Plano Estratégico de Marketing: Elabore a Estratégia Ideal para sua Marca

Capa Plano Estratégico de Marketing: Elabore a Estratégia Ideal para sua Marca

Buscar uma estratégia que seja a ideal para a sua empresa é um tanto complicado. Afinal, das inúmeras presentes no mercado, qual seria a melhor para a sua marca? Por mais difícil que pareça, existe uma solução simples e definitiva que te auxilia nessa busca, guiando as companhias pelos mais certos caminhos, e ela se chama Plano Estratégico de Marketing.

Entendido como um documento que te ajuda a compreender diversos aspectos de uma marca, esse planejamento é o ideal para não apenas entender o ambiente interno e externo dela, mas principalmente para desenvolver uma grande massa de dados e informações pertinentes.

Por esse motivo, entendemos que já está mais do que na hora da sua companhia usufruir dessa estratégia de gestão que transforma empresas. Assim, continue lendo para descobrir um pouco mais sobre o que é o plano de marketing e os 5 passos para implementá-lo!

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O que é o Plano de Marketing

Como explicamos há pouco, o plano de marketing é uma ferramenta de gestão. Isso significa que seu objetivo final é ajudar as empresas a organizarem e sistematizar seu trabalho, de forma que ele possa ser otimizado para questões de tempo, custo e esforço.
Ela faz isso através de uma análise de três pontos principais: o ambiente externo da marca, os seus clientes e o ambiente interno dela.

A partir desse panorama geral, o que se observa é que diversas informações passam a se colidir, indicando um possível caminho para seguir com a companhia.
Mas, mesmo que o plano de marketing pareça ser algo extremamente interessante, talvez você ainda esteja se perguntando se realmente vale a pena construir um. Para esse questionamento, a resposta é: sempre vale a pena fazer esse planejamento!
Isso porque, ele não apenas te ajudará na questão de direcionamento da marca, como também será essencial para tomadas de decisões futuras.

Pense na seguinte situação: sua empresa acabou de estabelecer como meta para o próximo trimestre a conversão de mais leads no seu site. A primeira coisa que passa em sua cabeça é como fazer isso, quais estratégias posso usar?
Caso tenha um plano estratégico de marketing estruturado, a resposta virá de forma simples, uma vez que ele concentra todas as informações e dados que você precisa sobre os três pontos mencionados anteriormente para que tome essa decisão.
Fazer de suas escolhas de forma certeira se tornará, então, uma tarefa simples!

E agora, vamos ao que interessa o passo a passo, mas antes, deixamos como sugestão de leitura complementar um conteúdo sobre esse planejamento que mostra também como escolher entre os 3 diferentes tipos de plano de marketing, já que aqui mostraremos o tradicional.

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Como elaborar um Plano de Marketing em 5 passos

Assim como conversamos, o planejamento de marketing irá espelhar as esferas interna, externa e dos clientes de uma empresa. Com isso estabelecido, ficará mais claro o propósito do documento.

Vale a pena lembrar ainda, que essa não é uma estratégia de gestão estável. Logo, precisa ser refeita de tempos em tempos para que acompanhe o desenvolvimento da marca e de seu mercado.

Analise seu mercado

Começando por uma análise externa, é preciso primeiro entender como o seu mercado está funcionando, ou seja, conhecer a concorrência. Para tal, sugerimos o uso da análise SWOT!

A sigla formada pelas iniciais das palavras Strength (força), Weakness (fraquezas), Opportunity (oportunidades) e Threat (ameaças), irá comparar diferentes perspectivas do seu mercados para encontrar a melhor brecha que te encaixe.

Análise SWOT sigla - Plano Estratégico de Marketing

Começando pela concorrência, busque encontrar pontos que possam ser considerados oportunidades, como necessidades dos clientes que eles não vem suprindo, e também pontos fortes que possam ser considerados ameaças à sua empresa.

Seguindo para um olhar mais interno, pondere quais são os seus pontos fortes e fracos em comparação com esse mercado.

Organize tudo o que encontrar em um diagrama dividido em quatro quadrantes, uma para cada letra da sigla, de forma que terá um panorama visual do seu mercado.

Conheça seus clientes

Seguindo para a compreensão de seus clientes, o mais indicado para isso é a definição de uma persona.

A persona é um personagem fictício que irá espelhar os seus clientes ideias. Construída com base em pesquisas e análises de informações coletadas do seu público, ela se assemelha o máximo possível a ele, sendo composta de diversas informações que a tornam uma amostra confiável da realidade.

Dessa maneira, alguns dos pontos que devem acompanhar o desenvolvimento de uma persona são:

  • Idade
  • Localização
  • Escolaridade
  • Necessidades
  • Dores
  • Objetivos
  • Storytelling
  • Marcas que mais consome
  • Canais de comunicação que mais utiliza
  • Objeções a sua empresa

 

Esses são apenas alguns pontos, mas quanto mais informações puder adicionar melhor!

Vale lembrar que dificilmente uma empresa conseguirá concentrar seu público em uma única pessoa. Assim, o ideal é que se mantenha entre 2 e 4.

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Defina o seu Posicionamento de Marca

O posicionamento de marca pode ser entendido como a forma com a qual uma empresa se porta e conversa com o público. Construída através de arquétipos de marca, ela irá te auxiliar a desenvolver uma personalidade que combine com o cliente.

Começando pelos arquétipos, eles são 12 diferentes personalidades pré-definidas, às quais empresas usam para guiar a sua maneira de se portar. Assim como acontece no convívio social, as pessoas se aproximam de outras que combinem com sua perspectiva e modo de agir.

Por essa razão, é extremamente importante que a definição do posicionamento de uma marca seja bem estruturada.

Com isso pronto, verá que interagir e conquistar seus clientes se tornará uma tarefa simples.

Trace objetivos claros

Agora que conhece tanto o ambiente interno quanto externo da sua empresa, e também seus clientes, é hora de traçar objetivos, ou seja, estipule suas metas.

objetivos - plano estratégico de marketing

Elas podem ser das mais diversas possíveis, sendo sua única exigência que sejam mensuráveis.

Isso significa que, para que uma meta seja considerada boa, ela precisa ser medida. Estabelecer indicadores como os KPIs (indicadores-chave de performance) é um método eficaz e excelente para atingir esses objetivos.

Encontre o plano estratégico de marketing ideal

Por fim, o último ponto a compor o seu plano de marketing é a escolha da sua estratégia!

Pondere tudo o que descobriu. Com esses dados em mãos, escolha a estratégia de marketing que melhor concilie tudo, desde de mercado até os seus objetivos. Assim, por mais que todas as estratégias pareçam interessantes, não se deixe levar por aquelas que não combinam com o seu planejamento.

Para que comece a ter ideias, algumas delas são:

  • SEO
  • Marketing de Conteúdo
  • Vídeo Marketing
  • Inbound Marketing
  • Email Marketing
  • Link patrocinado

 

E agora que já sabe com detalhes como organizar e definir um plano estratégico de marketing, é hora de arregaçar as mangas e começar!

Antes, apenas não se esqueça de nos dizer o que achou deste conteúdo.

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução

Sou gestor de negócios digitais, curador de conteúdos empresariais e educador financeiro. Formado em administração (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico, gestão de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu pedalo, faço trilhas, viajo e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.

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