Elabore uma descrição de cargos e otimize a avaliação de desempenho

capa elabore uma descrição de cargos e otimize a avaliação de desempenho

A descrição de cargos serve para resolver perguntas como: será que todos os seus colaboradores sabem o que se espera deles? Eles têm certeza de quais são suas atribuições e quais são as expectativas da empresa para o futuro deles? São questões simples, mas que podem fazer a diferença no cotidiano de uma empresa.

Pesquisas mostram que o principal motivo de desmotivação dos colaboradores está na estagnação. Um colaborador não sabe quando irá crescer. O artigo também mostra que a falta de valorização impacta diretamente o desempenho.
O que faz pensar, se um colaborador não vê objetivos concretos e sente que a sua função esteja desvalorizada, provavelmente esse colaborador não compreende qual é o seu papel na engrenagem geral da empresa. Um problema que é resolvido com a descrição de cargos.

O que é uma descrição de cargos

De modo simples, a descrição de cargos é um documento apresentando todas as funções de um colaborador dentro da empresa. Na descrição estarão todas as atividades que aquele colaborador deve executar na sua jornada de trabalho.

Qual é a função da descrição de cargos

A motivação dos colaboradores depende de diversos fatores. A descrição de cargos atua como auxiliar para a equipe de Recursos Humanos a identificar oportunidades de crescimento para seus colaboradores – ajuda todos os profissionais que lidam com a gestão de pessoas.
A descrição de cargos também é importante no momento da contratação. Com ela a empresa será capaz de saber exatamente qual profissional está faltando no quadro da equipe e criar uma vaga com base nessas informações.

planilha de plano de cargos e salarios

A descrição de cargos também é importantíssima na mão dos gestores e líderes de equipes, pois ela auxilia esses profissionais a identificar quais são seus talentos e quais colaboradores precisam melhorar. Um gestor atuará com mais confiança quando ele tiver um check list completo de todas as funções esperadas de um colaborador.
A descrição diz ao colaborador exatamente o que se espera dele. Munindo esse funcionário de autonomia para trabalhar dentro da sua área e buscar cargos maiores. Na certeza de que está fazendo para a empresa o que ela precisa que ele faça.

Quais outros usos para a descrição dos cargos

Vejamos mais usos para uma boa descrição dos cargos:

  • Recrutamento e seleção interna: se todos os colaboradores possuírem uma ficha com a sua descrição ficará fácil para a empresa saber quando realocar um profissional,
  • Avaliação de competência e desempenho: usada como ferramenta pelos gestores no momento da avaliação de desempenho.

Exemplo pronto

Para fazer a descrição do cargo você precisará preencher uma planilha, que pode ser feita manualmente (com papel e caneta), se preferir você também pode optar por um planilha em Excel.
Essa planilha segue um modelo parecido com a descrição de cargos e salários. Vejamos como ela é feita.

Modelo de descrição de cargo em Excel
Modelo de descrição de cargo

Conforme na imagem (acima), você irá preencher:

  • 1° Escreva o nome do cargo, do departamento/setor e o número do registo.
  • 2° Escreva as atribuições principais do colaborador, elas podem ser como:
    – Elaborar estratégias para investimentos rentáveis,
    – Obter fundos necessário para concretização da política da empresa, etc.
  • 3° Escreva as tarefas e descrições detalhadas de cada atribuição, aqui estarão as informações de como ele faz o que faz.
  • 4° Escreva a formação acadêmica necessária para o cargo.
  • 5° Escreva a experiência profissional mínima necessária para o cargo.
  • 6° Escreva as habilidades comportamentais necessárias para aquela função.
  • 7° Escreva as habilidades técnicas, os cursos e idiomas que são imprescindíveis para a função.
  • 8° Coloque as restrições inerentes ao cargo. Com essas informações registradas a sua equipe de RH terá em mãos uma ferramenta imprescindível no momento de abrir um processo de recrutamento para vagas.

Os gestores também usarão a descrição de cargos nas decisões sobre promoção, aumento de salário, qualificação dos colaboradores, demissão entre outras.

planilha de plano de cargos e salarios

Conheça uma planilha de descrição de cargos pronta

Elabore a descrição de cargos com maior facilidade nesta planilha pronta de Excel. Não são necessários conhecimentos em fórmulas, nem uso avançado de planilhas.
A planilha vem com todos os campos e você só precisará preencher as informações dos seus colaboradores. Clique aqui e conheça essa solução.

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução

Sou gestor de negócios digitais, curador de conteúdos empresariais e educador financeiro. Formado em administração (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico, gestão de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu pedalo, faço trilhas, viajo e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.

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