamente, deixando a fórmula sem alterações.
Ficou com dúvidas sobre referência relativa e absoluta no excel? Veja a nossa videoaula abaixo com uma explicação completa sobre o assunto:
Aprenda na próxima como usar as funções SOMASE e SOMASES no Excel:
Ir para Próxima aula de Excel >
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube > Excel Solução – Planilhas e Soluções Financeiras