Fórmula SE com PROCV – Aprenda como usar no Excel avançado

Capa Fórmula SE com PROCV - Aprenda como usar no Excel avançado

É possível mesclar muitas funções no Excel e resolver diversos problemas, um dos casos mais comuns é usar a fórmula SE com PROCV juntas, este comando PROCV com duas condições é muito versátil, veja o passo a passo com um exemplo de planilha PROCV.

Como funciona o comando SE

SE é um comando de teste lógico, então, ele compara duas alegações e toma uma decisão, SE a informação for uma ele toma uma decisão, SE a informação for outra ele toma outra decisão.
No nosso exemplo, vamos escolher duas alegações: SE o valor da célula for maior do que 10.000 (dez mil) o Excel deverá apresentar o valor, SE for menor do que dez mil então ele deverá apresentar a frase “menor do que 10 mil”. A fórmula ficaria:

=SE(Q8>10000; “menor do que 10 mil”)

  • =SE – Início do comando SE;
  • Q8 – Célula de referência para o teste lógico;
  • >10000 – Maior do que dez mil, uma instrução matemática;
  • “menor do que 10 mil” – Frase para ser apresentada caso o valor seja menor do que 10.000, Perceba que todo texto deve ser colocado entre aspas (“ ”).

 

E como sempre o ponto e vírgula ( ; ) organiza a fórmula e os parênteses abrem e fecham o comando.

Para fazer no excel função SE e PROCV juntas, basta adicionar a fórmula dentro de uma das condições do comando SE, então:

  •  SE o valor for maior do que 10.000 o Excel deverá acionar a função PROCV, SE for menor ele deverá apresentar o texto “Menor do que 10 mil”.

 

Veja como fazer.

Comece o comando SE normalmente:

=SE(

Selecione a primeira instrução:

=SE(Q8>10000

Separe com ponto e vírgula e adicione a fórmula do PROCV (mostrada no primeiro tópico).

=SE(Q8>10000; PROCV(J3;$A$2:$E$7;5;FALSO);

Se precisa aprender a fazer PROCV, veja nossa aula anterior.

Veja um exemplo em vídeo do PROCV no youtube:

Exemplo de como usar a fórmula SE com PROCV

Aí está o segredo para mesclar fórmulas, os dois parênteses da função PROCV são independentes dos parênteses da função SE, o último ponto e vírgula informa ao EXCEL que toda a fórmula está inserida na primeira condição da função SE.
Ou seja, SE o valor for maior do que 10.000 então o Excel executará o PROCV, se for menor do que 10.000 o Excel vai considerar a instrução que está após a fórmula, neste caso o texto “menor do que 10 mil”.

A fórmula final fica:

=SE(Q8>10000; PROCV(J3;$A2:$E7;5;FALSO); “menor do que 10.000”)

Os comandos relacionados somente ao PROCV estão em negrito para que você consiga visualizar como uma fórmula está inserida na outra.
Tire suas dúvidas de como utilizar mais de uma fórmula na célula no vídeo abaixo do Curso de Excel Gratuito:

Aprenda na próxima aula sobre referência relativa e absoluta no Excel:
Ir para Próxima aula de Excel >

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube > Excel Solução – Planilhas e Soluções Financeiras

 

Bruno Nardi - Curadoria Excel Solução

Criador de negócios digitais e curador de conteúdos empresariais, desenvolvo um projeto de inteligência de inovação sistêmica e de educação financeira. Administrador por formação (UNIP), atuei desde 2007 em organizações de pequeno a grande porte nas áreas de finanças, administração, logística, atendimento e vendas. Desde 2014 no planejamento estratégico de novos negócios e marketing digital no site Excel Solução. Nos dias livres eu viajo, pedalo, faço trilhas e absorvo os aprendizados para te oferecer a minha melhor versão humana.

Compartilhe nas Redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também