Função PROCV: Aprenda como usar no Excel com nosso passo a passo

Capa Função PROCV: Aprenda como usar no Excel com nosso passo a passo

Antes de mostrar como usar a função PROCV, precisamos explicar como o Excel entende o uso do ponto e vírgula ( ; ) e dos parênteses ( ), veja:

  • Ponto e vírgula ( ; ) serve para organizar as etapas de uma mesma função;
  • Parênteses ( ) servem para iniciar e fechar uma função;

 

Sendo assim, é possível usar no excel função SE e PROCV juntas, em uma mesma célula. Basta organizar as informações com o auxílio do ponto e vírgula e dos parênteses. Entendendo como funciona o comando PROCV você verá como é fácil usar PROCV com duas condições ao mesmo tempo, acompanhe.

Veja um exemplo de PROCV no Youtube:

Passo a passo da função PROCV no Excel

Mostrando a lógicas destas funções, fica mais fácil entender com um exemplo como usar PROCV no excel, veja:

O PROCV busca um valor dentro de uma tabela matriz e depois apresenta o resultado.

A estrutura básica do PROCV é:

  • =PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; num_índice_coluna; [procurar_intervalo])

 

Vamos desmontar essa função para compreender melhor cada etapa:

1. Comece o comando digitando “=PROCV( ”, isso iniciará a função;

2. Depois selecione o “valor_procurado ”, no nosso exemplo escolhemos o nome “Clara”, essa seleção pode ser feita com o mouse (clicando) ou digitando o endereço da célula;

3. O próximo passo será definir a “matriz_tabela” ; para isso basta digitar “ ; ” e depois selecionar com o mouse a tabela escolhida. Note que o ponto e vírgula ( ; ) organiza a fórmula e separa as diferentes etapas da função PROCV (ou de qualquer função);

4. Agora você vai informar a coluna que deverá ser apresentada, “Num_índice_coluna” , essa etapa dá a instrução para o Excel que após encontrar o nome Clara ele deverá apresentar uma coluna presente na matriz tabela, no nosso exemplo escolhemos a coluna 5. Então, após encontrar o nome Clara, o Excel irá contar 5 colunas para frente (incluindo a coluna com o nome) e apresentar a informação presente nesta quinta coluna;

5. Por fim você irá informar ao Excel o intervalo de tolerância em relação ao valor procurado respondendo “VERDADEIRO” ou “FALSO”. Se você optar por “VERDADEIRO” o Excel irá considerar todos os nomes que estejam relacionados com o nome Clara (Clra, Cara, Claa) desconsiderando possíveis erros de digitação, selecionando “FALSO” o Excel irá considerar apenas as células em que o nome Clara esteja digitado corretamente.

6. Feche a fórmula usando o parênteses “ ) “

A fórmula final é:

  • =PROCV(J3;A2:E7;5;FALSO)
  • J3 – Célula onde está o nome Clara;
  • A2:E7 – Referência do Excel para a tabela matriz;
  • 5 – Número da coluna que deverá ser apresentada;
  • FALSO – Não procurar intervalos, apenas o nome “Clara” será aceito.

Como expandir a fórmula sem perder a referência

Este é um macete conhecido entre os usuários de Excel. Você já deve saber que não é necessário digitar uma fórmula em todas as linhas de uma tabela. Basta fazer na primeira linha e depois clicar arrastar para baixo, transferindo a fórmula para todas as outras linhas.
Infelizmente, este truque encontra dificuldades quando a tabela matriz da fórmula PROCV excel não está fixada em um ponto. Se você arrastar a fórmula para baixo o Excel também irá arrastar toda a matriz tabela Para evitar este problema você pode travar as células.

  • Como travar a matriz tabela: selecione a célula onde está a fórmula da função PROCV, dentro da fórmula selecione o trecho da matriz tabela e aperte a tecla F4 , um sinal de cifrão ( $ ) irá aparecer antes de todos os comandos referentes à matriz tabela, demonstrando que esse trecho está fixado.

 

Esse truque serve para todas as fórmulas, ao incluir um cifrão ( $ ) antes de qualquer endereço de célula faz o Excel travar aquela informação, assim, quando você usar o recurso de arrastar para baixo, a fórmula será transposta com exceção do valor colocado entre cifrões ( $ ).
Aprenda em detalhes como usar referência relativa e absoluta no vídeo abaixo:

Aprenda na próxima aula a usar a fórmula SE com PROCV.

Ir para Próxima aula de Excel >

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube > Excel Solução – Planilhas e Soluções Financeiras

 

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução

Criador de negócios digitais e curador de conteúdos empresariais, desenvolvo um projeto de inteligência de inovação sistêmica e de educação financeira. Administrador por formação (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu viajo, pedalo, faço trilhas e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.

Compartilhe nas Redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também