Faça o CANVAS e entenda qual o melhor modelo de negócio para sua empresa

O canvas de modelo de negócio é uma ferramenta que facilita a organização das suas ideias para um empreendimento ou novo projeto. A partir das respostas para uma série de perguntas, ele te ajuda a definir a forma mais adequada para estruturar o seu novo projeto ou mesmo elaborar melhor a sua estratégia para um negócio já existente.

Por que começar meu modelo de negócio com o canvas?

O método canvas de modelo de negócio é a forma mais rápida de você obter uma visão do seu plano de negócios, sem precisar gerar uma centena de páginas de relatórios e pesquisas aprofundadas. Assim você pode validar com maior rapidez a viabilidade do seu projeto e fazer ajustes rápidos para ser mais eficaz quando chegar estudos mais aprofundados.

A principal vantagem é justamente colocar todas as informações sobre o projeto em uma única tela, para que você possa visualizá-las todas de uma vez e compreender se o seu projeto está coerente, coeso e se funciona na prática.
Canvas em inglês significa tela, daquele tipo que se usa para fazer uma pintura. Este nome faz todo o sentido para esta metodologia: além de fazer o desenho do seu negócio, com o canvas você resume tudo que é essencial sobre o funcionamento dele em um único quadro.

perguntas CANVAS - modelo de negócio

Perguntas CANVAS – Modelo de Negócio

Qual é o modelo ideal para você começar?

Existem dezenas de tipos de modelo de negócio e cada um deles conta com uma série de variáveis e estratégias particulares. Sabendo melhor em que modelo o seu negócio se encaixa, você pode organizar a sua estrutura de forma a se colocar no mercado de maneira mais competitiva.
Saiba por onde começar seu planejamento estratégico. Conheça a seguir 5 tipos de modelo de negócio, dos mais conhecidos aos mais inovadores:

B2B: Este é um dos modelos de negócio mais antigos e populares. A sigla significa “business to business” e se refere aos negócios realizados entre empresas, de modo que o cliente final de seu produto ou serviço não é uma pessoa física, mas sim uma empresa. Os exemplos de modelos B2B são as relações entre fornecedor de matérias primas e indústrias ou então entre fabricantes e distribuidores.

B2C: No modelo “business to consumer”, por outro lado, o cliente é de fato o consumidor final do seu produto, que é o foco do trabalho de vendas e fidelização. Neste modelo a proximidade com os clientes pede que se desenvolva também uma relação mais próxima. Exemplos de modelos B2C são lojas de varejo de rua, distribuidoras ou fabricantes que vendem diretamente ao consumidor final.

Venda direta: A venda direta é o modelo em que as vendas são feitas de porta em porta, geralmente por revendedores independentes. Este canal direto favorece a capilaridade das vendas e funciona bem em contextos onde o alcance da distribuição de produtos pode ser limitado. Temos como exemplos fabricantes de cosméticos ou de produtos alimentícios.

Marketplace: O marketplace consiste em um modelo em que uma empresa utiliza o espaço de outra como canal de venda para os seus produtos. Este é um modelo mais novo e sua popularidade é favorecida pela tecnologia, que permite distribuir produtos por meio de lojas virtuais. Grandes varejistas migraram seu modelo de B2C para o Marketplace, focando seus esforços na exposição de marca e deixando a armazenagem e atendimento para pequenos comerciantes.

Lead generation: O lead generation é um tipo de modelo que funciona a partir de indicações de parceiros de negócio. Neste modelo, a empresa busca gerar leads, isto é, atrair potenciais clientes, e então direcioná-los para um parceiro que possa atender às suas demandas. Este tipo de modelo também está relacionado às novas tecnologias e aos canais de vendas digitais.

planilha Canvas modelo de negocio excel

 

Como fazer o Canvas: Exemplo com um passo a passo

Neste exemplo, utilizaremos o modelo de plano de negócio para fazer o projeto de uma loja virtual de revenda de roupas unissex para entendermos melhor como o negócio deve funcionar na prática.
No plano de negócios canvas todas as informações são apresentadas em um quadro, que permite ver com clareza se a sua ideia está bem amarrada ou se é preciso refinar alguns pontos do seu projeto, veja a imagem de um modelo pronto:

Exemplo Pronto: Modelo de Negócio CANVAS - Loja virtual de Roupas

Exemplo Pronto: CANVAS Modelo de Negócio – Loja virtual de Roupas

 

Como dissemos, você vai utilizar a metodologia de modelo de negócio canvas para desenhar a estrutura da sua empresa. Veja o exemplo a seguir, feito de forma direta, com as perguntas e as respostas sobre o seu funcionamento:

Parcerias-chave: Quem são nossos parceiros chave?
Neste caso são estilistas, marcas, fabricantes, blogs, correio.

Atividade chave: Quais atividades chave nossas propostas requerem?
É preciso trabalhar a gestão de logística, atendimento, mix de produtos.

Recursos chave: Quais recursos chave nossas propostas de valor requerem? Os recursos mais relevantes são atualização de web site e conhecimento em moda.

Proposta de valor: Qual valor entregamos para o cliente?
A nossa proposta de valor inclui pertencimento, bem-estar, novidade.

Relacionamento: Que tipo de relacionamento nossos clientes esperam?
A estratégia de relacionamento envolve apresentar as últimas tendências de combinações de roupas.

Canais: Como chegamos em nossos segmentos de clientes?
Os canais são website próprio e redes sociais.

Segmento de cliente: Para quem estamos criando valor?
Nosso público são jovens de 16 a 25 anos das classes A, B e C.

Estrutura de custos: Quais são os custos importantes inerentes ao nosso modelo de negócios?
Os custos são relativos a funcionários, aluguel de espaço físico, manutenção de site.

Fontes de receita: Qual valor nossos clientes estão dispostos a pagar?
A receita virá da venda de roupas e acessórios por meio de pagamento online.

Com o canvas preenchido, você poderá integrá-lo com outras ferramentas estratégicas essenciais para a estruturação do negócio, como análise SWOT e missão, visão e valores.

planilha Canvas modelo de negocio excel

 

Escolhendo o modelo de negócio:

Uma vez que a loja de roupas deste exemplo vende para o consumidor final, este é um modelo de negócio que se encaixa no tipo B2C. Neste caso, o diferencial é a relação de proximidade que pode estabelecer com o público em busca de uma fidelização da clientela para ter o foco da estratégia.

Está animado para começar? Conheça uma estrutura pronta de Canvas de modelo de negócio em uma planilha de Excel personalizável.

É possível aplicar a ferramenta canvas na estruturação do seu negócio utilizando o próprio Excel como plataforma. Além do modelo de canvas propriamente dito, esta planilha pronta ainda oferece uma série de recursos para a sua gestão, sendo totalmente personalizável para as necessidades do seu negócio.
Clique e conheça a planilha Canvas de modelo de negócios.

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução
Criador de negócios digitais e curador de conteúdos empresariais, desenvolvo um projeto de inteligência de inovação sistêmica e de educação financeira. Administrador por formação (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu viajo, pedalo, faço trilhas e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.